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... | ... | @@ -1,878 +0,0 @@ |
1 | -%!TEX program = xelatex | |
2 | -% | |
3 | -\documentclass{beamer} | |
4 | -% | |
5 | -\usetheme{Giraldo} | |
6 | -% | |
7 | -\usepackage[T1]{fontenc} | |
8 | -% | |
9 | -%\usepackage[utf8]{inputenc} | |
10 | -% | |
11 | -\usepackage[portuges]{babel} | |
12 | -% | |
13 | -\usepackage{tikz} | |
14 | -% | |
15 | -\usepackage{graphicx} | |
16 | -% | |
17 | -\usepackage{hyperref} | |
18 | -% | |
19 | -\newcommand{\URL}[2]{\href{#1}{\color{blue}\underline{#2}}} | |
20 | -% | |
21 | -\usepackage{ragged2e} | |
22 | -% | |
23 | -\usepackage{listings} | |
24 | -\lstset{ | |
25 | - language=[LaTeX]{TeX}, | |
26 | - basicstyle=\ttfamily\scriptsize, | |
27 | - keywordstyle=\bfseries, | |
28 | - commentstyle=\color{gray}, | |
29 | - identifierstyle=, | |
30 | - % stringstyle=\ttfamily, | |
31 | - morekeywords={section, subsection}, | |
32 | - %morekeywords={}, | |
33 | - otherkeywords={$, \{ ,\} , [ , ] }, | |
34 | - tabsize=2, | |
35 | - escapeinside=|| | |
36 | -} | |
37 | -% | |
38 | -\newcommand{\code}[1]{\texttt{\textup{#1}}} | |
39 | -% | |
40 | -% | |
41 | -% | |
42 | -\title{Mini-curso \LaTeX} | |
43 | -\subtitle{De Principiante a Produtivo em Quatro Aulas} | |
44 | -\author{Francisco Coelho} | |
45 | -\date{22 e 29 de novembro, 6 e 13 de dezembro de | |
46 | -2016\\\url{http://evunix.uevora.pt/~fc/latex/minicurso.pdf}} | |
47 | -\institute[\texttt{fc@uevora.pt}]{ | |
48 | - Departamento de Informática\\ | |
49 | - Escola de Ciências e Tecnologia\\ | |
50 | - Universidade de Évora | |
51 | -} | |
52 | -% | |
53 | -% | |
54 | -% | |
55 | -\begin{document} | |
56 | -% | |
57 | -% | |
58 | -% | |
59 | -\begin{frame}[plain] | |
60 | - \titlepage | |
61 | -\end{frame} | |
62 | -% | |
63 | -% | |
64 | -% | |
65 | -\begin{frame}{A Função do \LaTeX} | |
66 | - \begin{quote}\huge | |
67 | - Os autores não devem preocupar-se com (nem sequer têm de saber) as inúmeras | |
68 | - \alert{regras tipográficas} que produzem um documento bem apresentado. | |
69 | - \end{quote} | |
70 | -\end{frame} | |
71 | -% | |
72 | -% | |
73 | -% | |
74 | -\begin{frame}{Programa} | |
75 | - \tableofcontents | |
76 | -\end{frame} | |
77 | -% | |
78 | -% | |
79 | -% | |
80 | -\section{Primeiros Passos} | |
81 | -% | |
82 | -% | |
83 | -% | |
84 | -\begin{frame}{Objetivos Desta Aula} | |
85 | - \Large | |
86 | - \begin{itemize} | |
87 | - \item Fazer o primeiro documento \LaTeX. | |
88 | - \item Organizar um documento por secções, \emph{etc}. | |
89 | - \item Fazer listas (numeradas, de itens e de termos). | |
90 | - \item Fazer comandos e ambientes simples. | |
91 | - \item Encontrar documentação, exemplos, ajuda, \emph{etc}. | |
92 | - \end{itemize} | |
93 | -\end{frame} | |
94 | -% | |
95 | -% | |
96 | -% | |
97 | -\subsection{Preparação} | |
98 | -% | |
99 | -% | |
100 | -% | |
101 | -\begin{frame}{Instalação do \LaTeX: Distribuições} | |
102 | - \begin{quote} | |
103 | - O \LaTeX\ consiste num conjunto de vários programas. Uma | |
104 | - \alert{distribuição} é uma determinada seleção de programas, que pode | |
105 | - incluir editores, estilos, classes, \emph{etc}. | |
106 | - \end{quote} | |
107 | - | |
108 | - As distribuições mais comuns são: | |
109 | - \begin{itemize} | |
110 | - \item \URL{http://www.tug.org/texlive/}{TeX Live} para qualquer sistema | |
111 | - operativo. | |
112 | - \item \URL{http://www.tug.org/mactex/}{MacTeX} variante do \emph{TeX Live} | |
113 | - para \emph{macOS}. | |
114 | - \item \URL{http://www.miktex.org/}{MiKTeX} para \emph{Windows}. | |
115 | - % \item \href{http://www.tug.org/interest.html#free}{outras}. | |
116 | - \end{itemize} | |
117 | - | |
118 | - Para escrever documentos podem ser usados vários editores: | |
119 | - \begin{itemize} | |
120 | - \item \URL{http://texstudio.sourceforge.net/}{TeXStudio} para qualquer | |
121 | - sistema operativo. | |
122 | - \item \URL{http://www.lyx.org/}{LyX} para principiantes inseguros. | |
123 | - \end{itemize} | |
124 | -\end{frame} | |
125 | -% | |
126 | -% | |
127 | -% | |
128 | -\begin{frame}{Screenshot do TexStudio} | |
129 | - \includegraphics[width=0.98\textwidth]{images/texstudio.png} | |
130 | -\end{frame} | |
131 | -% | |
132 | -% | |
133 | -% | |
134 | -\begin{frame}{Serviços Online} | |
135 | - \begin{quote} | |
136 | - Também pode usar o \LaTeX\ sem o instalar no seu computador, usando um | |
137 | - editor \alert{\emph{online}}. Uma vantagem desta opção é a facilidade de | |
138 | - colaboração entre vários autores. Por outro lado terá de criar uma conta | |
139 | - pessoal, o que implica partilhar o seu \emph{email}\ldots | |
140 | - \end{quote} | |
141 | - | |
142 | - Os serviços de edição \LaTeX mais comuns são: | |
143 | - \begin{itemize} | |
144 | - \item O \URL{https://pt.sharelatex.com}{ShareLaTeX}, traduzido para (mau) | |
145 | - português, é, talvez, o serviço mais completo. Oferece a possibilidade | |
146 | - (paga) de sincronizar com o \emph{Dropbox} e com o \emph{Google Drive}. | |
147 | - \item O \URL{https://www.overleaf.com}{Overleaf} é semelhante ao | |
148 | - \emph{ShareLaTeX}. | |
149 | - \end{itemize} | |
150 | -\end{frame} | |
151 | -% | |
152 | -% | |
153 | -% | |
154 | -\begin{frame}{Screenshot do ShareLaTeX} | |
155 | - \includegraphics[width=0.98\textwidth]{images/sharelatex.png} | |
156 | -\end{frame} | |
157 | -% | |
158 | -% | |
159 | -% | |
160 | -\begin{frame}{Informação online} | |
161 | - \begin{itemize} | |
162 | - \item Entrada: \URL{http://www.latex-project.org/}{LaTeX Project}. | |
163 | - \item Perguntas/Respostas: | |
164 | - \URL{http://tex.stackexchange.com/}{TeX@stackexchange}. | |
165 | - \item Comunidade: \URL{http://latex-community.org/}{LaTeX Community}, | |
166 | - \URL{https://www.tug.org/}{TUG} e | |
167 | - \URL{http://gentzen.mat.uc.pt/~gutpt/index.php}{GUTpt}. | |
168 | - \item Exemplos: \URL{http://www.texample.net/}{TeXample.net}. | |
169 | - \item Modelos: \URL{http://www.latextemplates.com/}{LaTeX Templates}. | |
170 | - \end{itemize} | |
171 | - | |
172 | - Além destes endereços, \emph{google is your friend.} | |
173 | -\end{frame} | |
174 | -% | |
175 | -% | |
176 | -% | |
177 | -\begin{frame}{Screenshot da pesquisa ``latex'' no Google} | |
178 | - \includegraphics[width=0.98\textwidth]{images/google-latex.png} | |
179 | -\end{frame} | |
180 | -% | |
181 | -% | |
182 | -% | |
183 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Exercício 01, Teste de Integridade} | |
184 | - \begin{exampleblock}{Primeiro Documento} | |
185 | -\begin{lstlisting} | |
186 | -\documentclass{article} | |
187 | -\begin{document} | |
188 | -Primeiro documento. | |
189 | -\end{document} | |
190 | -\end{lstlisting} | |
191 | - \end{exampleblock} | |
192 | - \begin{enumerate} | |
193 | - \item \emph{Se optou por usar uma instalação do \LaTeX\ no seu computador}, | |
194 | - abra seu o editor preferido (por exemplo, o TeXStudio); \emph{Se optou por | |
195 | - usar um serviço \emph{online}} (por exemplo, o ShareLaTeX), abra o | |
196 | - \emph{browser} na página da sua conta. | |
197 | - \item Copie o texto do exemplo acima. | |
198 | - \item \alert{Compile} (\emph{typeset}) o documento. | |
199 | - \end{enumerate} | |
200 | -\end{frame} | |
201 | -% | |
202 | -% | |
203 | -% | |
204 | -\begin{frame}{Exercício 01 (Resultado)} | |
205 | - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-01.png} | |
206 | -\end{frame} | |
207 | -% | |
208 | -% | |
209 | -% | |
210 | -\subsection{Conteúdo, Primeira Parte: Organização do Documento} | |
211 | -% | |
212 | -% | |
213 | -% | |
214 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Classe, Preâmbulo e Conteúdo} | |
215 | -\begin{exampleblock}{Classe, Preâmbulo e Texto} | |
216 | -\begin{lstlisting} | |
217 | -\documentclass{article} % Classe do documento | |
218 | -% Preâmbulo | |
219 | -\begin{document} | |
220 | -% Conteúdo | |
221 | -\end{document} | |
222 | -\end{lstlisting} | |
223 | -\end{exampleblock} | |
224 | - \begin{itemize} | |
225 | - \item A \alert{classe} define o tipo de documento: um livro | |
226 | - (\lstinline|book|), um artigo (\lstinline|article|), uma apresentação | |
227 | - (\lstinline|beamer|), \emph{etc}. | |
228 | - \item No \alert{preâmbulo} são ``importados'' comandos que podemos querer | |
229 | - usar. Por exemplo, para incluir figuras, fazer diagramas, mudar a lingua, | |
230 | - \emph{etc}. | |
231 | - \item O \alert{conteúdo} é introduzido entre \lstinline|\begin{document}| | |
232 | - e \lstinline|\end{document}|. É este texto que definir o resultado final. | |
233 | - \end{itemize} | |
234 | -\end{frame} | |
235 | -% | |
236 | -% | |
237 | -% | |
238 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Opções Comuns no Preâmbulo} | |
239 | -\begin{exampleblock}{Opções Comuns no Preâmbulo} | |
240 | -\begin{lstlisting} | |
241 | -\documentclass{article} | |
242 | -% Fontes internacionais de melhor qualidade. | |
243 | -\usepackage[T1]{fontenc} | |
244 | -% Carateres internacionais. | |
245 | -\usepackage[utf8]{inputenc} | |
246 | -% Traduções para Português. | |
247 | -\usepackage[portuges]{babel} % "portuges"!!! | |
248 | -% Incluir imagens | |
249 | -\usepackage{graphicx} | |
250 | -\begin{document} | |
251 | -% Conteúdo | |
252 | -\end{document} | |
253 | -\end{lstlisting} | |
254 | -\end{exampleblock} | |
255 | -\end{frame} | |
256 | -% | |
257 | -% | |
258 | -% | |
259 | -\begin{frame}{Divisões de um Documento} | |
260 | - \begin{itemize} | |
261 | - \item Secções e Subsecções em todos os tipos de documentos. | |
262 | - \item Capítulos e Partes em livros (ou monografias). | |
263 | - \item Divisões Não Numeradas. | |
264 | - \end{itemize} | |
265 | -\end{frame} | |
266 | -% | |
267 | -% | |
268 | -% | |
269 | -\begin{frame}[fragile] | |
270 | - \frametitle{Secções e Subsecções} | |
271 | - \begin{exampleblock}{Secções e Subsecções}%Exemplo: } | |
272 | -\begin{lstlisting} | |
273 | -\section{Aula 1} | |
274 | -% | |
275 | -% Resumir o que vai ser apresentado hoje. | |
276 | -% | |
277 | -Nesta aula ... | |
278 | - | |
279 | -\subsection{Preparação} | |
280 | -% | |
281 | -% 1. Instalar o tex | |
282 | -% 2. Escolher um editor | |
283 | -% ... | |
284 | -% | |
285 | -Para instalar o \LaTeX ... | |
286 | -\end{lstlisting} | |
287 | - \end{exampleblock} | |
288 | -\end{frame} | |
289 | -% | |
290 | -% | |
291 | -% | |
292 | -\begin{frame}{Exercício 02, Secções e Subsecções} | |
293 | -Faça um pequeno documento com secções e sub-secções. Por exemplo, o esboço do | |
294 | -programa de uma disciplina. | |
295 | -\end{frame} | |
296 | -% | |
297 | -% | |
298 | -% | |
299 | -\begin{frame}{Exercício 02 (Resultado)} | |
300 | - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-02.png} | |
301 | -\end{frame} | |
302 | -% | |
303 | -% | |
304 | -% | |
305 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Partes e Capítulos} | |
306 | - \begin{quote} | |
307 | - \emph{Em documentos mais extensos}, como livros ou monografias, além das | |
308 | - secções e subsecções, também é comum usarem-se \alert{partes} e | |
309 | - \alert{capítulos}. | |
310 | - \end{quote} | |
311 | - \begin{block}{Exercício 03, Partes e Capítulos} | |
312 | - Os comandos para partes e capítulos são, respetivamente, | |
313 | - \lstinline|\part{...}| e \lstinline|\chapter{...}|. | |
314 | - | |
315 | - \bigskip | |
316 | - Modifique o documento do Exercício 02 de forma a ter partes e | |
317 | - capítulos, além das secções e subsecções. | |
318 | - | |
319 | - \bigskip | |
320 | - Por exemplo, sendo uma secção uma ``disciplina'', contemple vários anos | |
321 | - (os ``capítulos'') e vários cursos (as ``partes''). | |
322 | - \end{block} | |
323 | -\end{frame} | |
324 | -% | |
325 | -% | |
326 | -% | |
327 | -\begin{frame}{Exercício 03 (Mau Resultado)} | |
328 | - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-03-1.png} | |
329 | -\end{frame} | |
330 | -% | |
331 | -% | |
332 | -% | |
333 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Exercício 03 (Resultado)} | |
334 | - Corrigindo a classe de \lstinline|article| para \lstinline|book|: | |
335 | - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-03-2.png} | |
336 | -\end{frame} | |
337 | -% | |
338 | -% | |
339 | -% | |
340 | -\begin{frame}{Divisões Não Numeradas} | |
341 | -\begin{itemize} | |
342 | -\item Certos comandos têm um comportamento padrão. Por exemplo | |
343 | -\code{\textbackslash section\{...\}} inicia uma secção automaticamente numerada. | |
344 | - | |
345 | -\item Porém, frequentemente estamos interessados num \alert{comportamento | |
346 | -alternativo}. Por exemplo, iniciar uma secção não numerada. | |
347 | - | |
348 | -\item O comportamento alternativo (em alguns casos) é ativado acrescentado um | |
349 | -\code{*} ao nome do comando: \code{\textbackslash section*\{...\}}. | |
350 | - | |
351 | -\item Para as divisões dos documentos (partes, capítulos, secções e subsecções) | |
352 | -o comportamento alternativo consiste em \alert{não numerar} a respetiva divisão. | |
353 | -\end{itemize} | |
354 | -\end{frame} | |
355 | -% | |
356 | -% | |
357 | -% | |
358 | -\begin{frame}{Exercício 04, Divisões Não Numeradas} | |
359 | -Com base no documento do Exercício 02 faça um documento em que as subsecções | |
360 | -não são numeradas. | |
361 | - | |
362 | -Use os comandos \code{\textbackslash section\{...\}} (para as secções | |
363 | -numeradas) e \code{\textbackslash subsection*\{...\}} (para as subsecções não | |
364 | -numeradas). | |
365 | -\end{frame} | |
366 | -% | |
367 | -% | |
368 | -% | |
369 | -\begin{frame}{Exercício 04 (Resultado)} | |
370 | - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-04.png} | |
371 | -\end{frame} | |
372 | -% | |
373 | -% | |
374 | -% | |
375 | -\begin{frame}{Listas} | |
376 | - \begin{itemize} | |
377 | - \item Listas Não Ordenadas. | |
378 | - \item Listas Ordenadas. | |
379 | - \item Listas de Termos. | |
380 | - \end{itemize} | |
381 | -\end{frame} | |
382 | -% | |
383 | -% | |
384 | -% | |
385 | -\begin{frame}[fragile] | |
386 | - \frametitle{Listas Não Ordenadas} | |
387 | - \begin{exampleblock}{Listas Não Ordenadas} | |
388 | -\begin{lstlisting} | |
389 | -\begin{itemize} | |
390 | - \item Meia dúzia de ovos. | |
391 | - \item 100g de açúcar. | |
392 | - \item 500g de farinha. | |
393 | - \item 0,5L de leite. | |
394 | -\end{itemize} | |
395 | -\end{lstlisting} | |
396 | -\alert{Produz} | |
397 | -\begin{itemize} | |
398 | - \item Meia dúzia de ovos. | |
399 | - \item 100g de açúcar. | |
400 | - \item 500g de farinha. | |
401 | - \item 0,5L de leite. | |
402 | -\end{itemize} | |
403 | - \end{exampleblock} | |
404 | -\end{frame} | |
405 | -% | |
406 | -% | |
407 | -% | |
408 | -\begin{frame}[fragile] | |
409 | - \frametitle{Listas Ordenadas} | |
410 | - \begin{exampleblock}{Listas Ordenadas} | |
411 | -\begin{lstlisting} | |
412 | -\begin{enumerate} | |
413 | - \item Separar as claras das gemas. | |
414 | - \item Bater as claras em castelo. | |
415 | - \item Misturar bem o leite com as gemas. | |
416 | - \item ... | |
417 | -\end{enumerate} | |
418 | -\end{lstlisting} | |
419 | -\alert{Produz} | |
420 | -\begin{enumerate} | |
421 | - \item Separar as claras das gemas. | |
422 | - \item Bater as claras em castelo. | |
423 | - \item Misturar bem o leite com as gemas. | |
424 | - \item ... | |
425 | -\end{enumerate} | |
426 | - \end{exampleblock} | |
427 | -\end{frame} | |
428 | -% | |
429 | -% | |
430 | -% | |
431 | -\begin{frame}[fragile] | |
432 | - \frametitle{Listas de Termos} | |
433 | - \begin{exampleblock}{Listas de Termos} | |
434 | -\begin{lstlisting} | |
435 | -\begin{description} | |
436 | - \item[Energia] 1870kJ. | |
437 | - \item[Lípidos] 16,0g. | |
438 | - \item[Hid. Carb.] 68,6g. | |
439 | -\end{description} | |
440 | -\end{lstlisting} | |
441 | -\alert{Produz} | |
442 | -\begin{description} | |
443 | - \item[Energia] 1870kJ. | |
444 | - \item[Lípidos] 16,0g. | |
445 | - \item[Hid. Carb.] 68,6g. | |
446 | -\end{description} | |
447 | - \end{exampleblock} | |
448 | -\end{frame} | |
449 | -% | |
450 | -% | |
451 | -% | |
452 | -\begin{frame}{Exercício 05, Listas} | |
453 | -Procure na \emph{internet} uma receita culinária simples. Use uma \alert{lista | |
454 | -não ordenada} para indicar os ingredientes, uma \alert{lista numerada} para os | |
455 | -passos da receita e uma \alert{lista de termos} para a declaração nutricional. | |
456 | - | |
457 | -\bigskip | |
458 | -Coloque os ingredientes, passos da confecção e a declaração nutricional em | |
459 | -subsecções não numeradas e a receita numa secção numerada, com o nome da | |
460 | -receita. | |
461 | -\end{frame} | |
462 | -% | |
463 | -% | |
464 | -% | |
465 | -\begin{frame}{Exercício 05 (Resultado)} | |
466 | - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-05.png} | |
467 | -\end{frame} | |
468 | -% | |
469 | -% | |
470 | -% | |
471 | -\subsection{Comandos Simples} | |
472 | -% | |
473 | -% | |
474 | -% | |
475 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Comandos e Ambientes} | |
476 | - | |
477 | -\begin{itemize} | |
478 | -\item Nos exercícios anteriores encontrámos vários comandos: | |
479 | -\begin{enumerate} | |
480 | - \item \lstinline|\section{...}|. | |
481 | - \item \lstinline|\item ...|. | |
482 | - \item \lstinline|\emph{...}|. \alert{Teste rápido:} O que faz este comando? | |
483 | - \item \emph{etc}. | |
484 | -\end{enumerate} | |
485 | -\item E também encontrámos ambientes: | |
486 | -\begin{enumerate} | |
487 | - \item \lstinline|\begin{document} ... \end{document}|. | |
488 | - \item \lstinline|\begin{itemize} ... \end{itemize}|. | |
489 | - \item \emph{etc}. | |
490 | -\end{enumerate} | |
491 | - | |
492 | -\item A diferença essencial entre um comando e um ambiente é: | |
493 | -\begin{description} | |
494 | -\item[comando] ``Faz isto \alert{aqui}''. | |
495 | -\item[ambiente] ``Funciona desta forma \alert{daqui} até \alert{ali}''. | |
496 | -\end{description} | |
497 | -\end{itemize} | |
498 | -\end{frame} | |
499 | -% | |
500 | -% | |
501 | -% | |
502 | -\begin{frame}{Definir Comandos e Ambientes} | |
503 | - \begin{quote} | |
504 | - Embora o \LaTeX\ defina imensos comandos e ambientes, e os | |
505 | - \emph{packages} aumentem esta lista, por vezes (de facto, quase sempre) | |
506 | - põe-se a necessidade de definirmos os nossos próximos comandos ou | |
507 | - ambientes. | |
508 | - \end{quote} | |
509 | - \begin{itemize} | |
510 | - \item Repetições frequentes (``por exemplo, ''). | |
511 | - \item Consistência (``por exemplo, '', ``\emph{e.g.} '') | |
512 | - \item Controlo (substituir os ``\emph{e.g.} '' por ``por exemplo, '') | |
513 | - \end{itemize} | |
514 | -\end{frame} | |
515 | -% | |
516 | -% | |
517 | -% | |
518 | -\newcommand{\eg}[1]{(por exemplo, #1)} | |
519 | -% | |
520 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Definir um Comando} | |
521 | -\begin{block}{Sintaxe para definir comandos} | |
522 | -\begin{lstlisting} | |
523 | -\newcommand{\COMANDO}[NÚM.ARGUMENTOS]{ ... } | |
524 | -\end{lstlisting} | |
525 | -\end{block} | |
526 | - | |
527 | -Por exemplo | |
528 | - | |
529 | -\begin{exampleblock}{``por exemplo''} | |
530 | -\begin{lstlisting} | |
531 | -\newcommand{\eg}[1]{(por exemplo, #1)} | |
532 | -... | |
533 | -e temos \eg{com os comandos} melhor desempenho. | |
534 | -\end{lstlisting} | |
535 | -\end{exampleblock} | |
536 | - | |
537 | -produz ``e temos \eg{com os comandos} melhor desempenho.'' no documento. | |
538 | -\end{frame} | |
539 | -% | |
540 | -% | |
541 | -% | |
542 | -\newenvironment{ac}[1] | |
543 | -{\begin{flushright}\textbf{A/C #1}\\} | |
544 | -{\end{flushright}} | |
545 | -% | |
546 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Definir um Ambiente} | |
547 | -\begin{block}{Sintaxe para definir um ambiente} | |
548 | -\begin{lstlisting} | |
549 | -\newenvironment{AMB}[NÚM.ARGUMENTOS]{INÍCIO}{FIM} | |
550 | -\end{lstlisting} | |
551 | -\end{block} | |
552 | -Por exemplo | |
553 | -\begin{exampleblock}{``Ao Cuidado de...''} | |
554 | -\begin{lstlisting} | |
555 | -\newenvironment{ac}[1] | |
556 | -{\begin{flushright}\textbf{A/C #1}\\} | |
557 | -{\end{flushright}} | |
558 | -... | |
559 | -\begin{ac}{Dona Ingrácia} | |
560 | - Seguem os documentos anexos. | |
561 | -\end{ac} | |
562 | -\end{lstlisting} | |
563 | -\end{exampleblock} | |
564 | -produz um parágrafo com o texto | |
565 | -\begin{ac}{Dona Ingrácia} | |
566 | - Seguem os documentos anexos. | |
567 | -\end{ac} | |
568 | -\end{frame} | |
569 | -% | |
570 | -% | |
571 | -% | |
572 | -\newcommand{\cotacao}[1]{\textbf{Cotação #1 valores.}} | |
573 | -\newenvironment{exercicio}[1]{\\ \textbf{Exercício #1}: }{\\} | |
574 | -% | |
575 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Exercício 06, Comandos e Ambientes} | |
576 | - Definir comandos e ambientes para testes, exames, \emph{etc}: | |
577 | - \begin{enumerate} | |
578 | - \item Defina um comando para mostrar, \textbf{a negrito} a cotação de uma | |
579 | - pergunta. Por exemplo, \lstinline|\cotacao{2}| produz ``\cotacao{2}''. | |
580 | - \item Defina um ambiente para ``embrulhar cada exercício''. Por exemplo | |
581 | - \begin{lstlisting} | |
582 | -\begin{exercicio}{3} | |
583 | -Quem foi o primeiro rei de Portugal? | |
584 | -\end{exercicio} | |
585 | - \end{lstlisting} | |
586 | -deve produzir o seguinte: | |
587 | -\begin{exercicio}{3} | |
588 | -Quem foi o primeiro rei de Portugal? | |
589 | -\end{exercicio} | |
590 | - \end{enumerate} | |
591 | -\end{frame} | |
592 | -% | |
593 | -% | |
594 | -% | |
595 | -\begin{frame}{Exercício 06 (Resolução)} | |
596 | - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-06.png} | |
597 | -\end{frame} | |
598 | -% | |
599 | -% | |
600 | -% | |
601 | -\section{Documentos Comuns} | |
602 | -% | |
603 | -% | |
604 | -% | |
605 | -\begin{frame}{Objetivos Desta Aula} | |
606 | - \Large | |
607 | - \begin{itemize} | |
608 | - \item Usar o \LaTeX\ para fazer uma apresentação. | |
609 | - \item Definir tabelas. | |
610 | - \item Importar imagens. | |
611 | - \item Posicionar elementos flutuantes. | |
612 | - \item Usar os comandos mais comuns em publicações académicas. | |
613 | - \end{itemize} | |
614 | -\end{frame} | |
615 | -% | |
616 | -% | |
617 | -% | |
618 | -\subsection{Apresentações} | |
619 | -% | |
620 | -% | |
621 | -% | |
622 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{A Classe beamer} | |
623 | - \begin{quote} | |
624 | - As apresentações (como esta) são documentos da classe | |
625 | - \lstinline|beamer|, que proporciona várias opções para definir o | |
626 | - \alert{aspeto} e a \alert{navegação}. | |
627 | - \end{quote} | |
628 | - | |
629 | - \begin{exampleblock}{Apresentação Base} | |
630 | -\begin{lstlisting} | |
631 | -\documentclass{beamer} | |
632 | -\usepackage[T1]{fontenc} | |
633 | -\usepackage[utf8]{inputenc} | |
634 | -\usepackage[portuges]{babel} | |
635 | -\begin{document} | |
636 | - \begin{frame}{Título da Página} | |
637 | - % Conteúdo da primeira página | |
638 | - \end{frame} | |
639 | -\end{document} | |
640 | -\end{lstlisting} | |
641 | - \end{exampleblock} | |
642 | -\end{frame} | |
643 | -% | |
644 | -% | |
645 | -% | |
646 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{O Aspeto das Apresentações} | |
647 | - \begin{quote} | |
648 | - O \alert{aspeto} de uma apresentação tem duas componentes: | |
649 | - \begin{itemize} | |
650 | - \item O conjunto de cores. | |
651 | - \item A forma e presença de elementos como rodapés, cabeçalhos, barras | |
652 | - laterais, caixas, \emph{etc}. | |
653 | - \end{itemize} | |
654 | - \end{quote} | |
655 | - \begin{exampleblock}{Elementos e Cores numa Apresentação} | |
656 | -\begin{lstlisting} | |
657 | -\documentclass{beamer} | |
658 | -\usetheme{boxes} % Elementos | |
659 | -\usecolortheme{dolphin} % Cores | |
660 | -... | |
661 | -\end{lstlisting} | |
662 | - \end{exampleblock} | |
663 | -\end{frame} | |
664 | -% | |
665 | -% | |
666 | -% | |
667 | -\begin{frame}{Exercício 07, Aspeto das Apresentações} | |
668 | - \large | |
669 | - \begin{enumerate} | |
670 | - \item Vá à | |
671 | - \URL{http://deic.uab.es/~iblanes/beamer_gallery/individual/default-default-default.html}{Galeria | |
672 | - de temas Beamer} ver as opções de elementos e de cores disponíveis. | |
673 | - \item Experimente várias combinações de elementos e cores. | |
674 | - \end{enumerate} | |
675 | -\end{frame} | |
676 | -% | |
677 | -% | |
678 | -% | |
679 | -\begin{frame}{Exercício 07 (Resultado)} | |
680 | - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-07.png} | |
681 | -\end{frame} | |
682 | -% | |
683 | -% | |
684 | -% | |
685 | -\begin{frame}{Navegação nas Apresentações} | |
686 | - | |
687 | -\end{frame} | |
688 | -% | |
689 | -% | |
690 | -% | |
691 | -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Página de Rosto} | |
692 | -\begin{exampleblock}{Informação na Página de Rosto} | |
693 | -\begin{lstlisting} | |
694 | -% Preâmbulo | |
695 | -\title{Titulo} | |
696 | -\subtitle{Subtitulo} | |
697 | -\author{Nomes} | |
698 | -\date{Data} | |
699 | -\institute{Instituição} | |
700 | -% ... | |
701 | -\begin{document} | |
702 | - \begin{frame}[plain] | |
703 | - \titlepage | |
704 | - \end{frame} | |
705 | -\end{document} | |
706 | -\end{lstlisting} | |
707 | -\end{exampleblock} | |
708 | -\end{frame} | |
709 | -% | |
710 | -% | |
711 | -% | |
712 | -\begin{frame}{Screenshot de Página de Rosto} | |
713 | - \includegraphics[width=\textwidth]{images/beamer-rosto.png} | |
714 | -\end{frame} | |
715 | -% | |
716 | -% | |
717 | -% | |
718 | -\begin{frame}{Página de Conteúdos} | |
719 | - | |
720 | -\end{frame} | |
721 | -% | |
722 | -% | |
723 | -% | |
724 | -\begin{frame}{Progresso Passo-a-passo} | |
725 | - | |
726 | -\end{frame} | |
727 | -% | |
728 | -% | |
729 | -% | |
730 | -\subsection{Conteúdo, Segunda Parte: Tabelas e Figuras} | |
731 | -% | |
732 | -% | |
733 | -% | |
734 | -\begin{frame}{Tabelas} | |
735 | - | |
736 | -\end{frame} | |
737 | -% | |
738 | -% | |
739 | -% | |
740 | -\begin{frame}{Figuras} | |
741 | - | |
742 | -\end{frame} | |
743 | -% | |
744 | -% | |
745 | -% | |
746 | -\subsection{Publicações Académicas} | |
747 | -% | |
748 | -% | |
749 | -% | |
750 | -\begin{frame}{Posicionar Tabelas e Figuras} | |
751 | - Elementos Flutuantes | |
752 | -\end{frame} | |
753 | -% | |
754 | -% | |
755 | -% | |
756 | -\begin{frame}{Etiquetas e Referências} | |
757 | - | |
758 | -\end{frame} | |
759 | -% | |
760 | -% | |
761 | -% | |
762 | -\begin{frame}{Bibliografia} | |
763 | - | |
764 | -\end{frame} | |
765 | -% | |
766 | -% | |
767 | -% | |
768 | -\section{Monografias e Livros} | |
769 | -% | |
770 | -% | |
771 | -% | |
772 | -\begin{frame}{Objetivos Desta Aula} | |
773 | - \Large | |
774 | - \begin{itemize} | |
775 | - \item Usar o \LaTeX\ para fazer um documento ``grande''. | |
776 | - \item Separar um documento por vários ficheiros. | |
777 | - \item Usar as listas de conteúdos, figuras, \emph{etc}. | |
778 | - \item Usar fontes não \emph{standard}. | |
779 | - \end{itemize} | |
780 | -\end{frame} | |
781 | -% | |
782 | -% | |
783 | -% | |
784 | -\subsection{Documentos ``Grandes''} | |
785 | -% | |
786 | -% | |
787 | -% | |
788 | -\begin{frame}{A Classe book} | |
789 | - frontmatter, mainmatter, backmatter | |
790 | -\end{frame} | |
791 | -% | |
792 | -% | |
793 | -% | |
794 | -\begin{frame}{Separar um Documento} | |
795 | - | |
796 | -\end{frame} | |
797 | -% | |
798 | -% | |
799 | -% | |
800 | -\begin{frame}{Tabela de Conteúdos, Índice de Figuras, etc} | |
801 | - | |
802 | -\end{frame} | |
803 | -% | |
804 | -% | |
805 | -% | |
806 | -\begin{frame}{Índice Remissivo} | |
807 | - | |
808 | -\end{frame} | |
809 | -% | |
810 | -% | |
811 | -% | |
812 | -\subsection{Extensões} | |
813 | -% | |
814 | -% | |
815 | -% | |
816 | -\begin{frame}{Fontes e XeLaTeX} | |
817 | - | |
818 | -\end{frame} | |
819 | -% | |
820 | -% | |
821 | -% | |
822 | -\section{Usos Especiais} | |
823 | -% | |
824 | -% | |
825 | -% | |
826 | -\begin{frame}{Objetivos Desta Aula} | |
827 | - \Large | |
828 | - \begin{itemize} | |
829 | - \item Escrever expressões matemáticas. | |
830 | - \item Colocar dados externos em tabelas. | |
831 | - \item Formatar tabelas ``grandes''. | |
832 | - \item Usar hiperligações. | |
833 | - \item Definir figuras de alta qualidade. | |
834 | - \item Dimensionar as páginas e a mancha de texto. | |
835 | - \end{itemize} | |
836 | -\end{frame} | |
837 | -% | |
838 | -% | |
839 | -% | |
840 | -\subsection{Conteúdo, Terceira Parte: Textos Especiais} | |
841 | -% | |
842 | -% | |
843 | -% | |
844 | -\begin{frame}{Expressões Matemáticas} | |
845 | - | |
846 | -\end{frame} | |
847 | -% | |
848 | -% | |
849 | -% | |
850 | -\begin{frame}{Tabelas e Dados Externos} | |
851 | - | |
852 | -\end{frame} | |
853 | -% | |
854 | -% | |
855 | -% | |
856 | -\begin{frame}{Hiperligações} | |
857 | - | |
858 | -\end{frame} | |
859 | -% | |
860 | -% | |
861 | -% | |
862 | -\subsection{Figuras de Alta Qualidade} | |
863 | -% | |
864 | -% | |
865 | -% | |
866 | -\begin{frame}{Gráficos de Funções} | |
867 | - | |
868 | -\end{frame} | |
869 | -% | |
870 | -% | |
871 | -% | |
872 | -\begin{frame}{Diagramas} | |
873 | - | |
874 | -\end{frame} | |
875 | -% | |
876 | -% | |
877 | -% | |
878 | -\end{document} | |
879 | 0 | \ No newline at end of file |
tex/minicurso.nav
tex/minicurso.pdf
No preview for this file type
tex/minicurso.tex
... | ... | @@ -2,7 +2,7 @@ |
2 | 2 | % |
3 | 3 | \documentclass{beamer} |
4 | 4 | % |
5 | -\usetheme{Giraldo} | |
5 | +\usetheme[sempavor]{Giraldo} | |
6 | 6 | % |
7 | 7 | \usepackage[T1]{fontenc} |
8 | 8 | % |
... | ... | @@ -814,7 +814,7 @@ Para \alert{destacar um fragmento de texto} pode usar-se o comando \incode{\ca{\ |
814 | 814 | % |
815 | 815 | % |
816 | 816 | \begin{frame}{ |
817 | - \exerc{Tabela de Países da União Europeia} | |
817 | + \exerc{Tabela de Países} | |
818 | 818 | \label{ex:tabela.paises.uniao.europeia}} |
819 | 819 | \large |
820 | 820 | \begin{enumerate} |
... | ... | @@ -1505,7 +1505,7 @@ Para \alert{destacar um fragmento de texto} pode usar-se o comando \incode{\ca{\ |
1505 | 1505 | \item[Sem Serifas] \incode{\cmd{sfdefault}}: \textsf{Texto sem serifas}. |
1506 | 1506 | \item[Mono-espaço] \incode{\cmd{ttdefault}}: \texttt{Texto mono-espaçado}. |
1507 | 1507 | \end{description} |
1508 | - \item Também é possível usarem-se outras fontes disponíveis no computador ({\fontspec{Luminari} como, por exemplo, neste fragmento}) mas os resultados dependem da qualidade da fonte escolhida. | |
1508 | + \item Também é possível usarem-se outras fontes disponíveis no computador ({\fontspec{LobsterTwo} como, por exemplo, neste fragmento}) mas os resultados dependem da qualidade da fonte escolhida. | |
1509 | 1509 | \end{itemize} |
1510 | 1510 | \vermais{https://en.wikibooks.org/wiki/LaTeX/Fonts}{Fonts} |
1511 | 1511 | \end{frame} | ... | ... |