Commit d480795bd95d7265c51dad1e40eb59ab7b1fc87c

Authored by Francisco Coelho
1 parent 1b628eb4
Exists in master

Added .gitignore; Tested compile: ok

tex/alt.pdf
No preview for this file type
tex/alt.tex
@@ -1,878 +0,0 @@ @@ -1,878 +0,0 @@
1 -%!TEX program = xelatex  
2 -%  
3 -\documentclass{beamer}  
4 -%  
5 -\usetheme{Giraldo}  
6 -%  
7 -\usepackage[T1]{fontenc}  
8 -%  
9 -%\usepackage[utf8]{inputenc}  
10 -%  
11 -\usepackage[portuges]{babel}  
12 -%  
13 -\usepackage{tikz}  
14 -%  
15 -\usepackage{graphicx}  
16 -%  
17 -\usepackage{hyperref}  
18 -%  
19 -\newcommand{\URL}[2]{\href{#1}{\color{blue}\underline{#2}}}  
20 -%  
21 -\usepackage{ragged2e}  
22 -%  
23 -\usepackage{listings}  
24 -\lstset{  
25 - language=[LaTeX]{TeX},  
26 - basicstyle=\ttfamily\scriptsize,  
27 - keywordstyle=\bfseries,  
28 - commentstyle=\color{gray},  
29 - identifierstyle=,  
30 - % stringstyle=\ttfamily,  
31 - morekeywords={section, subsection},  
32 - %morekeywords={},  
33 - otherkeywords={$, \{ ,\} , [ , ] },  
34 - tabsize=2,  
35 - escapeinside=||  
36 -}  
37 -%  
38 -\newcommand{\code}[1]{\texttt{\textup{#1}}}  
39 -%  
40 -%  
41 -%  
42 -\title{Mini-curso \LaTeX}  
43 -\subtitle{De Principiante a Produtivo em Quatro Aulas}  
44 -\author{Francisco Coelho}  
45 -\date{22 e 29 de novembro, 6 e 13 de dezembro de  
46 -2016\\\url{http://evunix.uevora.pt/~fc/latex/minicurso.pdf}}  
47 -\institute[\texttt{fc@uevora.pt}]{  
48 - Departamento de Informática\\  
49 - Escola de Ciências e Tecnologia\\  
50 - Universidade de Évora  
51 -}  
52 -%  
53 -%  
54 -%  
55 -\begin{document}  
56 -%  
57 -%  
58 -%  
59 -\begin{frame}[plain]  
60 - \titlepage  
61 -\end{frame}  
62 -%  
63 -%  
64 -%  
65 -\begin{frame}{A Função do \LaTeX}  
66 - \begin{quote}\huge  
67 - Os autores não devem preocupar-se com (nem sequer têm de saber) as inúmeras  
68 - \alert{regras tipográficas} que produzem um documento bem apresentado.  
69 - \end{quote}  
70 -\end{frame}  
71 -%  
72 -%  
73 -%  
74 -\begin{frame}{Programa}  
75 - \tableofcontents  
76 -\end{frame}  
77 -%  
78 -%  
79 -%  
80 -\section{Primeiros Passos}  
81 -%  
82 -%  
83 -%  
84 -\begin{frame}{Objetivos Desta Aula}  
85 - \Large  
86 - \begin{itemize}  
87 - \item Fazer o primeiro documento \LaTeX.  
88 - \item Organizar um documento por secções, \emph{etc}.  
89 - \item Fazer listas (numeradas, de itens e de termos).  
90 - \item Fazer comandos e ambientes simples.  
91 - \item Encontrar documentação, exemplos, ajuda, \emph{etc}.  
92 - \end{itemize}  
93 -\end{frame}  
94 -%  
95 -%  
96 -%  
97 -\subsection{Preparação}  
98 -%  
99 -%  
100 -%  
101 -\begin{frame}{Instalação do \LaTeX: Distribuições}  
102 - \begin{quote}  
103 - O \LaTeX\ consiste num conjunto de vários programas. Uma  
104 - \alert{distribuição} é uma determinada seleção de programas, que pode  
105 - incluir editores, estilos, classes, \emph{etc}.  
106 - \end{quote}  
107 -  
108 - As distribuições mais comuns são:  
109 - \begin{itemize}  
110 - \item \URL{http://www.tug.org/texlive/}{TeX Live} para qualquer sistema  
111 - operativo.  
112 - \item \URL{http://www.tug.org/mactex/}{MacTeX} variante do \emph{TeX Live}  
113 - para \emph{macOS}.  
114 - \item \URL{http://www.miktex.org/}{MiKTeX} para \emph{Windows}.  
115 - % \item \href{http://www.tug.org/interest.html#free}{outras}.  
116 - \end{itemize}  
117 -  
118 - Para escrever documentos podem ser usados vários editores:  
119 - \begin{itemize}  
120 - \item \URL{http://texstudio.sourceforge.net/}{TeXStudio} para qualquer  
121 - sistema operativo.  
122 - \item \URL{http://www.lyx.org/}{LyX} para principiantes inseguros.  
123 - \end{itemize}  
124 -\end{frame}  
125 -%  
126 -%  
127 -%  
128 -\begin{frame}{Screenshot do TexStudio}  
129 - \includegraphics[width=0.98\textwidth]{images/texstudio.png}  
130 -\end{frame}  
131 -%  
132 -%  
133 -%  
134 -\begin{frame}{Serviços Online}  
135 - \begin{quote}  
136 - Também pode usar o \LaTeX\ sem o instalar no seu computador, usando um  
137 - editor \alert{\emph{online}}. Uma vantagem desta opção é a facilidade de  
138 - colaboração entre vários autores. Por outro lado terá de criar uma conta  
139 - pessoal, o que implica partilhar o seu \emph{email}\ldots  
140 - \end{quote}  
141 -  
142 - Os serviços de edição \LaTeX mais comuns são:  
143 - \begin{itemize}  
144 - \item O \URL{https://pt.sharelatex.com}{ShareLaTeX}, traduzido para (mau)  
145 - português, é, talvez, o serviço mais completo. Oferece a possibilidade  
146 - (paga) de sincronizar com o \emph{Dropbox} e com o \emph{Google Drive}.  
147 - \item O \URL{https://www.overleaf.com}{Overleaf} é semelhante ao  
148 - \emph{ShareLaTeX}.  
149 - \end{itemize}  
150 -\end{frame}  
151 -%  
152 -%  
153 -%  
154 -\begin{frame}{Screenshot do ShareLaTeX}  
155 - \includegraphics[width=0.98\textwidth]{images/sharelatex.png}  
156 -\end{frame}  
157 -%  
158 -%  
159 -%  
160 -\begin{frame}{Informação online}  
161 - \begin{itemize}  
162 - \item Entrada: \URL{http://www.latex-project.org/}{LaTeX Project}.  
163 - \item Perguntas/Respostas:  
164 - \URL{http://tex.stackexchange.com/}{TeX@stackexchange}.  
165 - \item Comunidade: \URL{http://latex-community.org/}{LaTeX Community},  
166 - \URL{https://www.tug.org/}{TUG} e  
167 - \URL{http://gentzen.mat.uc.pt/~gutpt/index.php}{GUTpt}.  
168 - \item Exemplos: \URL{http://www.texample.net/}{TeXample.net}.  
169 - \item Modelos: \URL{http://www.latextemplates.com/}{LaTeX Templates}.  
170 - \end{itemize}  
171 -  
172 - Além destes endereços, \emph{google is your friend.}  
173 -\end{frame}  
174 -%  
175 -%  
176 -%  
177 -\begin{frame}{Screenshot da pesquisa ``latex'' no Google}  
178 - \includegraphics[width=0.98\textwidth]{images/google-latex.png}  
179 -\end{frame}  
180 -%  
181 -%  
182 -%  
183 -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Exercício 01, Teste de Integridade}  
184 - \begin{exampleblock}{Primeiro Documento}  
185 -\begin{lstlisting}  
186 -\documentclass{article}  
187 -\begin{document}  
188 -Primeiro documento.  
189 -\end{document}  
190 -\end{lstlisting}  
191 - \end{exampleblock}  
192 - \begin{enumerate}  
193 - \item \emph{Se optou por usar uma instalação do \LaTeX\ no seu computador},  
194 - abra seu o editor preferido (por exemplo, o TeXStudio); \emph{Se optou por  
195 - usar um serviço \emph{online}} (por exemplo, o ShareLaTeX), abra o  
196 - \emph{browser} na página da sua conta.  
197 - \item Copie o texto do exemplo acima.  
198 - \item \alert{Compile} (\emph{typeset}) o documento.  
199 - \end{enumerate}  
200 -\end{frame}  
201 -%  
202 -%  
203 -%  
204 -\begin{frame}{Exercício 01 (Resultado)}  
205 - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-01.png}  
206 -\end{frame}  
207 -%  
208 -%  
209 -%  
210 -\subsection{Conteúdo, Primeira Parte: Organização do Documento}  
211 -%  
212 -%  
213 -%  
214 -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Classe, Preâmbulo e Conteúdo}  
215 -\begin{exampleblock}{Classe, Preâmbulo e Texto}  
216 -\begin{lstlisting}  
217 -\documentclass{article} % Classe do documento  
218 -% Preâmbulo  
219 -\begin{document}  
220 -% Conteúdo  
221 -\end{document}  
222 -\end{lstlisting}  
223 -\end{exampleblock}  
224 - \begin{itemize}  
225 - \item A \alert{classe} define o tipo de documento: um livro  
226 - (\lstinline|book|), um artigo (\lstinline|article|), uma apresentação  
227 - (\lstinline|beamer|), \emph{etc}.  
228 - \item No \alert{preâmbulo} são ``importados'' comandos que podemos querer  
229 - usar. Por exemplo, para incluir figuras, fazer diagramas, mudar a lingua,  
230 - \emph{etc}.  
231 - \item O \alert{conteúdo} é introduzido entre \lstinline|\begin{document}|  
232 - e \lstinline|\end{document}|. É este texto que definir o resultado final.  
233 - \end{itemize}  
234 -\end{frame}  
235 -%  
236 -%  
237 -%  
238 -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Opções Comuns no Preâmbulo}  
239 -\begin{exampleblock}{Opções Comuns no Preâmbulo}  
240 -\begin{lstlisting}  
241 -\documentclass{article}  
242 -% Fontes internacionais de melhor qualidade.  
243 -\usepackage[T1]{fontenc}  
244 -% Carateres internacionais.  
245 -\usepackage[utf8]{inputenc}  
246 -% Traduções para Português.  
247 -\usepackage[portuges]{babel} % "portuges"!!!  
248 -% Incluir imagens  
249 -\usepackage{graphicx}  
250 -\begin{document}  
251 -% Conteúdo  
252 -\end{document}  
253 -\end{lstlisting}  
254 -\end{exampleblock}  
255 -\end{frame}  
256 -%  
257 -%  
258 -%  
259 -\begin{frame}{Divisões de um Documento}  
260 - \begin{itemize}  
261 - \item Secções e Subsecções em todos os tipos de documentos.  
262 - \item Capítulos e Partes em livros (ou monografias).  
263 - \item Divisões Não Numeradas.  
264 - \end{itemize}  
265 -\end{frame}  
266 -%  
267 -%  
268 -%  
269 -\begin{frame}[fragile]  
270 - \frametitle{Secções e Subsecções}  
271 - \begin{exampleblock}{Secções e Subsecções}%Exemplo: }  
272 -\begin{lstlisting}  
273 -\section{Aula 1}  
274 -%  
275 -% Resumir o que vai ser apresentado hoje.  
276 -%  
277 -Nesta aula ...  
278 -  
279 -\subsection{Preparação}  
280 -%  
281 -% 1. Instalar o tex  
282 -% 2. Escolher um editor  
283 -% ...  
284 -%  
285 -Para instalar o \LaTeX ...  
286 -\end{lstlisting}  
287 - \end{exampleblock}  
288 -\end{frame}  
289 -%  
290 -%  
291 -%  
292 -\begin{frame}{Exercício 02, Secções e Subsecções}  
293 -Faça um pequeno documento com secções e sub-secções. Por exemplo, o esboço do  
294 -programa de uma disciplina.  
295 -\end{frame}  
296 -%  
297 -%  
298 -%  
299 -\begin{frame}{Exercício 02 (Resultado)}  
300 - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-02.png}  
301 -\end{frame}  
302 -%  
303 -%  
304 -%  
305 -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Partes e Capítulos}  
306 - \begin{quote}  
307 - \emph{Em documentos mais extensos}, como livros ou monografias, além das  
308 - secções e subsecções, também é comum usarem-se \alert{partes} e  
309 - \alert{capítulos}.  
310 - \end{quote}  
311 - \begin{block}{Exercício 03, Partes e Capítulos}  
312 - Os comandos para partes e capítulos são, respetivamente,  
313 - \lstinline|\part{...}| e \lstinline|\chapter{...}|.  
314 -  
315 - \bigskip  
316 - Modifique o documento do Exercício 02 de forma a ter partes e  
317 - capítulos, além das secções e subsecções.  
318 -  
319 - \bigskip  
320 - Por exemplo, sendo uma secção uma ``disciplina'', contemple vários anos  
321 - (os ``capítulos'') e vários cursos (as ``partes'').  
322 - \end{block}  
323 -\end{frame}  
324 -%  
325 -%  
326 -%  
327 -\begin{frame}{Exercício 03 (Mau Resultado)}  
328 - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-03-1.png}  
329 -\end{frame}  
330 -%  
331 -%  
332 -%  
333 -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Exercício 03 (Resultado)}  
334 - Corrigindo a classe de \lstinline|article| para \lstinline|book|:  
335 - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-03-2.png}  
336 -\end{frame}  
337 -%  
338 -%  
339 -%  
340 -\begin{frame}{Divisões Não Numeradas}  
341 -\begin{itemize}  
342 -\item Certos comandos têm um comportamento padrão. Por exemplo  
343 -\code{\textbackslash section\{...\}} inicia uma secção automaticamente numerada.  
344 -  
345 -\item Porém, frequentemente estamos interessados num \alert{comportamento  
346 -alternativo}. Por exemplo, iniciar uma secção não numerada.  
347 -  
348 -\item O comportamento alternativo (em alguns casos) é ativado acrescentado um  
349 -\code{*} ao nome do comando: \code{\textbackslash section*\{...\}}.  
350 -  
351 -\item Para as divisões dos documentos (partes, capítulos, secções e subsecções)  
352 -o comportamento alternativo consiste em \alert{não numerar} a respetiva divisão.  
353 -\end{itemize}  
354 -\end{frame}  
355 -%  
356 -%  
357 -%  
358 -\begin{frame}{Exercício 04, Divisões Não Numeradas}  
359 -Com base no documento do Exercício 02 faça um documento em que as subsecções  
360 -não são numeradas.  
361 -  
362 -Use os comandos \code{\textbackslash section\{...\}} (para as secções  
363 -numeradas) e \code{\textbackslash subsection*\{...\}} (para as subsecções não  
364 -numeradas).  
365 -\end{frame}  
366 -%  
367 -%  
368 -%  
369 -\begin{frame}{Exercício 04 (Resultado)}  
370 - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-04.png}  
371 -\end{frame}  
372 -%  
373 -%  
374 -%  
375 -\begin{frame}{Listas}  
376 - \begin{itemize}  
377 - \item Listas Não Ordenadas.  
378 - \item Listas Ordenadas.  
379 - \item Listas de Termos.  
380 - \end{itemize}  
381 -\end{frame}  
382 -%  
383 -%  
384 -%  
385 -\begin{frame}[fragile]  
386 - \frametitle{Listas Não Ordenadas}  
387 - \begin{exampleblock}{Listas Não Ordenadas}  
388 -\begin{lstlisting}  
389 -\begin{itemize}  
390 - \item Meia dúzia de ovos.  
391 - \item 100g de açúcar.  
392 - \item 500g de farinha.  
393 - \item 0,5L de leite.  
394 -\end{itemize}  
395 -\end{lstlisting}  
396 -\alert{Produz}  
397 -\begin{itemize}  
398 - \item Meia dúzia de ovos.  
399 - \item 100g de açúcar.  
400 - \item 500g de farinha.  
401 - \item 0,5L de leite.  
402 -\end{itemize}  
403 - \end{exampleblock}  
404 -\end{frame}  
405 -%  
406 -%  
407 -%  
408 -\begin{frame}[fragile]  
409 - \frametitle{Listas Ordenadas}  
410 - \begin{exampleblock}{Listas Ordenadas}  
411 -\begin{lstlisting}  
412 -\begin{enumerate}  
413 - \item Separar as claras das gemas.  
414 - \item Bater as claras em castelo.  
415 - \item Misturar bem o leite com as gemas.  
416 - \item ...  
417 -\end{enumerate}  
418 -\end{lstlisting}  
419 -\alert{Produz}  
420 -\begin{enumerate}  
421 - \item Separar as claras das gemas.  
422 - \item Bater as claras em castelo.  
423 - \item Misturar bem o leite com as gemas.  
424 - \item ...  
425 -\end{enumerate}  
426 - \end{exampleblock}  
427 -\end{frame}  
428 -%  
429 -%  
430 -%  
431 -\begin{frame}[fragile]  
432 - \frametitle{Listas de Termos}  
433 - \begin{exampleblock}{Listas de Termos}  
434 -\begin{lstlisting}  
435 -\begin{description}  
436 - \item[Energia] 1870kJ.  
437 - \item[Lípidos] 16,0g.  
438 - \item[Hid. Carb.] 68,6g.  
439 -\end{description}  
440 -\end{lstlisting}  
441 -\alert{Produz}  
442 -\begin{description}  
443 - \item[Energia] 1870kJ.  
444 - \item[Lípidos] 16,0g.  
445 - \item[Hid. Carb.] 68,6g.  
446 -\end{description}  
447 - \end{exampleblock}  
448 -\end{frame}  
449 -%  
450 -%  
451 -%  
452 -\begin{frame}{Exercício 05, Listas}  
453 -Procure na \emph{internet} uma receita culinária simples. Use uma \alert{lista  
454 -não ordenada} para indicar os ingredientes, uma \alert{lista numerada} para os  
455 -passos da receita e uma \alert{lista de termos} para a declaração nutricional.  
456 -  
457 -\bigskip  
458 -Coloque os ingredientes, passos da confecção e a declaração nutricional em  
459 -subsecções não numeradas e a receita numa secção numerada, com o nome da  
460 -receita.  
461 -\end{frame}  
462 -%  
463 -%  
464 -%  
465 -\begin{frame}{Exercício 05 (Resultado)}  
466 - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-05.png}  
467 -\end{frame}  
468 -%  
469 -%  
470 -%  
471 -\subsection{Comandos Simples}  
472 -%  
473 -%  
474 -%  
475 -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Comandos e Ambientes}  
476 -  
477 -\begin{itemize}  
478 -\item Nos exercícios anteriores encontrámos vários comandos:  
479 -\begin{enumerate}  
480 - \item \lstinline|\section{...}|.  
481 - \item \lstinline|\item ...|.  
482 - \item \lstinline|\emph{...}|. \alert{Teste rápido:} O que faz este comando?  
483 - \item \emph{etc}.  
484 -\end{enumerate}  
485 -\item E também encontrámos ambientes:  
486 -\begin{enumerate}  
487 - \item \lstinline|\begin{document} ... \end{document}|.  
488 - \item \lstinline|\begin{itemize} ... \end{itemize}|.  
489 - \item \emph{etc}.  
490 -\end{enumerate}  
491 -  
492 -\item A diferença essencial entre um comando e um ambiente é:  
493 -\begin{description}  
494 -\item[comando] ``Faz isto \alert{aqui}''.  
495 -\item[ambiente] ``Funciona desta forma \alert{daqui} até \alert{ali}''.  
496 -\end{description}  
497 -\end{itemize}  
498 -\end{frame}  
499 -%  
500 -%  
501 -%  
502 -\begin{frame}{Definir Comandos e Ambientes}  
503 - \begin{quote}  
504 - Embora o \LaTeX\ defina imensos comandos e ambientes, e os  
505 - \emph{packages} aumentem esta lista, por vezes (de facto, quase sempre)  
506 - põe-se a necessidade de definirmos os nossos próximos comandos ou  
507 - ambientes.  
508 - \end{quote}  
509 - \begin{itemize}  
510 - \item Repetições frequentes (``por exemplo, '').  
511 - \item Consistência (``por exemplo, '', ``\emph{e.g.} '')  
512 - \item Controlo (substituir os ``\emph{e.g.} '' por ``por exemplo, '')  
513 - \end{itemize}  
514 -\end{frame}  
515 -%  
516 -%  
517 -%  
518 -\newcommand{\eg}[1]{(por exemplo, #1)}  
519 -%  
520 -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Definir um Comando}  
521 -\begin{block}{Sintaxe para definir comandos}  
522 -\begin{lstlisting}  
523 -\newcommand{\COMANDO}[NÚM.ARGUMENTOS]{ ... }  
524 -\end{lstlisting}  
525 -\end{block}  
526 -  
527 -Por exemplo  
528 -  
529 -\begin{exampleblock}{``por exemplo''}  
530 -\begin{lstlisting}  
531 -\newcommand{\eg}[1]{(por exemplo, #1)}  
532 -...  
533 -e temos \eg{com os comandos} melhor desempenho.  
534 -\end{lstlisting}  
535 -\end{exampleblock}  
536 -  
537 -produz ``e temos \eg{com os comandos} melhor desempenho.'' no documento.  
538 -\end{frame}  
539 -%  
540 -%  
541 -%  
542 -\newenvironment{ac}[1]  
543 -{\begin{flushright}\textbf{A/C #1}\\}  
544 -{\end{flushright}}  
545 -%  
546 -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Definir um Ambiente}  
547 -\begin{block}{Sintaxe para definir um ambiente}  
548 -\begin{lstlisting}  
549 -\newenvironment{AMB}[NÚM.ARGUMENTOS]{INÍCIO}{FIM}  
550 -\end{lstlisting}  
551 -\end{block}  
552 -Por exemplo  
553 -\begin{exampleblock}{``Ao Cuidado de...''}  
554 -\begin{lstlisting}  
555 -\newenvironment{ac}[1]  
556 -{\begin{flushright}\textbf{A/C #1}\\}  
557 -{\end{flushright}}  
558 -...  
559 -\begin{ac}{Dona Ingrácia}  
560 - Seguem os documentos anexos.  
561 -\end{ac}  
562 -\end{lstlisting}  
563 -\end{exampleblock}  
564 -produz um parágrafo com o texto  
565 -\begin{ac}{Dona Ingrácia}  
566 - Seguem os documentos anexos.  
567 -\end{ac}  
568 -\end{frame}  
569 -%  
570 -%  
571 -%  
572 -\newcommand{\cotacao}[1]{\textbf{Cotação #1 valores.}}  
573 -\newenvironment{exercicio}[1]{\\ \textbf{Exercício #1}: }{\\}  
574 -%  
575 -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Exercício 06, Comandos e Ambientes}  
576 - Definir comandos e ambientes para testes, exames, \emph{etc}:  
577 - \begin{enumerate}  
578 - \item Defina um comando para mostrar, \textbf{a negrito} a cotação de uma  
579 - pergunta. Por exemplo, \lstinline|\cotacao{2}| produz ``\cotacao{2}''.  
580 - \item Defina um ambiente para ``embrulhar cada exercício''. Por exemplo  
581 - \begin{lstlisting}  
582 -\begin{exercicio}{3}  
583 -Quem foi o primeiro rei de Portugal?  
584 -\end{exercicio}  
585 - \end{lstlisting}  
586 -deve produzir o seguinte:  
587 -\begin{exercicio}{3}  
588 -Quem foi o primeiro rei de Portugal?  
589 -\end{exercicio}  
590 - \end{enumerate}  
591 -\end{frame}  
592 -%  
593 -%  
594 -%  
595 -\begin{frame}{Exercício 06 (Resolução)}  
596 - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-06.png}  
597 -\end{frame}  
598 -%  
599 -%  
600 -%  
601 -\section{Documentos Comuns}  
602 -%  
603 -%  
604 -%  
605 -\begin{frame}{Objetivos Desta Aula}  
606 - \Large  
607 - \begin{itemize}  
608 - \item Usar o \LaTeX\ para fazer uma apresentação.  
609 - \item Definir tabelas.  
610 - \item Importar imagens.  
611 - \item Posicionar elementos flutuantes.  
612 - \item Usar os comandos mais comuns em publicações académicas.  
613 - \end{itemize}  
614 -\end{frame}  
615 -%  
616 -%  
617 -%  
618 -\subsection{Apresentações}  
619 -%  
620 -%  
621 -%  
622 -\begin{frame}[fragile]\frametitle{A Classe beamer}  
623 - \begin{quote}  
624 - As apresentações (como esta) são documentos da classe  
625 - \lstinline|beamer|, que proporciona várias opções para definir o  
626 - \alert{aspeto} e a \alert{navegação}.  
627 - \end{quote}  
628 -  
629 - \begin{exampleblock}{Apresentação Base}  
630 -\begin{lstlisting}  
631 -\documentclass{beamer}  
632 -\usepackage[T1]{fontenc}  
633 -\usepackage[utf8]{inputenc}  
634 -\usepackage[portuges]{babel}  
635 -\begin{document}  
636 - \begin{frame}{Título da Página}  
637 - % Conteúdo da primeira página  
638 - \end{frame}  
639 -\end{document}  
640 -\end{lstlisting}  
641 - \end{exampleblock}  
642 -\end{frame}  
643 -%  
644 -%  
645 -%  
646 -\begin{frame}[fragile]\frametitle{O Aspeto das Apresentações}  
647 - \begin{quote}  
648 - O \alert{aspeto} de uma apresentação tem duas componentes:  
649 - \begin{itemize}  
650 - \item O conjunto de cores.  
651 - \item A forma e presença de elementos como rodapés, cabeçalhos, barras  
652 - laterais, caixas, \emph{etc}.  
653 - \end{itemize}  
654 - \end{quote}  
655 - \begin{exampleblock}{Elementos e Cores numa Apresentação}  
656 -\begin{lstlisting}  
657 -\documentclass{beamer}  
658 -\usetheme{boxes} % Elementos  
659 -\usecolortheme{dolphin} % Cores  
660 -...  
661 -\end{lstlisting}  
662 - \end{exampleblock}  
663 -\end{frame}  
664 -%  
665 -%  
666 -%  
667 -\begin{frame}{Exercício 07, Aspeto das Apresentações}  
668 - \large  
669 - \begin{enumerate}  
670 - \item Vá à  
671 - \URL{http://deic.uab.es/~iblanes/beamer_gallery/individual/default-default-default.html}{Galeria  
672 - de temas Beamer} ver as opções de elementos e de cores disponíveis.  
673 - \item Experimente várias combinações de elementos e cores.  
674 - \end{enumerate}  
675 -\end{frame}  
676 -%  
677 -%  
678 -%  
679 -\begin{frame}{Exercício 07 (Resultado)}  
680 - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-07.png}  
681 -\end{frame}  
682 -%  
683 -%  
684 -%  
685 -\begin{frame}{Navegação nas Apresentações}  
686 -  
687 -\end{frame}  
688 -%  
689 -%  
690 -%  
691 -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Página de Rosto}  
692 -\begin{exampleblock}{Informação na Página de Rosto}  
693 -\begin{lstlisting}  
694 -% Preâmbulo  
695 -\title{Titulo}  
696 -\subtitle{Subtitulo}  
697 -\author{Nomes}  
698 -\date{Data}  
699 -\institute{Instituição}  
700 -% ...  
701 -\begin{document}  
702 - \begin{frame}[plain]  
703 - \titlepage  
704 - \end{frame}  
705 -\end{document}  
706 -\end{lstlisting}  
707 -\end{exampleblock}  
708 -\end{frame}  
709 -%  
710 -%  
711 -%  
712 -\begin{frame}{Screenshot de Página de Rosto}  
713 - \includegraphics[width=\textwidth]{images/beamer-rosto.png}  
714 -\end{frame}  
715 -%  
716 -%  
717 -%  
718 -\begin{frame}{Página de Conteúdos}  
719 -  
720 -\end{frame}  
721 -%  
722 -%  
723 -%  
724 -\begin{frame}{Progresso Passo-a-passo}  
725 -  
726 -\end{frame}  
727 -%  
728 -%  
729 -%  
730 -\subsection{Conteúdo, Segunda Parte: Tabelas e Figuras}  
731 -%  
732 -%  
733 -%  
734 -\begin{frame}{Tabelas}  
735 -  
736 -\end{frame}  
737 -%  
738 -%  
739 -%  
740 -\begin{frame}{Figuras}  
741 -  
742 -\end{frame}  
743 -%  
744 -%  
745 -%  
746 -\subsection{Publicações Académicas}  
747 -%  
748 -%  
749 -%  
750 -\begin{frame}{Posicionar Tabelas e Figuras}  
751 - Elementos Flutuantes  
752 -\end{frame}  
753 -%  
754 -%  
755 -%  
756 -\begin{frame}{Etiquetas e Referências}  
757 -  
758 -\end{frame}  
759 -%  
760 -%  
761 -%  
762 -\begin{frame}{Bibliografia}  
763 -  
764 -\end{frame}  
765 -%  
766 -%  
767 -%  
768 -\section{Monografias e Livros}  
769 -%  
770 -%  
771 -%  
772 -\begin{frame}{Objetivos Desta Aula}  
773 - \Large  
774 - \begin{itemize}  
775 - \item Usar o \LaTeX\ para fazer um documento ``grande''.  
776 - \item Separar um documento por vários ficheiros.  
777 - \item Usar as listas de conteúdos, figuras, \emph{etc}.  
778 - \item Usar fontes não \emph{standard}.  
779 - \end{itemize}  
780 -\end{frame}  
781 -%  
782 -%  
783 -%  
784 -\subsection{Documentos ``Grandes''}  
785 -%  
786 -%  
787 -%  
788 -\begin{frame}{A Classe book}  
789 - frontmatter, mainmatter, backmatter  
790 -\end{frame}  
791 -%  
792 -%  
793 -%  
794 -\begin{frame}{Separar um Documento}  
795 -  
796 -\end{frame}  
797 -%  
798 -%  
799 -%  
800 -\begin{frame}{Tabela de Conteúdos, Índice de Figuras, etc}  
801 -  
802 -\end{frame}  
803 -%  
804 -%  
805 -%  
806 -\begin{frame}{Índice Remissivo}  
807 -  
808 -\end{frame}  
809 -%  
810 -%  
811 -%  
812 -\subsection{Extensões}  
813 -%  
814 -%  
815 -%  
816 -\begin{frame}{Fontes e XeLaTeX}  
817 -  
818 -\end{frame}  
819 -%  
820 -%  
821 -%  
822 -\section{Usos Especiais}  
823 -%  
824 -%  
825 -%  
826 -\begin{frame}{Objetivos Desta Aula}  
827 - \Large  
828 - \begin{itemize}  
829 - \item Escrever expressões matemáticas.  
830 - \item Colocar dados externos em tabelas.  
831 - \item Formatar tabelas ``grandes''.  
832 - \item Usar hiperligações.  
833 - \item Definir figuras de alta qualidade.  
834 - \item Dimensionar as páginas e a mancha de texto.  
835 - \end{itemize}  
836 -\end{frame}  
837 -%  
838 -%  
839 -%  
840 -\subsection{Conteúdo, Terceira Parte: Textos Especiais}  
841 -%  
842 -%  
843 -%  
844 -\begin{frame}{Expressões Matemáticas}  
845 -  
846 -\end{frame}  
847 -%  
848 -%  
849 -%  
850 -\begin{frame}{Tabelas e Dados Externos}  
851 -  
852 -\end{frame}  
853 -%  
854 -%  
855 -%  
856 -\begin{frame}{Hiperligações}  
857 -  
858 -\end{frame}  
859 -%  
860 -%  
861 -%  
862 -\subsection{Figuras de Alta Qualidade}  
863 -%  
864 -%  
865 -%  
866 -\begin{frame}{Gráficos de Funções}  
867 -  
868 -\end{frame}  
869 -%  
870 -%  
871 -%  
872 -\begin{frame}{Diagramas}  
873 -  
874 -\end{frame}  
875 -%  
876 -%  
877 -%  
878 -\end{document}  
879 \ No newline at end of file 0 \ No newline at end of file
tex/minicurso.nav
1 -\beamer@endinputifotherversion {3.36pt}  
2 \headcommand {\slideentry {0}{0}{1}{1/1}{}{0}} 1 \headcommand {\slideentry {0}{0}{1}{1/1}{}{0}}
3 \headcommand {\beamer@framepages {1}{1}} 2 \headcommand {\beamer@framepages {1}{1}}
4 \headcommand {\slideentry {0}{0}{2}{2/2}{}{0}} 3 \headcommand {\slideentry {0}{0}{2}{2/2}{}{0}}
tex/minicurso.pdf
No preview for this file type
tex/minicurso.tex
@@ -2,7 +2,7 @@ @@ -2,7 +2,7 @@
2 % 2 %
3 \documentclass{beamer} 3 \documentclass{beamer}
4 % 4 %
5 -\usetheme{Giraldo} 5 +\usetheme[sempavor]{Giraldo}
6 % 6 %
7 \usepackage[T1]{fontenc} 7 \usepackage[T1]{fontenc}
8 % 8 %
@@ -814,7 +814,7 @@ Para \alert{destacar um fragmento de texto} pode usar-se o comando \incode{\ca{\ @@ -814,7 +814,7 @@ Para \alert{destacar um fragmento de texto} pode usar-se o comando \incode{\ca{\
814 % 814 %
815 % 815 %
816 \begin{frame}{ 816 \begin{frame}{
817 - \exerc{Tabela de Países da União Europeia} 817 + \exerc{Tabela de Países}
818 \label{ex:tabela.paises.uniao.europeia}} 818 \label{ex:tabela.paises.uniao.europeia}}
819 \large 819 \large
820 \begin{enumerate} 820 \begin{enumerate}
@@ -1505,7 +1505,7 @@ Para \alert{destacar um fragmento de texto} pode usar-se o comando \incode{\ca{\ @@ -1505,7 +1505,7 @@ Para \alert{destacar um fragmento de texto} pode usar-se o comando \incode{\ca{\
1505 \item[Sem Serifas] \incode{\cmd{sfdefault}}: \textsf{Texto sem serifas}. 1505 \item[Sem Serifas] \incode{\cmd{sfdefault}}: \textsf{Texto sem serifas}.
1506 \item[Mono-espaço] \incode{\cmd{ttdefault}}: \texttt{Texto mono-espaçado}. 1506 \item[Mono-espaço] \incode{\cmd{ttdefault}}: \texttt{Texto mono-espaçado}.
1507 \end{description} 1507 \end{description}
1508 - \item Também é possível usarem-se outras fontes disponíveis no computador ({\fontspec{Luminari} como, por exemplo, neste fragmento}) mas os resultados dependem da qualidade da fonte escolhida. 1508 + \item Também é possível usarem-se outras fontes disponíveis no computador ({\fontspec{LobsterTwo} como, por exemplo, neste fragmento}) mas os resultados dependem da qualidade da fonte escolhida.
1509 \end{itemize} 1509 \end{itemize}
1510 \vermais{https://en.wikibooks.org/wiki/LaTeX/Fonts}{Fonts} 1510 \vermais{https://en.wikibooks.org/wiki/LaTeX/Fonts}{Fonts}
1511 \end{frame} 1511 \end{frame}