Commit d480795bd95d7265c51dad1e40eb59ab7b1fc87c
1 parent
1b628eb4
Exists in
master
Added .gitignore; Tested compile: ok
Showing
5 changed files
with
3 additions
and
882 deletions
Show diff stats
tex/alt.pdf
No preview for this file type
tex/alt.tex
@@ -1,878 +0,0 @@ | @@ -1,878 +0,0 @@ | ||
1 | -%!TEX program = xelatex | ||
2 | -% | ||
3 | -\documentclass{beamer} | ||
4 | -% | ||
5 | -\usetheme{Giraldo} | ||
6 | -% | ||
7 | -\usepackage[T1]{fontenc} | ||
8 | -% | ||
9 | -%\usepackage[utf8]{inputenc} | ||
10 | -% | ||
11 | -\usepackage[portuges]{babel} | ||
12 | -% | ||
13 | -\usepackage{tikz} | ||
14 | -% | ||
15 | -\usepackage{graphicx} | ||
16 | -% | ||
17 | -\usepackage{hyperref} | ||
18 | -% | ||
19 | -\newcommand{\URL}[2]{\href{#1}{\color{blue}\underline{#2}}} | ||
20 | -% | ||
21 | -\usepackage{ragged2e} | ||
22 | -% | ||
23 | -\usepackage{listings} | ||
24 | -\lstset{ | ||
25 | - language=[LaTeX]{TeX}, | ||
26 | - basicstyle=\ttfamily\scriptsize, | ||
27 | - keywordstyle=\bfseries, | ||
28 | - commentstyle=\color{gray}, | ||
29 | - identifierstyle=, | ||
30 | - % stringstyle=\ttfamily, | ||
31 | - morekeywords={section, subsection}, | ||
32 | - %morekeywords={}, | ||
33 | - otherkeywords={$, \{ ,\} , [ , ] }, | ||
34 | - tabsize=2, | ||
35 | - escapeinside=|| | ||
36 | -} | ||
37 | -% | ||
38 | -\newcommand{\code}[1]{\texttt{\textup{#1}}} | ||
39 | -% | ||
40 | -% | ||
41 | -% | ||
42 | -\title{Mini-curso \LaTeX} | ||
43 | -\subtitle{De Principiante a Produtivo em Quatro Aulas} | ||
44 | -\author{Francisco Coelho} | ||
45 | -\date{22 e 29 de novembro, 6 e 13 de dezembro de | ||
46 | -2016\\\url{http://evunix.uevora.pt/~fc/latex/minicurso.pdf}} | ||
47 | -\institute[\texttt{fc@uevora.pt}]{ | ||
48 | - Departamento de Informática\\ | ||
49 | - Escola de Ciências e Tecnologia\\ | ||
50 | - Universidade de Évora | ||
51 | -} | ||
52 | -% | ||
53 | -% | ||
54 | -% | ||
55 | -\begin{document} | ||
56 | -% | ||
57 | -% | ||
58 | -% | ||
59 | -\begin{frame}[plain] | ||
60 | - \titlepage | ||
61 | -\end{frame} | ||
62 | -% | ||
63 | -% | ||
64 | -% | ||
65 | -\begin{frame}{A Função do \LaTeX} | ||
66 | - \begin{quote}\huge | ||
67 | - Os autores não devem preocupar-se com (nem sequer têm de saber) as inúmeras | ||
68 | - \alert{regras tipográficas} que produzem um documento bem apresentado. | ||
69 | - \end{quote} | ||
70 | -\end{frame} | ||
71 | -% | ||
72 | -% | ||
73 | -% | ||
74 | -\begin{frame}{Programa} | ||
75 | - \tableofcontents | ||
76 | -\end{frame} | ||
77 | -% | ||
78 | -% | ||
79 | -% | ||
80 | -\section{Primeiros Passos} | ||
81 | -% | ||
82 | -% | ||
83 | -% | ||
84 | -\begin{frame}{Objetivos Desta Aula} | ||
85 | - \Large | ||
86 | - \begin{itemize} | ||
87 | - \item Fazer o primeiro documento \LaTeX. | ||
88 | - \item Organizar um documento por secções, \emph{etc}. | ||
89 | - \item Fazer listas (numeradas, de itens e de termos). | ||
90 | - \item Fazer comandos e ambientes simples. | ||
91 | - \item Encontrar documentação, exemplos, ajuda, \emph{etc}. | ||
92 | - \end{itemize} | ||
93 | -\end{frame} | ||
94 | -% | ||
95 | -% | ||
96 | -% | ||
97 | -\subsection{Preparação} | ||
98 | -% | ||
99 | -% | ||
100 | -% | ||
101 | -\begin{frame}{Instalação do \LaTeX: Distribuições} | ||
102 | - \begin{quote} | ||
103 | - O \LaTeX\ consiste num conjunto de vários programas. Uma | ||
104 | - \alert{distribuição} é uma determinada seleção de programas, que pode | ||
105 | - incluir editores, estilos, classes, \emph{etc}. | ||
106 | - \end{quote} | ||
107 | - | ||
108 | - As distribuições mais comuns são: | ||
109 | - \begin{itemize} | ||
110 | - \item \URL{http://www.tug.org/texlive/}{TeX Live} para qualquer sistema | ||
111 | - operativo. | ||
112 | - \item \URL{http://www.tug.org/mactex/}{MacTeX} variante do \emph{TeX Live} | ||
113 | - para \emph{macOS}. | ||
114 | - \item \URL{http://www.miktex.org/}{MiKTeX} para \emph{Windows}. | ||
115 | - % \item \href{http://www.tug.org/interest.html#free}{outras}. | ||
116 | - \end{itemize} | ||
117 | - | ||
118 | - Para escrever documentos podem ser usados vários editores: | ||
119 | - \begin{itemize} | ||
120 | - \item \URL{http://texstudio.sourceforge.net/}{TeXStudio} para qualquer | ||
121 | - sistema operativo. | ||
122 | - \item \URL{http://www.lyx.org/}{LyX} para principiantes inseguros. | ||
123 | - \end{itemize} | ||
124 | -\end{frame} | ||
125 | -% | ||
126 | -% | ||
127 | -% | ||
128 | -\begin{frame}{Screenshot do TexStudio} | ||
129 | - \includegraphics[width=0.98\textwidth]{images/texstudio.png} | ||
130 | -\end{frame} | ||
131 | -% | ||
132 | -% | ||
133 | -% | ||
134 | -\begin{frame}{Serviços Online} | ||
135 | - \begin{quote} | ||
136 | - Também pode usar o \LaTeX\ sem o instalar no seu computador, usando um | ||
137 | - editor \alert{\emph{online}}. Uma vantagem desta opção é a facilidade de | ||
138 | - colaboração entre vários autores. Por outro lado terá de criar uma conta | ||
139 | - pessoal, o que implica partilhar o seu \emph{email}\ldots | ||
140 | - \end{quote} | ||
141 | - | ||
142 | - Os serviços de edição \LaTeX mais comuns são: | ||
143 | - \begin{itemize} | ||
144 | - \item O \URL{https://pt.sharelatex.com}{ShareLaTeX}, traduzido para (mau) | ||
145 | - português, é, talvez, o serviço mais completo. Oferece a possibilidade | ||
146 | - (paga) de sincronizar com o \emph{Dropbox} e com o \emph{Google Drive}. | ||
147 | - \item O \URL{https://www.overleaf.com}{Overleaf} é semelhante ao | ||
148 | - \emph{ShareLaTeX}. | ||
149 | - \end{itemize} | ||
150 | -\end{frame} | ||
151 | -% | ||
152 | -% | ||
153 | -% | ||
154 | -\begin{frame}{Screenshot do ShareLaTeX} | ||
155 | - \includegraphics[width=0.98\textwidth]{images/sharelatex.png} | ||
156 | -\end{frame} | ||
157 | -% | ||
158 | -% | ||
159 | -% | ||
160 | -\begin{frame}{Informação online} | ||
161 | - \begin{itemize} | ||
162 | - \item Entrada: \URL{http://www.latex-project.org/}{LaTeX Project}. | ||
163 | - \item Perguntas/Respostas: | ||
164 | - \URL{http://tex.stackexchange.com/}{TeX@stackexchange}. | ||
165 | - \item Comunidade: \URL{http://latex-community.org/}{LaTeX Community}, | ||
166 | - \URL{https://www.tug.org/}{TUG} e | ||
167 | - \URL{http://gentzen.mat.uc.pt/~gutpt/index.php}{GUTpt}. | ||
168 | - \item Exemplos: \URL{http://www.texample.net/}{TeXample.net}. | ||
169 | - \item Modelos: \URL{http://www.latextemplates.com/}{LaTeX Templates}. | ||
170 | - \end{itemize} | ||
171 | - | ||
172 | - Além destes endereços, \emph{google is your friend.} | ||
173 | -\end{frame} | ||
174 | -% | ||
175 | -% | ||
176 | -% | ||
177 | -\begin{frame}{Screenshot da pesquisa ``latex'' no Google} | ||
178 | - \includegraphics[width=0.98\textwidth]{images/google-latex.png} | ||
179 | -\end{frame} | ||
180 | -% | ||
181 | -% | ||
182 | -% | ||
183 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Exercício 01, Teste de Integridade} | ||
184 | - \begin{exampleblock}{Primeiro Documento} | ||
185 | -\begin{lstlisting} | ||
186 | -\documentclass{article} | ||
187 | -\begin{document} | ||
188 | -Primeiro documento. | ||
189 | -\end{document} | ||
190 | -\end{lstlisting} | ||
191 | - \end{exampleblock} | ||
192 | - \begin{enumerate} | ||
193 | - \item \emph{Se optou por usar uma instalação do \LaTeX\ no seu computador}, | ||
194 | - abra seu o editor preferido (por exemplo, o TeXStudio); \emph{Se optou por | ||
195 | - usar um serviço \emph{online}} (por exemplo, o ShareLaTeX), abra o | ||
196 | - \emph{browser} na página da sua conta. | ||
197 | - \item Copie o texto do exemplo acima. | ||
198 | - \item \alert{Compile} (\emph{typeset}) o documento. | ||
199 | - \end{enumerate} | ||
200 | -\end{frame} | ||
201 | -% | ||
202 | -% | ||
203 | -% | ||
204 | -\begin{frame}{Exercício 01 (Resultado)} | ||
205 | - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-01.png} | ||
206 | -\end{frame} | ||
207 | -% | ||
208 | -% | ||
209 | -% | ||
210 | -\subsection{Conteúdo, Primeira Parte: Organização do Documento} | ||
211 | -% | ||
212 | -% | ||
213 | -% | ||
214 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Classe, Preâmbulo e Conteúdo} | ||
215 | -\begin{exampleblock}{Classe, Preâmbulo e Texto} | ||
216 | -\begin{lstlisting} | ||
217 | -\documentclass{article} % Classe do documento | ||
218 | -% Preâmbulo | ||
219 | -\begin{document} | ||
220 | -% Conteúdo | ||
221 | -\end{document} | ||
222 | -\end{lstlisting} | ||
223 | -\end{exampleblock} | ||
224 | - \begin{itemize} | ||
225 | - \item A \alert{classe} define o tipo de documento: um livro | ||
226 | - (\lstinline|book|), um artigo (\lstinline|article|), uma apresentação | ||
227 | - (\lstinline|beamer|), \emph{etc}. | ||
228 | - \item No \alert{preâmbulo} são ``importados'' comandos que podemos querer | ||
229 | - usar. Por exemplo, para incluir figuras, fazer diagramas, mudar a lingua, | ||
230 | - \emph{etc}. | ||
231 | - \item O \alert{conteúdo} é introduzido entre \lstinline|\begin{document}| | ||
232 | - e \lstinline|\end{document}|. É este texto que definir o resultado final. | ||
233 | - \end{itemize} | ||
234 | -\end{frame} | ||
235 | -% | ||
236 | -% | ||
237 | -% | ||
238 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Opções Comuns no Preâmbulo} | ||
239 | -\begin{exampleblock}{Opções Comuns no Preâmbulo} | ||
240 | -\begin{lstlisting} | ||
241 | -\documentclass{article} | ||
242 | -% Fontes internacionais de melhor qualidade. | ||
243 | -\usepackage[T1]{fontenc} | ||
244 | -% Carateres internacionais. | ||
245 | -\usepackage[utf8]{inputenc} | ||
246 | -% Traduções para Português. | ||
247 | -\usepackage[portuges]{babel} % "portuges"!!! | ||
248 | -% Incluir imagens | ||
249 | -\usepackage{graphicx} | ||
250 | -\begin{document} | ||
251 | -% Conteúdo | ||
252 | -\end{document} | ||
253 | -\end{lstlisting} | ||
254 | -\end{exampleblock} | ||
255 | -\end{frame} | ||
256 | -% | ||
257 | -% | ||
258 | -% | ||
259 | -\begin{frame}{Divisões de um Documento} | ||
260 | - \begin{itemize} | ||
261 | - \item Secções e Subsecções em todos os tipos de documentos. | ||
262 | - \item Capítulos e Partes em livros (ou monografias). | ||
263 | - \item Divisões Não Numeradas. | ||
264 | - \end{itemize} | ||
265 | -\end{frame} | ||
266 | -% | ||
267 | -% | ||
268 | -% | ||
269 | -\begin{frame}[fragile] | ||
270 | - \frametitle{Secções e Subsecções} | ||
271 | - \begin{exampleblock}{Secções e Subsecções}%Exemplo: } | ||
272 | -\begin{lstlisting} | ||
273 | -\section{Aula 1} | ||
274 | -% | ||
275 | -% Resumir o que vai ser apresentado hoje. | ||
276 | -% | ||
277 | -Nesta aula ... | ||
278 | - | ||
279 | -\subsection{Preparação} | ||
280 | -% | ||
281 | -% 1. Instalar o tex | ||
282 | -% 2. Escolher um editor | ||
283 | -% ... | ||
284 | -% | ||
285 | -Para instalar o \LaTeX ... | ||
286 | -\end{lstlisting} | ||
287 | - \end{exampleblock} | ||
288 | -\end{frame} | ||
289 | -% | ||
290 | -% | ||
291 | -% | ||
292 | -\begin{frame}{Exercício 02, Secções e Subsecções} | ||
293 | -Faça um pequeno documento com secções e sub-secções. Por exemplo, o esboço do | ||
294 | -programa de uma disciplina. | ||
295 | -\end{frame} | ||
296 | -% | ||
297 | -% | ||
298 | -% | ||
299 | -\begin{frame}{Exercício 02 (Resultado)} | ||
300 | - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-02.png} | ||
301 | -\end{frame} | ||
302 | -% | ||
303 | -% | ||
304 | -% | ||
305 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Partes e Capítulos} | ||
306 | - \begin{quote} | ||
307 | - \emph{Em documentos mais extensos}, como livros ou monografias, além das | ||
308 | - secções e subsecções, também é comum usarem-se \alert{partes} e | ||
309 | - \alert{capítulos}. | ||
310 | - \end{quote} | ||
311 | - \begin{block}{Exercício 03, Partes e Capítulos} | ||
312 | - Os comandos para partes e capítulos são, respetivamente, | ||
313 | - \lstinline|\part{...}| e \lstinline|\chapter{...}|. | ||
314 | - | ||
315 | - \bigskip | ||
316 | - Modifique o documento do Exercício 02 de forma a ter partes e | ||
317 | - capítulos, além das secções e subsecções. | ||
318 | - | ||
319 | - \bigskip | ||
320 | - Por exemplo, sendo uma secção uma ``disciplina'', contemple vários anos | ||
321 | - (os ``capítulos'') e vários cursos (as ``partes''). | ||
322 | - \end{block} | ||
323 | -\end{frame} | ||
324 | -% | ||
325 | -% | ||
326 | -% | ||
327 | -\begin{frame}{Exercício 03 (Mau Resultado)} | ||
328 | - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-03-1.png} | ||
329 | -\end{frame} | ||
330 | -% | ||
331 | -% | ||
332 | -% | ||
333 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Exercício 03 (Resultado)} | ||
334 | - Corrigindo a classe de \lstinline|article| para \lstinline|book|: | ||
335 | - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-03-2.png} | ||
336 | -\end{frame} | ||
337 | -% | ||
338 | -% | ||
339 | -% | ||
340 | -\begin{frame}{Divisões Não Numeradas} | ||
341 | -\begin{itemize} | ||
342 | -\item Certos comandos têm um comportamento padrão. Por exemplo | ||
343 | -\code{\textbackslash section\{...\}} inicia uma secção automaticamente numerada. | ||
344 | - | ||
345 | -\item Porém, frequentemente estamos interessados num \alert{comportamento | ||
346 | -alternativo}. Por exemplo, iniciar uma secção não numerada. | ||
347 | - | ||
348 | -\item O comportamento alternativo (em alguns casos) é ativado acrescentado um | ||
349 | -\code{*} ao nome do comando: \code{\textbackslash section*\{...\}}. | ||
350 | - | ||
351 | -\item Para as divisões dos documentos (partes, capítulos, secções e subsecções) | ||
352 | -o comportamento alternativo consiste em \alert{não numerar} a respetiva divisão. | ||
353 | -\end{itemize} | ||
354 | -\end{frame} | ||
355 | -% | ||
356 | -% | ||
357 | -% | ||
358 | -\begin{frame}{Exercício 04, Divisões Não Numeradas} | ||
359 | -Com base no documento do Exercício 02 faça um documento em que as subsecções | ||
360 | -não são numeradas. | ||
361 | - | ||
362 | -Use os comandos \code{\textbackslash section\{...\}} (para as secções | ||
363 | -numeradas) e \code{\textbackslash subsection*\{...\}} (para as subsecções não | ||
364 | -numeradas). | ||
365 | -\end{frame} | ||
366 | -% | ||
367 | -% | ||
368 | -% | ||
369 | -\begin{frame}{Exercício 04 (Resultado)} | ||
370 | - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-04.png} | ||
371 | -\end{frame} | ||
372 | -% | ||
373 | -% | ||
374 | -% | ||
375 | -\begin{frame}{Listas} | ||
376 | - \begin{itemize} | ||
377 | - \item Listas Não Ordenadas. | ||
378 | - \item Listas Ordenadas. | ||
379 | - \item Listas de Termos. | ||
380 | - \end{itemize} | ||
381 | -\end{frame} | ||
382 | -% | ||
383 | -% | ||
384 | -% | ||
385 | -\begin{frame}[fragile] | ||
386 | - \frametitle{Listas Não Ordenadas} | ||
387 | - \begin{exampleblock}{Listas Não Ordenadas} | ||
388 | -\begin{lstlisting} | ||
389 | -\begin{itemize} | ||
390 | - \item Meia dúzia de ovos. | ||
391 | - \item 100g de açúcar. | ||
392 | - \item 500g de farinha. | ||
393 | - \item 0,5L de leite. | ||
394 | -\end{itemize} | ||
395 | -\end{lstlisting} | ||
396 | -\alert{Produz} | ||
397 | -\begin{itemize} | ||
398 | - \item Meia dúzia de ovos. | ||
399 | - \item 100g de açúcar. | ||
400 | - \item 500g de farinha. | ||
401 | - \item 0,5L de leite. | ||
402 | -\end{itemize} | ||
403 | - \end{exampleblock} | ||
404 | -\end{frame} | ||
405 | -% | ||
406 | -% | ||
407 | -% | ||
408 | -\begin{frame}[fragile] | ||
409 | - \frametitle{Listas Ordenadas} | ||
410 | - \begin{exampleblock}{Listas Ordenadas} | ||
411 | -\begin{lstlisting} | ||
412 | -\begin{enumerate} | ||
413 | - \item Separar as claras das gemas. | ||
414 | - \item Bater as claras em castelo. | ||
415 | - \item Misturar bem o leite com as gemas. | ||
416 | - \item ... | ||
417 | -\end{enumerate} | ||
418 | -\end{lstlisting} | ||
419 | -\alert{Produz} | ||
420 | -\begin{enumerate} | ||
421 | - \item Separar as claras das gemas. | ||
422 | - \item Bater as claras em castelo. | ||
423 | - \item Misturar bem o leite com as gemas. | ||
424 | - \item ... | ||
425 | -\end{enumerate} | ||
426 | - \end{exampleblock} | ||
427 | -\end{frame} | ||
428 | -% | ||
429 | -% | ||
430 | -% | ||
431 | -\begin{frame}[fragile] | ||
432 | - \frametitle{Listas de Termos} | ||
433 | - \begin{exampleblock}{Listas de Termos} | ||
434 | -\begin{lstlisting} | ||
435 | -\begin{description} | ||
436 | - \item[Energia] 1870kJ. | ||
437 | - \item[Lípidos] 16,0g. | ||
438 | - \item[Hid. Carb.] 68,6g. | ||
439 | -\end{description} | ||
440 | -\end{lstlisting} | ||
441 | -\alert{Produz} | ||
442 | -\begin{description} | ||
443 | - \item[Energia] 1870kJ. | ||
444 | - \item[Lípidos] 16,0g. | ||
445 | - \item[Hid. Carb.] 68,6g. | ||
446 | -\end{description} | ||
447 | - \end{exampleblock} | ||
448 | -\end{frame} | ||
449 | -% | ||
450 | -% | ||
451 | -% | ||
452 | -\begin{frame}{Exercício 05, Listas} | ||
453 | -Procure na \emph{internet} uma receita culinária simples. Use uma \alert{lista | ||
454 | -não ordenada} para indicar os ingredientes, uma \alert{lista numerada} para os | ||
455 | -passos da receita e uma \alert{lista de termos} para a declaração nutricional. | ||
456 | - | ||
457 | -\bigskip | ||
458 | -Coloque os ingredientes, passos da confecção e a declaração nutricional em | ||
459 | -subsecções não numeradas e a receita numa secção numerada, com o nome da | ||
460 | -receita. | ||
461 | -\end{frame} | ||
462 | -% | ||
463 | -% | ||
464 | -% | ||
465 | -\begin{frame}{Exercício 05 (Resultado)} | ||
466 | - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-05.png} | ||
467 | -\end{frame} | ||
468 | -% | ||
469 | -% | ||
470 | -% | ||
471 | -\subsection{Comandos Simples} | ||
472 | -% | ||
473 | -% | ||
474 | -% | ||
475 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Comandos e Ambientes} | ||
476 | - | ||
477 | -\begin{itemize} | ||
478 | -\item Nos exercícios anteriores encontrámos vários comandos: | ||
479 | -\begin{enumerate} | ||
480 | - \item \lstinline|\section{...}|. | ||
481 | - \item \lstinline|\item ...|. | ||
482 | - \item \lstinline|\emph{...}|. \alert{Teste rápido:} O que faz este comando? | ||
483 | - \item \emph{etc}. | ||
484 | -\end{enumerate} | ||
485 | -\item E também encontrámos ambientes: | ||
486 | -\begin{enumerate} | ||
487 | - \item \lstinline|\begin{document} ... \end{document}|. | ||
488 | - \item \lstinline|\begin{itemize} ... \end{itemize}|. | ||
489 | - \item \emph{etc}. | ||
490 | -\end{enumerate} | ||
491 | - | ||
492 | -\item A diferença essencial entre um comando e um ambiente é: | ||
493 | -\begin{description} | ||
494 | -\item[comando] ``Faz isto \alert{aqui}''. | ||
495 | -\item[ambiente] ``Funciona desta forma \alert{daqui} até \alert{ali}''. | ||
496 | -\end{description} | ||
497 | -\end{itemize} | ||
498 | -\end{frame} | ||
499 | -% | ||
500 | -% | ||
501 | -% | ||
502 | -\begin{frame}{Definir Comandos e Ambientes} | ||
503 | - \begin{quote} | ||
504 | - Embora o \LaTeX\ defina imensos comandos e ambientes, e os | ||
505 | - \emph{packages} aumentem esta lista, por vezes (de facto, quase sempre) | ||
506 | - põe-se a necessidade de definirmos os nossos próximos comandos ou | ||
507 | - ambientes. | ||
508 | - \end{quote} | ||
509 | - \begin{itemize} | ||
510 | - \item Repetições frequentes (``por exemplo, ''). | ||
511 | - \item Consistência (``por exemplo, '', ``\emph{e.g.} '') | ||
512 | - \item Controlo (substituir os ``\emph{e.g.} '' por ``por exemplo, '') | ||
513 | - \end{itemize} | ||
514 | -\end{frame} | ||
515 | -% | ||
516 | -% | ||
517 | -% | ||
518 | -\newcommand{\eg}[1]{(por exemplo, #1)} | ||
519 | -% | ||
520 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Definir um Comando} | ||
521 | -\begin{block}{Sintaxe para definir comandos} | ||
522 | -\begin{lstlisting} | ||
523 | -\newcommand{\COMANDO}[NÚM.ARGUMENTOS]{ ... } | ||
524 | -\end{lstlisting} | ||
525 | -\end{block} | ||
526 | - | ||
527 | -Por exemplo | ||
528 | - | ||
529 | -\begin{exampleblock}{``por exemplo''} | ||
530 | -\begin{lstlisting} | ||
531 | -\newcommand{\eg}[1]{(por exemplo, #1)} | ||
532 | -... | ||
533 | -e temos \eg{com os comandos} melhor desempenho. | ||
534 | -\end{lstlisting} | ||
535 | -\end{exampleblock} | ||
536 | - | ||
537 | -produz ``e temos \eg{com os comandos} melhor desempenho.'' no documento. | ||
538 | -\end{frame} | ||
539 | -% | ||
540 | -% | ||
541 | -% | ||
542 | -\newenvironment{ac}[1] | ||
543 | -{\begin{flushright}\textbf{A/C #1}\\} | ||
544 | -{\end{flushright}} | ||
545 | -% | ||
546 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Definir um Ambiente} | ||
547 | -\begin{block}{Sintaxe para definir um ambiente} | ||
548 | -\begin{lstlisting} | ||
549 | -\newenvironment{AMB}[NÚM.ARGUMENTOS]{INÍCIO}{FIM} | ||
550 | -\end{lstlisting} | ||
551 | -\end{block} | ||
552 | -Por exemplo | ||
553 | -\begin{exampleblock}{``Ao Cuidado de...''} | ||
554 | -\begin{lstlisting} | ||
555 | -\newenvironment{ac}[1] | ||
556 | -{\begin{flushright}\textbf{A/C #1}\\} | ||
557 | -{\end{flushright}} | ||
558 | -... | ||
559 | -\begin{ac}{Dona Ingrácia} | ||
560 | - Seguem os documentos anexos. | ||
561 | -\end{ac} | ||
562 | -\end{lstlisting} | ||
563 | -\end{exampleblock} | ||
564 | -produz um parágrafo com o texto | ||
565 | -\begin{ac}{Dona Ingrácia} | ||
566 | - Seguem os documentos anexos. | ||
567 | -\end{ac} | ||
568 | -\end{frame} | ||
569 | -% | ||
570 | -% | ||
571 | -% | ||
572 | -\newcommand{\cotacao}[1]{\textbf{Cotação #1 valores.}} | ||
573 | -\newenvironment{exercicio}[1]{\\ \textbf{Exercício #1}: }{\\} | ||
574 | -% | ||
575 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Exercício 06, Comandos e Ambientes} | ||
576 | - Definir comandos e ambientes para testes, exames, \emph{etc}: | ||
577 | - \begin{enumerate} | ||
578 | - \item Defina um comando para mostrar, \textbf{a negrito} a cotação de uma | ||
579 | - pergunta. Por exemplo, \lstinline|\cotacao{2}| produz ``\cotacao{2}''. | ||
580 | - \item Defina um ambiente para ``embrulhar cada exercício''. Por exemplo | ||
581 | - \begin{lstlisting} | ||
582 | -\begin{exercicio}{3} | ||
583 | -Quem foi o primeiro rei de Portugal? | ||
584 | -\end{exercicio} | ||
585 | - \end{lstlisting} | ||
586 | -deve produzir o seguinte: | ||
587 | -\begin{exercicio}{3} | ||
588 | -Quem foi o primeiro rei de Portugal? | ||
589 | -\end{exercicio} | ||
590 | - \end{enumerate} | ||
591 | -\end{frame} | ||
592 | -% | ||
593 | -% | ||
594 | -% | ||
595 | -\begin{frame}{Exercício 06 (Resolução)} | ||
596 | - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-06.png} | ||
597 | -\end{frame} | ||
598 | -% | ||
599 | -% | ||
600 | -% | ||
601 | -\section{Documentos Comuns} | ||
602 | -% | ||
603 | -% | ||
604 | -% | ||
605 | -\begin{frame}{Objetivos Desta Aula} | ||
606 | - \Large | ||
607 | - \begin{itemize} | ||
608 | - \item Usar o \LaTeX\ para fazer uma apresentação. | ||
609 | - \item Definir tabelas. | ||
610 | - \item Importar imagens. | ||
611 | - \item Posicionar elementos flutuantes. | ||
612 | - \item Usar os comandos mais comuns em publicações académicas. | ||
613 | - \end{itemize} | ||
614 | -\end{frame} | ||
615 | -% | ||
616 | -% | ||
617 | -% | ||
618 | -\subsection{Apresentações} | ||
619 | -% | ||
620 | -% | ||
621 | -% | ||
622 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{A Classe beamer} | ||
623 | - \begin{quote} | ||
624 | - As apresentações (como esta) são documentos da classe | ||
625 | - \lstinline|beamer|, que proporciona várias opções para definir o | ||
626 | - \alert{aspeto} e a \alert{navegação}. | ||
627 | - \end{quote} | ||
628 | - | ||
629 | - \begin{exampleblock}{Apresentação Base} | ||
630 | -\begin{lstlisting} | ||
631 | -\documentclass{beamer} | ||
632 | -\usepackage[T1]{fontenc} | ||
633 | -\usepackage[utf8]{inputenc} | ||
634 | -\usepackage[portuges]{babel} | ||
635 | -\begin{document} | ||
636 | - \begin{frame}{Título da Página} | ||
637 | - % Conteúdo da primeira página | ||
638 | - \end{frame} | ||
639 | -\end{document} | ||
640 | -\end{lstlisting} | ||
641 | - \end{exampleblock} | ||
642 | -\end{frame} | ||
643 | -% | ||
644 | -% | ||
645 | -% | ||
646 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{O Aspeto das Apresentações} | ||
647 | - \begin{quote} | ||
648 | - O \alert{aspeto} de uma apresentação tem duas componentes: | ||
649 | - \begin{itemize} | ||
650 | - \item O conjunto de cores. | ||
651 | - \item A forma e presença de elementos como rodapés, cabeçalhos, barras | ||
652 | - laterais, caixas, \emph{etc}. | ||
653 | - \end{itemize} | ||
654 | - \end{quote} | ||
655 | - \begin{exampleblock}{Elementos e Cores numa Apresentação} | ||
656 | -\begin{lstlisting} | ||
657 | -\documentclass{beamer} | ||
658 | -\usetheme{boxes} % Elementos | ||
659 | -\usecolortheme{dolphin} % Cores | ||
660 | -... | ||
661 | -\end{lstlisting} | ||
662 | - \end{exampleblock} | ||
663 | -\end{frame} | ||
664 | -% | ||
665 | -% | ||
666 | -% | ||
667 | -\begin{frame}{Exercício 07, Aspeto das Apresentações} | ||
668 | - \large | ||
669 | - \begin{enumerate} | ||
670 | - \item Vá à | ||
671 | - \URL{http://deic.uab.es/~iblanes/beamer_gallery/individual/default-default-default.html}{Galeria | ||
672 | - de temas Beamer} ver as opções de elementos e de cores disponíveis. | ||
673 | - \item Experimente várias combinações de elementos e cores. | ||
674 | - \end{enumerate} | ||
675 | -\end{frame} | ||
676 | -% | ||
677 | -% | ||
678 | -% | ||
679 | -\begin{frame}{Exercício 07 (Resultado)} | ||
680 | - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-07.png} | ||
681 | -\end{frame} | ||
682 | -% | ||
683 | -% | ||
684 | -% | ||
685 | -\begin{frame}{Navegação nas Apresentações} | ||
686 | - | ||
687 | -\end{frame} | ||
688 | -% | ||
689 | -% | ||
690 | -% | ||
691 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Página de Rosto} | ||
692 | -\begin{exampleblock}{Informação na Página de Rosto} | ||
693 | -\begin{lstlisting} | ||
694 | -% Preâmbulo | ||
695 | -\title{Titulo} | ||
696 | -\subtitle{Subtitulo} | ||
697 | -\author{Nomes} | ||
698 | -\date{Data} | ||
699 | -\institute{Instituição} | ||
700 | -% ... | ||
701 | -\begin{document} | ||
702 | - \begin{frame}[plain] | ||
703 | - \titlepage | ||
704 | - \end{frame} | ||
705 | -\end{document} | ||
706 | -\end{lstlisting} | ||
707 | -\end{exampleblock} | ||
708 | -\end{frame} | ||
709 | -% | ||
710 | -% | ||
711 | -% | ||
712 | -\begin{frame}{Screenshot de Página de Rosto} | ||
713 | - \includegraphics[width=\textwidth]{images/beamer-rosto.png} | ||
714 | -\end{frame} | ||
715 | -% | ||
716 | -% | ||
717 | -% | ||
718 | -\begin{frame}{Página de Conteúdos} | ||
719 | - | ||
720 | -\end{frame} | ||
721 | -% | ||
722 | -% | ||
723 | -% | ||
724 | -\begin{frame}{Progresso Passo-a-passo} | ||
725 | - | ||
726 | -\end{frame} | ||
727 | -% | ||
728 | -% | ||
729 | -% | ||
730 | -\subsection{Conteúdo, Segunda Parte: Tabelas e Figuras} | ||
731 | -% | ||
732 | -% | ||
733 | -% | ||
734 | -\begin{frame}{Tabelas} | ||
735 | - | ||
736 | -\end{frame} | ||
737 | -% | ||
738 | -% | ||
739 | -% | ||
740 | -\begin{frame}{Figuras} | ||
741 | - | ||
742 | -\end{frame} | ||
743 | -% | ||
744 | -% | ||
745 | -% | ||
746 | -\subsection{Publicações Académicas} | ||
747 | -% | ||
748 | -% | ||
749 | -% | ||
750 | -\begin{frame}{Posicionar Tabelas e Figuras} | ||
751 | - Elementos Flutuantes | ||
752 | -\end{frame} | ||
753 | -% | ||
754 | -% | ||
755 | -% | ||
756 | -\begin{frame}{Etiquetas e Referências} | ||
757 | - | ||
758 | -\end{frame} | ||
759 | -% | ||
760 | -% | ||
761 | -% | ||
762 | -\begin{frame}{Bibliografia} | ||
763 | - | ||
764 | -\end{frame} | ||
765 | -% | ||
766 | -% | ||
767 | -% | ||
768 | -\section{Monografias e Livros} | ||
769 | -% | ||
770 | -% | ||
771 | -% | ||
772 | -\begin{frame}{Objetivos Desta Aula} | ||
773 | - \Large | ||
774 | - \begin{itemize} | ||
775 | - \item Usar o \LaTeX\ para fazer um documento ``grande''. | ||
776 | - \item Separar um documento por vários ficheiros. | ||
777 | - \item Usar as listas de conteúdos, figuras, \emph{etc}. | ||
778 | - \item Usar fontes não \emph{standard}. | ||
779 | - \end{itemize} | ||
780 | -\end{frame} | ||
781 | -% | ||
782 | -% | ||
783 | -% | ||
784 | -\subsection{Documentos ``Grandes''} | ||
785 | -% | ||
786 | -% | ||
787 | -% | ||
788 | -\begin{frame}{A Classe book} | ||
789 | - frontmatter, mainmatter, backmatter | ||
790 | -\end{frame} | ||
791 | -% | ||
792 | -% | ||
793 | -% | ||
794 | -\begin{frame}{Separar um Documento} | ||
795 | - | ||
796 | -\end{frame} | ||
797 | -% | ||
798 | -% | ||
799 | -% | ||
800 | -\begin{frame}{Tabela de Conteúdos, Índice de Figuras, etc} | ||
801 | - | ||
802 | -\end{frame} | ||
803 | -% | ||
804 | -% | ||
805 | -% | ||
806 | -\begin{frame}{Índice Remissivo} | ||
807 | - | ||
808 | -\end{frame} | ||
809 | -% | ||
810 | -% | ||
811 | -% | ||
812 | -\subsection{Extensões} | ||
813 | -% | ||
814 | -% | ||
815 | -% | ||
816 | -\begin{frame}{Fontes e XeLaTeX} | ||
817 | - | ||
818 | -\end{frame} | ||
819 | -% | ||
820 | -% | ||
821 | -% | ||
822 | -\section{Usos Especiais} | ||
823 | -% | ||
824 | -% | ||
825 | -% | ||
826 | -\begin{frame}{Objetivos Desta Aula} | ||
827 | - \Large | ||
828 | - \begin{itemize} | ||
829 | - \item Escrever expressões matemáticas. | ||
830 | - \item Colocar dados externos em tabelas. | ||
831 | - \item Formatar tabelas ``grandes''. | ||
832 | - \item Usar hiperligações. | ||
833 | - \item Definir figuras de alta qualidade. | ||
834 | - \item Dimensionar as páginas e a mancha de texto. | ||
835 | - \end{itemize} | ||
836 | -\end{frame} | ||
837 | -% | ||
838 | -% | ||
839 | -% | ||
840 | -\subsection{Conteúdo, Terceira Parte: Textos Especiais} | ||
841 | -% | ||
842 | -% | ||
843 | -% | ||
844 | -\begin{frame}{Expressões Matemáticas} | ||
845 | - | ||
846 | -\end{frame} | ||
847 | -% | ||
848 | -% | ||
849 | -% | ||
850 | -\begin{frame}{Tabelas e Dados Externos} | ||
851 | - | ||
852 | -\end{frame} | ||
853 | -% | ||
854 | -% | ||
855 | -% | ||
856 | -\begin{frame}{Hiperligações} | ||
857 | - | ||
858 | -\end{frame} | ||
859 | -% | ||
860 | -% | ||
861 | -% | ||
862 | -\subsection{Figuras de Alta Qualidade} | ||
863 | -% | ||
864 | -% | ||
865 | -% | ||
866 | -\begin{frame}{Gráficos de Funções} | ||
867 | - | ||
868 | -\end{frame} | ||
869 | -% | ||
870 | -% | ||
871 | -% | ||
872 | -\begin{frame}{Diagramas} | ||
873 | - | ||
874 | -\end{frame} | ||
875 | -% | ||
876 | -% | ||
877 | -% | ||
878 | -\end{document} | ||
879 | \ No newline at end of file | 0 | \ No newline at end of file |
tex/minicurso.nav
1 | -\beamer@endinputifotherversion {3.36pt} | ||
2 | \headcommand {\slideentry {0}{0}{1}{1/1}{}{0}} | 1 | \headcommand {\slideentry {0}{0}{1}{1/1}{}{0}} |
3 | \headcommand {\beamer@framepages {1}{1}} | 2 | \headcommand {\beamer@framepages {1}{1}} |
4 | \headcommand {\slideentry {0}{0}{2}{2/2}{}{0}} | 3 | \headcommand {\slideentry {0}{0}{2}{2/2}{}{0}} |
tex/minicurso.pdf
No preview for this file type
tex/minicurso.tex
@@ -2,7 +2,7 @@ | @@ -2,7 +2,7 @@ | ||
2 | % | 2 | % |
3 | \documentclass{beamer} | 3 | \documentclass{beamer} |
4 | % | 4 | % |
5 | -\usetheme{Giraldo} | 5 | +\usetheme[sempavor]{Giraldo} |
6 | % | 6 | % |
7 | \usepackage[T1]{fontenc} | 7 | \usepackage[T1]{fontenc} |
8 | % | 8 | % |
@@ -814,7 +814,7 @@ Para \alert{destacar um fragmento de texto} pode usar-se o comando \incode{\ca{\ | @@ -814,7 +814,7 @@ Para \alert{destacar um fragmento de texto} pode usar-se o comando \incode{\ca{\ | ||
814 | % | 814 | % |
815 | % | 815 | % |
816 | \begin{frame}{ | 816 | \begin{frame}{ |
817 | - \exerc{Tabela de Países da União Europeia} | 817 | + \exerc{Tabela de Países} |
818 | \label{ex:tabela.paises.uniao.europeia}} | 818 | \label{ex:tabela.paises.uniao.europeia}} |
819 | \large | 819 | \large |
820 | \begin{enumerate} | 820 | \begin{enumerate} |
@@ -1505,7 +1505,7 @@ Para \alert{destacar um fragmento de texto} pode usar-se o comando \incode{\ca{\ | @@ -1505,7 +1505,7 @@ Para \alert{destacar um fragmento de texto} pode usar-se o comando \incode{\ca{\ | ||
1505 | \item[Sem Serifas] \incode{\cmd{sfdefault}}: \textsf{Texto sem serifas}. | 1505 | \item[Sem Serifas] \incode{\cmd{sfdefault}}: \textsf{Texto sem serifas}. |
1506 | \item[Mono-espaço] \incode{\cmd{ttdefault}}: \texttt{Texto mono-espaçado}. | 1506 | \item[Mono-espaço] \incode{\cmd{ttdefault}}: \texttt{Texto mono-espaçado}. |
1507 | \end{description} | 1507 | \end{description} |
1508 | - \item Também é possível usarem-se outras fontes disponíveis no computador ({\fontspec{Luminari} como, por exemplo, neste fragmento}) mas os resultados dependem da qualidade da fonte escolhida. | 1508 | + \item Também é possível usarem-se outras fontes disponíveis no computador ({\fontspec{LobsterTwo} como, por exemplo, neste fragmento}) mas os resultados dependem da qualidade da fonte escolhida. |
1509 | \end{itemize} | 1509 | \end{itemize} |
1510 | \vermais{https://en.wikibooks.org/wiki/LaTeX/Fonts}{Fonts} | 1510 | \vermais{https://en.wikibooks.org/wiki/LaTeX/Fonts}{Fonts} |
1511 | \end{frame} | 1511 | \end{frame} |