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Authored by Francisco Coelho
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tex/alt.tex
... ... @@ -1,878 +0,0 @@
1   -%!TEX program = xelatex
2   -%
3   -\documentclass{beamer}
4   -%
5   -\usetheme{Giraldo}
6   -%
7   -\usepackage[T1]{fontenc}
8   -%
9   -%\usepackage[utf8]{inputenc}
10   -%
11   -\usepackage[portuges]{babel}
12   -%
13   -\usepackage{tikz}
14   -%
15   -\usepackage{graphicx}
16   -%
17   -\usepackage{hyperref}
18   -%
19   -\newcommand{\URL}[2]{\href{#1}{\color{blue}\underline{#2}}}
20   -%
21   -\usepackage{ragged2e}
22   -%
23   -\usepackage{listings}
24   -\lstset{
25   - language=[LaTeX]{TeX},
26   - basicstyle=\ttfamily\scriptsize,
27   - keywordstyle=\bfseries,
28   - commentstyle=\color{gray},
29   - identifierstyle=,
30   - % stringstyle=\ttfamily,
31   - morekeywords={section, subsection},
32   - %morekeywords={},
33   - otherkeywords={$, \{ ,\} , [ , ] },
34   - tabsize=2,
35   - escapeinside=||
36   -}
37   -%
38   -\newcommand{\code}[1]{\texttt{\textup{#1}}}
39   -%
40   -%
41   -%
42   -\title{Mini-curso \LaTeX}
43   -\subtitle{De Principiante a Produtivo em Quatro Aulas}
44   -\author{Francisco Coelho}
45   -\date{22 e 29 de novembro, 6 e 13 de dezembro de
46   -2016\\\url{http://evunix.uevora.pt/~fc/latex/minicurso.pdf}}
47   -\institute[\texttt{fc@uevora.pt}]{
48   - Departamento de Informática\\
49   - Escola de Ciências e Tecnologia\\
50   - Universidade de Évora
51   -}
52   -%
53   -%
54   -%
55   -\begin{document}
56   -%
57   -%
58   -%
59   -\begin{frame}[plain]
60   - \titlepage
61   -\end{frame}
62   -%
63   -%
64   -%
65   -\begin{frame}{A Função do \LaTeX}
66   - \begin{quote}\huge
67   - Os autores não devem preocupar-se com (nem sequer têm de saber) as inúmeras
68   - \alert{regras tipográficas} que produzem um documento bem apresentado.
69   - \end{quote}
70   -\end{frame}
71   -%
72   -%
73   -%
74   -\begin{frame}{Programa}
75   - \tableofcontents
76   -\end{frame}
77   -%
78   -%
79   -%
80   -\section{Primeiros Passos}
81   -%
82   -%
83   -%
84   -\begin{frame}{Objetivos Desta Aula}
85   - \Large
86   - \begin{itemize}
87   - \item Fazer o primeiro documento \LaTeX.
88   - \item Organizar um documento por secções, \emph{etc}.
89   - \item Fazer listas (numeradas, de itens e de termos).
90   - \item Fazer comandos e ambientes simples.
91   - \item Encontrar documentação, exemplos, ajuda, \emph{etc}.
92   - \end{itemize}
93   -\end{frame}
94   -%
95   -%
96   -%
97   -\subsection{Preparação}
98   -%
99   -%
100   -%
101   -\begin{frame}{Instalação do \LaTeX: Distribuições}
102   - \begin{quote}
103   - O \LaTeX\ consiste num conjunto de vários programas. Uma
104   - \alert{distribuição} é uma determinada seleção de programas, que pode
105   - incluir editores, estilos, classes, \emph{etc}.
106   - \end{quote}
107   -
108   - As distribuições mais comuns são:
109   - \begin{itemize}
110   - \item \URL{http://www.tug.org/texlive/}{TeX Live} para qualquer sistema
111   - operativo.
112   - \item \URL{http://www.tug.org/mactex/}{MacTeX} variante do \emph{TeX Live}
113   - para \emph{macOS}.
114   - \item \URL{http://www.miktex.org/}{MiKTeX} para \emph{Windows}.
115   - % \item \href{http://www.tug.org/interest.html#free}{outras}.
116   - \end{itemize}
117   -
118   - Para escrever documentos podem ser usados vários editores:
119   - \begin{itemize}
120   - \item \URL{http://texstudio.sourceforge.net/}{TeXStudio} para qualquer
121   - sistema operativo.
122   - \item \URL{http://www.lyx.org/}{LyX} para principiantes inseguros.
123   - \end{itemize}
124   -\end{frame}
125   -%
126   -%
127   -%
128   -\begin{frame}{Screenshot do TexStudio}
129   - \includegraphics[width=0.98\textwidth]{images/texstudio.png}
130   -\end{frame}
131   -%
132   -%
133   -%
134   -\begin{frame}{Serviços Online}
135   - \begin{quote}
136   - Também pode usar o \LaTeX\ sem o instalar no seu computador, usando um
137   - editor \alert{\emph{online}}. Uma vantagem desta opção é a facilidade de
138   - colaboração entre vários autores. Por outro lado terá de criar uma conta
139   - pessoal, o que implica partilhar o seu \emph{email}\ldots
140   - \end{quote}
141   -
142   - Os serviços de edição \LaTeX mais comuns são:
143   - \begin{itemize}
144   - \item O \URL{https://pt.sharelatex.com}{ShareLaTeX}, traduzido para (mau)
145   - português, é, talvez, o serviço mais completo. Oferece a possibilidade
146   - (paga) de sincronizar com o \emph{Dropbox} e com o \emph{Google Drive}.
147   - \item O \URL{https://www.overleaf.com}{Overleaf} é semelhante ao
148   - \emph{ShareLaTeX}.
149   - \end{itemize}
150   -\end{frame}
151   -%
152   -%
153   -%
154   -\begin{frame}{Screenshot do ShareLaTeX}
155   - \includegraphics[width=0.98\textwidth]{images/sharelatex.png}
156   -\end{frame}
157   -%
158   -%
159   -%
160   -\begin{frame}{Informação online}
161   - \begin{itemize}
162   - \item Entrada: \URL{http://www.latex-project.org/}{LaTeX Project}.
163   - \item Perguntas/Respostas:
164   - \URL{http://tex.stackexchange.com/}{TeX@stackexchange}.
165   - \item Comunidade: \URL{http://latex-community.org/}{LaTeX Community},
166   - \URL{https://www.tug.org/}{TUG} e
167   - \URL{http://gentzen.mat.uc.pt/~gutpt/index.php}{GUTpt}.
168   - \item Exemplos: \URL{http://www.texample.net/}{TeXample.net}.
169   - \item Modelos: \URL{http://www.latextemplates.com/}{LaTeX Templates}.
170   - \end{itemize}
171   -
172   - Além destes endereços, \emph{google is your friend.}
173   -\end{frame}
174   -%
175   -%
176   -%
177   -\begin{frame}{Screenshot da pesquisa ``latex'' no Google}
178   - \includegraphics[width=0.98\textwidth]{images/google-latex.png}
179   -\end{frame}
180   -%
181   -%
182   -%
183   -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Exercício 01, Teste de Integridade}
184   - \begin{exampleblock}{Primeiro Documento}
185   -\begin{lstlisting}
186   -\documentclass{article}
187   -\begin{document}
188   -Primeiro documento.
189   -\end{document}
190   -\end{lstlisting}
191   - \end{exampleblock}
192   - \begin{enumerate}
193   - \item \emph{Se optou por usar uma instalação do \LaTeX\ no seu computador},
194   - abra seu o editor preferido (por exemplo, o TeXStudio); \emph{Se optou por
195   - usar um serviço \emph{online}} (por exemplo, o ShareLaTeX), abra o
196   - \emph{browser} na página da sua conta.
197   - \item Copie o texto do exemplo acima.
198   - \item \alert{Compile} (\emph{typeset}) o documento.
199   - \end{enumerate}
200   -\end{frame}
201   -%
202   -%
203   -%
204   -\begin{frame}{Exercício 01 (Resultado)}
205   - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-01.png}
206   -\end{frame}
207   -%
208   -%
209   -%
210   -\subsection{Conteúdo, Primeira Parte: Organização do Documento}
211   -%
212   -%
213   -%
214   -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Classe, Preâmbulo e Conteúdo}
215   -\begin{exampleblock}{Classe, Preâmbulo e Texto}
216   -\begin{lstlisting}
217   -\documentclass{article} % Classe do documento
218   -% Preâmbulo
219   -\begin{document}
220   -% Conteúdo
221   -\end{document}
222   -\end{lstlisting}
223   -\end{exampleblock}
224   - \begin{itemize}
225   - \item A \alert{classe} define o tipo de documento: um livro
226   - (\lstinline|book|), um artigo (\lstinline|article|), uma apresentação
227   - (\lstinline|beamer|), \emph{etc}.
228   - \item No \alert{preâmbulo} são ``importados'' comandos que podemos querer
229   - usar. Por exemplo, para incluir figuras, fazer diagramas, mudar a lingua,
230   - \emph{etc}.
231   - \item O \alert{conteúdo} é introduzido entre \lstinline|\begin{document}|
232   - e \lstinline|\end{document}|. É este texto que definir o resultado final.
233   - \end{itemize}
234   -\end{frame}
235   -%
236   -%
237   -%
238   -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Opções Comuns no Preâmbulo}
239   -\begin{exampleblock}{Opções Comuns no Preâmbulo}
240   -\begin{lstlisting}
241   -\documentclass{article}
242   -% Fontes internacionais de melhor qualidade.
243   -\usepackage[T1]{fontenc}
244   -% Carateres internacionais.
245   -\usepackage[utf8]{inputenc}
246   -% Traduções para Português.
247   -\usepackage[portuges]{babel} % "portuges"!!!
248   -% Incluir imagens
249   -\usepackage{graphicx}
250   -\begin{document}
251   -% Conteúdo
252   -\end{document}
253   -\end{lstlisting}
254   -\end{exampleblock}
255   -\end{frame}
256   -%
257   -%
258   -%
259   -\begin{frame}{Divisões de um Documento}
260   - \begin{itemize}
261   - \item Secções e Subsecções em todos os tipos de documentos.
262   - \item Capítulos e Partes em livros (ou monografias).
263   - \item Divisões Não Numeradas.
264   - \end{itemize}
265   -\end{frame}
266   -%
267   -%
268   -%
269   -\begin{frame}[fragile]
270   - \frametitle{Secções e Subsecções}
271   - \begin{exampleblock}{Secções e Subsecções}%Exemplo: }
272   -\begin{lstlisting}
273   -\section{Aula 1}
274   -%
275   -% Resumir o que vai ser apresentado hoje.
276   -%
277   -Nesta aula ...
278   -
279   -\subsection{Preparação}
280   -%
281   -% 1. Instalar o tex
282   -% 2. Escolher um editor
283   -% ...
284   -%
285   -Para instalar o \LaTeX ...
286   -\end{lstlisting}
287   - \end{exampleblock}
288   -\end{frame}
289   -%
290   -%
291   -%
292   -\begin{frame}{Exercício 02, Secções e Subsecções}
293   -Faça um pequeno documento com secções e sub-secções. Por exemplo, o esboço do
294   -programa de uma disciplina.
295   -\end{frame}
296   -%
297   -%
298   -%
299   -\begin{frame}{Exercício 02 (Resultado)}
300   - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-02.png}
301   -\end{frame}
302   -%
303   -%
304   -%
305   -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Partes e Capítulos}
306   - \begin{quote}
307   - \emph{Em documentos mais extensos}, como livros ou monografias, além das
308   - secções e subsecções, também é comum usarem-se \alert{partes} e
309   - \alert{capítulos}.
310   - \end{quote}
311   - \begin{block}{Exercício 03, Partes e Capítulos}
312   - Os comandos para partes e capítulos são, respetivamente,
313   - \lstinline|\part{...}| e \lstinline|\chapter{...}|.
314   -
315   - \bigskip
316   - Modifique o documento do Exercício 02 de forma a ter partes e
317   - capítulos, além das secções e subsecções.
318   -
319   - \bigskip
320   - Por exemplo, sendo uma secção uma ``disciplina'', contemple vários anos
321   - (os ``capítulos'') e vários cursos (as ``partes'').
322   - \end{block}
323   -\end{frame}
324   -%
325   -%
326   -%
327   -\begin{frame}{Exercício 03 (Mau Resultado)}
328   - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-03-1.png}
329   -\end{frame}
330   -%
331   -%
332   -%
333   -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Exercício 03 (Resultado)}
334   - Corrigindo a classe de \lstinline|article| para \lstinline|book|:
335   - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-03-2.png}
336   -\end{frame}
337   -%
338   -%
339   -%
340   -\begin{frame}{Divisões Não Numeradas}
341   -\begin{itemize}
342   -\item Certos comandos têm um comportamento padrão. Por exemplo
343   -\code{\textbackslash section\{...\}} inicia uma secção automaticamente numerada.
344   -
345   -\item Porém, frequentemente estamos interessados num \alert{comportamento
346   -alternativo}. Por exemplo, iniciar uma secção não numerada.
347   -
348   -\item O comportamento alternativo (em alguns casos) é ativado acrescentado um
349   -\code{*} ao nome do comando: \code{\textbackslash section*\{...\}}.
350   -
351   -\item Para as divisões dos documentos (partes, capítulos, secções e subsecções)
352   -o comportamento alternativo consiste em \alert{não numerar} a respetiva divisão.
353   -\end{itemize}
354   -\end{frame}
355   -%
356   -%
357   -%
358   -\begin{frame}{Exercício 04, Divisões Não Numeradas}
359   -Com base no documento do Exercício 02 faça um documento em que as subsecções
360   -não são numeradas.
361   -
362   -Use os comandos \code{\textbackslash section\{...\}} (para as secções
363   -numeradas) e \code{\textbackslash subsection*\{...\}} (para as subsecções não
364   -numeradas).
365   -\end{frame}
366   -%
367   -%
368   -%
369   -\begin{frame}{Exercício 04 (Resultado)}
370   - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-04.png}
371   -\end{frame}
372   -%
373   -%
374   -%
375   -\begin{frame}{Listas}
376   - \begin{itemize}
377   - \item Listas Não Ordenadas.
378   - \item Listas Ordenadas.
379   - \item Listas de Termos.
380   - \end{itemize}
381   -\end{frame}
382   -%
383   -%
384   -%
385   -\begin{frame}[fragile]
386   - \frametitle{Listas Não Ordenadas}
387   - \begin{exampleblock}{Listas Não Ordenadas}
388   -\begin{lstlisting}
389   -\begin{itemize}
390   - \item Meia dúzia de ovos.
391   - \item 100g de açúcar.
392   - \item 500g de farinha.
393   - \item 0,5L de leite.
394   -\end{itemize}
395   -\end{lstlisting}
396   -\alert{Produz}
397   -\begin{itemize}
398   - \item Meia dúzia de ovos.
399   - \item 100g de açúcar.
400   - \item 500g de farinha.
401   - \item 0,5L de leite.
402   -\end{itemize}
403   - \end{exampleblock}
404   -\end{frame}
405   -%
406   -%
407   -%
408   -\begin{frame}[fragile]
409   - \frametitle{Listas Ordenadas}
410   - \begin{exampleblock}{Listas Ordenadas}
411   -\begin{lstlisting}
412   -\begin{enumerate}
413   - \item Separar as claras das gemas.
414   - \item Bater as claras em castelo.
415   - \item Misturar bem o leite com as gemas.
416   - \item ...
417   -\end{enumerate}
418   -\end{lstlisting}
419   -\alert{Produz}
420   -\begin{enumerate}
421   - \item Separar as claras das gemas.
422   - \item Bater as claras em castelo.
423   - \item Misturar bem o leite com as gemas.
424   - \item ...
425   -\end{enumerate}
426   - \end{exampleblock}
427   -\end{frame}
428   -%
429   -%
430   -%
431   -\begin{frame}[fragile]
432   - \frametitle{Listas de Termos}
433   - \begin{exampleblock}{Listas de Termos}
434   -\begin{lstlisting}
435   -\begin{description}
436   - \item[Energia] 1870kJ.
437   - \item[Lípidos] 16,0g.
438   - \item[Hid. Carb.] 68,6g.
439   -\end{description}
440   -\end{lstlisting}
441   -\alert{Produz}
442   -\begin{description}
443   - \item[Energia] 1870kJ.
444   - \item[Lípidos] 16,0g.
445   - \item[Hid. Carb.] 68,6g.
446   -\end{description}
447   - \end{exampleblock}
448   -\end{frame}
449   -%
450   -%
451   -%
452   -\begin{frame}{Exercício 05, Listas}
453   -Procure na \emph{internet} uma receita culinária simples. Use uma \alert{lista
454   -não ordenada} para indicar os ingredientes, uma \alert{lista numerada} para os
455   -passos da receita e uma \alert{lista de termos} para a declaração nutricional.
456   -
457   -\bigskip
458   -Coloque os ingredientes, passos da confecção e a declaração nutricional em
459   -subsecções não numeradas e a receita numa secção numerada, com o nome da
460   -receita.
461   -\end{frame}
462   -%
463   -%
464   -%
465   -\begin{frame}{Exercício 05 (Resultado)}
466   - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-05.png}
467   -\end{frame}
468   -%
469   -%
470   -%
471   -\subsection{Comandos Simples}
472   -%
473   -%
474   -%
475   -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Comandos e Ambientes}
476   -
477   -\begin{itemize}
478   -\item Nos exercícios anteriores encontrámos vários comandos:
479   -\begin{enumerate}
480   - \item \lstinline|\section{...}|.
481   - \item \lstinline|\item ...|.
482   - \item \lstinline|\emph{...}|. \alert{Teste rápido:} O que faz este comando?
483   - \item \emph{etc}.
484   -\end{enumerate}
485   -\item E também encontrámos ambientes:
486   -\begin{enumerate}
487   - \item \lstinline|\begin{document} ... \end{document}|.
488   - \item \lstinline|\begin{itemize} ... \end{itemize}|.
489   - \item \emph{etc}.
490   -\end{enumerate}
491   -
492   -\item A diferença essencial entre um comando e um ambiente é:
493   -\begin{description}
494   -\item[comando] ``Faz isto \alert{aqui}''.
495   -\item[ambiente] ``Funciona desta forma \alert{daqui} até \alert{ali}''.
496   -\end{description}
497   -\end{itemize}
498   -\end{frame}
499   -%
500   -%
501   -%
502   -\begin{frame}{Definir Comandos e Ambientes}
503   - \begin{quote}
504   - Embora o \LaTeX\ defina imensos comandos e ambientes, e os
505   - \emph{packages} aumentem esta lista, por vezes (de facto, quase sempre)
506   - põe-se a necessidade de definirmos os nossos próximos comandos ou
507   - ambientes.
508   - \end{quote}
509   - \begin{itemize}
510   - \item Repetições frequentes (``por exemplo, '').
511   - \item Consistência (``por exemplo, '', ``\emph{e.g.} '')
512   - \item Controlo (substituir os ``\emph{e.g.} '' por ``por exemplo, '')
513   - \end{itemize}
514   -\end{frame}
515   -%
516   -%
517   -%
518   -\newcommand{\eg}[1]{(por exemplo, #1)}
519   -%
520   -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Definir um Comando}
521   -\begin{block}{Sintaxe para definir comandos}
522   -\begin{lstlisting}
523   -\newcommand{\COMANDO}[NÚM.ARGUMENTOS]{ ... }
524   -\end{lstlisting}
525   -\end{block}
526   -
527   -Por exemplo
528   -
529   -\begin{exampleblock}{``por exemplo''}
530   -\begin{lstlisting}
531   -\newcommand{\eg}[1]{(por exemplo, #1)}
532   -...
533   -e temos \eg{com os comandos} melhor desempenho.
534   -\end{lstlisting}
535   -\end{exampleblock}
536   -
537   -produz ``e temos \eg{com os comandos} melhor desempenho.'' no documento.
538   -\end{frame}
539   -%
540   -%
541   -%
542   -\newenvironment{ac}[1]
543   -{\begin{flushright}\textbf{A/C #1}\\}
544   -{\end{flushright}}
545   -%
546   -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Definir um Ambiente}
547   -\begin{block}{Sintaxe para definir um ambiente}
548   -\begin{lstlisting}
549   -\newenvironment{AMB}[NÚM.ARGUMENTOS]{INÍCIO}{FIM}
550   -\end{lstlisting}
551   -\end{block}
552   -Por exemplo
553   -\begin{exampleblock}{``Ao Cuidado de...''}
554   -\begin{lstlisting}
555   -\newenvironment{ac}[1]
556   -{\begin{flushright}\textbf{A/C #1}\\}
557   -{\end{flushright}}
558   -...
559   -\begin{ac}{Dona Ingrácia}
560   - Seguem os documentos anexos.
561   -\end{ac}
562   -\end{lstlisting}
563   -\end{exampleblock}
564   -produz um parágrafo com o texto
565   -\begin{ac}{Dona Ingrácia}
566   - Seguem os documentos anexos.
567   -\end{ac}
568   -\end{frame}
569   -%
570   -%
571   -%
572   -\newcommand{\cotacao}[1]{\textbf{Cotação #1 valores.}}
573   -\newenvironment{exercicio}[1]{\\ \textbf{Exercício #1}: }{\\}
574   -%
575   -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Exercício 06, Comandos e Ambientes}
576   - Definir comandos e ambientes para testes, exames, \emph{etc}:
577   - \begin{enumerate}
578   - \item Defina um comando para mostrar, \textbf{a negrito} a cotação de uma
579   - pergunta. Por exemplo, \lstinline|\cotacao{2}| produz ``\cotacao{2}''.
580   - \item Defina um ambiente para ``embrulhar cada exercício''. Por exemplo
581   - \begin{lstlisting}
582   -\begin{exercicio}{3}
583   -Quem foi o primeiro rei de Portugal?
584   -\end{exercicio}
585   - \end{lstlisting}
586   -deve produzir o seguinte:
587   -\begin{exercicio}{3}
588   -Quem foi o primeiro rei de Portugal?
589   -\end{exercicio}
590   - \end{enumerate}
591   -\end{frame}
592   -%
593   -%
594   -%
595   -\begin{frame}{Exercício 06 (Resolução)}
596   - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-06.png}
597   -\end{frame}
598   -%
599   -%
600   -%
601   -\section{Documentos Comuns}
602   -%
603   -%
604   -%
605   -\begin{frame}{Objetivos Desta Aula}
606   - \Large
607   - \begin{itemize}
608   - \item Usar o \LaTeX\ para fazer uma apresentação.
609   - \item Definir tabelas.
610   - \item Importar imagens.
611   - \item Posicionar elementos flutuantes.
612   - \item Usar os comandos mais comuns em publicações académicas.
613   - \end{itemize}
614   -\end{frame}
615   -%
616   -%
617   -%
618   -\subsection{Apresentações}
619   -%
620   -%
621   -%
622   -\begin{frame}[fragile]\frametitle{A Classe beamer}
623   - \begin{quote}
624   - As apresentações (como esta) são documentos da classe
625   - \lstinline|beamer|, que proporciona várias opções para definir o
626   - \alert{aspeto} e a \alert{navegação}.
627   - \end{quote}
628   -
629   - \begin{exampleblock}{Apresentação Base}
630   -\begin{lstlisting}
631   -\documentclass{beamer}
632   -\usepackage[T1]{fontenc}
633   -\usepackage[utf8]{inputenc}
634   -\usepackage[portuges]{babel}
635   -\begin{document}
636   - \begin{frame}{Título da Página}
637   - % Conteúdo da primeira página
638   - \end{frame}
639   -\end{document}
640   -\end{lstlisting}
641   - \end{exampleblock}
642   -\end{frame}
643   -%
644   -%
645   -%
646   -\begin{frame}[fragile]\frametitle{O Aspeto das Apresentações}
647   - \begin{quote}
648   - O \alert{aspeto} de uma apresentação tem duas componentes:
649   - \begin{itemize}
650   - \item O conjunto de cores.
651   - \item A forma e presença de elementos como rodapés, cabeçalhos, barras
652   - laterais, caixas, \emph{etc}.
653   - \end{itemize}
654   - \end{quote}
655   - \begin{exampleblock}{Elementos e Cores numa Apresentação}
656   -\begin{lstlisting}
657   -\documentclass{beamer}
658   -\usetheme{boxes} % Elementos
659   -\usecolortheme{dolphin} % Cores
660   -...
661   -\end{lstlisting}
662   - \end{exampleblock}
663   -\end{frame}
664   -%
665   -%
666   -%
667   -\begin{frame}{Exercício 07, Aspeto das Apresentações}
668   - \large
669   - \begin{enumerate}
670   - \item Vá à
671   - \URL{http://deic.uab.es/~iblanes/beamer_gallery/individual/default-default-default.html}{Galeria
672   - de temas Beamer} ver as opções de elementos e de cores disponíveis.
673   - \item Experimente várias combinações de elementos e cores.
674   - \end{enumerate}
675   -\end{frame}
676   -%
677   -%
678   -%
679   -\begin{frame}{Exercício 07 (Resultado)}
680   - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-07.png}
681   -\end{frame}
682   -%
683   -%
684   -%
685   -\begin{frame}{Navegação nas Apresentações}
686   -
687   -\end{frame}
688   -%
689   -%
690   -%
691   -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Página de Rosto}
692   -\begin{exampleblock}{Informação na Página de Rosto}
693   -\begin{lstlisting}
694   -% Preâmbulo
695   -\title{Titulo}
696   -\subtitle{Subtitulo}
697   -\author{Nomes}
698   -\date{Data}
699   -\institute{Instituição}
700   -% ...
701   -\begin{document}
702   - \begin{frame}[plain]
703   - \titlepage
704   - \end{frame}
705   -\end{document}
706   -\end{lstlisting}
707   -\end{exampleblock}
708   -\end{frame}
709   -%
710   -%
711   -%
712   -\begin{frame}{Screenshot de Página de Rosto}
713   - \includegraphics[width=\textwidth]{images/beamer-rosto.png}
714   -\end{frame}
715   -%
716   -%
717   -%
718   -\begin{frame}{Página de Conteúdos}
719   -
720   -\end{frame}
721   -%
722   -%
723   -%
724   -\begin{frame}{Progresso Passo-a-passo}
725   -
726   -\end{frame}
727   -%
728   -%
729   -%
730   -\subsection{Conteúdo, Segunda Parte: Tabelas e Figuras}
731   -%
732   -%
733   -%
734   -\begin{frame}{Tabelas}
735   -
736   -\end{frame}
737   -%
738   -%
739   -%
740   -\begin{frame}{Figuras}
741   -
742   -\end{frame}
743   -%
744   -%
745   -%
746   -\subsection{Publicações Académicas}
747   -%
748   -%
749   -%
750   -\begin{frame}{Posicionar Tabelas e Figuras}
751   - Elementos Flutuantes
752   -\end{frame}
753   -%
754   -%
755   -%
756   -\begin{frame}{Etiquetas e Referências}
757   -
758   -\end{frame}
759   -%
760   -%
761   -%
762   -\begin{frame}{Bibliografia}
763   -
764   -\end{frame}
765   -%
766   -%
767   -%
768   -\section{Monografias e Livros}
769   -%
770   -%
771   -%
772   -\begin{frame}{Objetivos Desta Aula}
773   - \Large
774   - \begin{itemize}
775   - \item Usar o \LaTeX\ para fazer um documento ``grande''.
776   - \item Separar um documento por vários ficheiros.
777   - \item Usar as listas de conteúdos, figuras, \emph{etc}.
778   - \item Usar fontes não \emph{standard}.
779   - \end{itemize}
780   -\end{frame}
781   -%
782   -%
783   -%
784   -\subsection{Documentos ``Grandes''}
785   -%
786   -%
787   -%
788   -\begin{frame}{A Classe book}
789   - frontmatter, mainmatter, backmatter
790   -\end{frame}
791   -%
792   -%
793   -%
794   -\begin{frame}{Separar um Documento}
795   -
796   -\end{frame}
797   -%
798   -%
799   -%
800   -\begin{frame}{Tabela de Conteúdos, Índice de Figuras, etc}
801   -
802   -\end{frame}
803   -%
804   -%
805   -%
806   -\begin{frame}{Índice Remissivo}
807   -
808   -\end{frame}
809   -%
810   -%
811   -%
812   -\subsection{Extensões}
813   -%
814   -%
815   -%
816   -\begin{frame}{Fontes e XeLaTeX}
817   -
818   -\end{frame}
819   -%
820   -%
821   -%
822   -\section{Usos Especiais}
823   -%
824   -%
825   -%
826   -\begin{frame}{Objetivos Desta Aula}
827   - \Large
828   - \begin{itemize}
829   - \item Escrever expressões matemáticas.
830   - \item Colocar dados externos em tabelas.
831   - \item Formatar tabelas ``grandes''.
832   - \item Usar hiperligações.
833   - \item Definir figuras de alta qualidade.
834   - \item Dimensionar as páginas e a mancha de texto.
835   - \end{itemize}
836   -\end{frame}
837   -%
838   -%
839   -%
840   -\subsection{Conteúdo, Terceira Parte: Textos Especiais}
841   -%
842   -%
843   -%
844   -\begin{frame}{Expressões Matemáticas}
845   -
846   -\end{frame}
847   -%
848   -%
849   -%
850   -\begin{frame}{Tabelas e Dados Externos}
851   -
852   -\end{frame}
853   -%
854   -%
855   -%
856   -\begin{frame}{Hiperligações}
857   -
858   -\end{frame}
859   -%
860   -%
861   -%
862   -\subsection{Figuras de Alta Qualidade}
863   -%
864   -%
865   -%
866   -\begin{frame}{Gráficos de Funções}
867   -
868   -\end{frame}
869   -%
870   -%
871   -%
872   -\begin{frame}{Diagramas}
873   -
874   -\end{frame}
875   -%
876   -%
877   -%
878   -\end{document}
879 0 \ No newline at end of file
tex/minicurso.nav
1   -\beamer@endinputifotherversion {3.36pt}
2 1 \headcommand {\slideentry {0}{0}{1}{1/1}{}{0}}
3 2 \headcommand {\beamer@framepages {1}{1}}
4 3 \headcommand {\slideentry {0}{0}{2}{2/2}{}{0}}
... ...
tex/minicurso.pdf
No preview for this file type
tex/minicurso.tex
... ... @@ -2,7 +2,7 @@
2 2 %
3 3 \documentclass{beamer}
4 4 %
5   -\usetheme{Giraldo}
  5 +\usetheme[sempavor]{Giraldo}
6 6 %
7 7 \usepackage[T1]{fontenc}
8 8 %
... ... @@ -814,7 +814,7 @@ Para \alert{destacar um fragmento de texto} pode usar-se o comando \incode{\ca{\
814 814 %
815 815 %
816 816 \begin{frame}{
817   - \exerc{Tabela de Países da União Europeia}
  817 + \exerc{Tabela de Países}
818 818 \label{ex:tabela.paises.uniao.europeia}}
819 819 \large
820 820 \begin{enumerate}
... ... @@ -1505,7 +1505,7 @@ Para \alert{destacar um fragmento de texto} pode usar-se o comando \incode{\ca{\
1505 1505 \item[Sem Serifas] \incode{\cmd{sfdefault}}: \textsf{Texto sem serifas}.
1506 1506 \item[Mono-espaço] \incode{\cmd{ttdefault}}: \texttt{Texto mono-espaçado}.
1507 1507 \end{description}
1508   - \item Também é possível usarem-se outras fontes disponíveis no computador ({\fontspec{Luminari} como, por exemplo, neste fragmento}) mas os resultados dependem da qualidade da fonte escolhida.
  1508 + \item Também é possível usarem-se outras fontes disponíveis no computador ({\fontspec{LobsterTwo} como, por exemplo, neste fragmento}) mas os resultados dependem da qualidade da fonte escolhida.
1509 1509 \end{itemize}
1510 1510 \vermais{https://en.wikibooks.org/wiki/LaTeX/Fonts}{Fonts}
1511 1511 \end{frame}
... ...