diff --git a/tex/alt.pdf b/tex/alt.pdf deleted file mode 100644 index 669a7a2..0000000 Binary files a/tex/alt.pdf and /dev/null differ diff --git a/tex/alt.tex b/tex/alt.tex deleted file mode 100644 index f797300..0000000 --- a/tex/alt.tex +++ /dev/null @@ -1,878 +0,0 @@ -%!TEX program = xelatex -% -\documentclass{beamer} -% -\usetheme{Giraldo} -% -\usepackage[T1]{fontenc} -% -%\usepackage[utf8]{inputenc} -% -\usepackage[portuges]{babel} -% -\usepackage{tikz} -% -\usepackage{graphicx} -% -\usepackage{hyperref} -% -\newcommand{\URL}[2]{\href{#1}{\color{blue}\underline{#2}}} -% -\usepackage{ragged2e} -% -\usepackage{listings} -\lstset{ - language=[LaTeX]{TeX}, - basicstyle=\ttfamily\scriptsize, - keywordstyle=\bfseries, - commentstyle=\color{gray}, - identifierstyle=, - % stringstyle=\ttfamily, - morekeywords={section, subsection}, - %morekeywords={}, - otherkeywords={$, \{ ,\} , [ , ] }, - tabsize=2, - escapeinside=|| -} -% -\newcommand{\code}[1]{\texttt{\textup{#1}}} -% -% -% -\title{Mini-curso \LaTeX} -\subtitle{De Principiante a Produtivo em Quatro Aulas} -\author{Francisco Coelho} -\date{22 e 29 de novembro, 6 e 13 de dezembro de -2016\\\url{http://evunix.uevora.pt/~fc/latex/minicurso.pdf}} -\institute[\texttt{fc@uevora.pt}]{ - Departamento de Informática\\ - Escola de Ciências e Tecnologia\\ - Universidade de Évora -} -% -% -% -\begin{document} -% -% -% -\begin{frame}[plain] - \titlepage -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{A Função do \LaTeX} - \begin{quote}\huge - Os autores não devem preocupar-se com (nem sequer têm de saber) as inúmeras - \alert{regras tipográficas} que produzem um documento bem apresentado. - \end{quote} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Programa} - \tableofcontents -\end{frame} -% -% -% -\section{Primeiros Passos} -% -% -% -\begin{frame}{Objetivos Desta Aula} - \Large - \begin{itemize} - \item Fazer o primeiro documento \LaTeX. - \item Organizar um documento por secções, \emph{etc}. - \item Fazer listas (numeradas, de itens e de termos). - \item Fazer comandos e ambientes simples. - \item Encontrar documentação, exemplos, ajuda, \emph{etc}. - \end{itemize} -\end{frame} -% -% -% -\subsection{Preparação} -% -% -% -\begin{frame}{Instalação do \LaTeX: Distribuições} - \begin{quote} - O \LaTeX\ consiste num conjunto de vários programas. Uma - \alert{distribuição} é uma determinada seleção de programas, que pode - incluir editores, estilos, classes, \emph{etc}. - \end{quote} - - As distribuições mais comuns são: - \begin{itemize} - \item \URL{http://www.tug.org/texlive/}{TeX Live} para qualquer sistema - operativo. - \item \URL{http://www.tug.org/mactex/}{MacTeX} variante do \emph{TeX Live} - para \emph{macOS}. - \item \URL{http://www.miktex.org/}{MiKTeX} para \emph{Windows}. - % \item \href{http://www.tug.org/interest.html#free}{outras}. - \end{itemize} - - Para escrever documentos podem ser usados vários editores: - \begin{itemize} - \item \URL{http://texstudio.sourceforge.net/}{TeXStudio} para qualquer - sistema operativo. - \item \URL{http://www.lyx.org/}{LyX} para principiantes inseguros. - \end{itemize} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Screenshot do TexStudio} - \includegraphics[width=0.98\textwidth]{images/texstudio.png} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Serviços Online} - \begin{quote} - Também pode usar o \LaTeX\ sem o instalar no seu computador, usando um - editor \alert{\emph{online}}. Uma vantagem desta opção é a facilidade de - colaboração entre vários autores. Por outro lado terá de criar uma conta - pessoal, o que implica partilhar o seu \emph{email}\ldots - \end{quote} - - Os serviços de edição \LaTeX mais comuns são: - \begin{itemize} - \item O \URL{https://pt.sharelatex.com}{ShareLaTeX}, traduzido para (mau) - português, é, talvez, o serviço mais completo. Oferece a possibilidade - (paga) de sincronizar com o \emph{Dropbox} e com o \emph{Google Drive}. - \item O \URL{https://www.overleaf.com}{Overleaf} é semelhante ao - \emph{ShareLaTeX}. - \end{itemize} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Screenshot do ShareLaTeX} - \includegraphics[width=0.98\textwidth]{images/sharelatex.png} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Informação online} - \begin{itemize} - \item Entrada: \URL{http://www.latex-project.org/}{LaTeX Project}. - \item Perguntas/Respostas: - \URL{http://tex.stackexchange.com/}{TeX@stackexchange}. - \item Comunidade: \URL{http://latex-community.org/}{LaTeX Community}, - \URL{https://www.tug.org/}{TUG} e - \URL{http://gentzen.mat.uc.pt/~gutpt/index.php}{GUTpt}. - \item Exemplos: \URL{http://www.texample.net/}{TeXample.net}. - \item Modelos: \URL{http://www.latextemplates.com/}{LaTeX Templates}. - \end{itemize} - - Além destes endereços, \emph{google is your friend.} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Screenshot da pesquisa ``latex'' no Google} - \includegraphics[width=0.98\textwidth]{images/google-latex.png} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Exercício 01, Teste de Integridade} - \begin{exampleblock}{Primeiro Documento} -\begin{lstlisting} -\documentclass{article} -\begin{document} -Primeiro documento. -\end{document} -\end{lstlisting} - \end{exampleblock} - \begin{enumerate} - \item \emph{Se optou por usar uma instalação do \LaTeX\ no seu computador}, - abra seu o editor preferido (por exemplo, o TeXStudio); \emph{Se optou por - usar um serviço \emph{online}} (por exemplo, o ShareLaTeX), abra o - \emph{browser} na página da sua conta. - \item Copie o texto do exemplo acima. - \item \alert{Compile} (\emph{typeset}) o documento. - \end{enumerate} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Exercício 01 (Resultado)} - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-01.png} -\end{frame} -% -% -% -\subsection{Conteúdo, Primeira Parte: Organização do Documento} -% -% -% -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Classe, Preâmbulo e Conteúdo} -\begin{exampleblock}{Classe, Preâmbulo e Texto} -\begin{lstlisting} -\documentclass{article} % Classe do documento -% Preâmbulo -\begin{document} -% Conteúdo -\end{document} -\end{lstlisting} -\end{exampleblock} - \begin{itemize} - \item A \alert{classe} define o tipo de documento: um livro - (\lstinline|book|), um artigo (\lstinline|article|), uma apresentação - (\lstinline|beamer|), \emph{etc}. - \item No \alert{preâmbulo} são ``importados'' comandos que podemos querer - usar. Por exemplo, para incluir figuras, fazer diagramas, mudar a lingua, - \emph{etc}. - \item O \alert{conteúdo} é introduzido entre \lstinline|\begin{document}| - e \lstinline|\end{document}|. É este texto que definir o resultado final. - \end{itemize} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Opções Comuns no Preâmbulo} -\begin{exampleblock}{Opções Comuns no Preâmbulo} -\begin{lstlisting} -\documentclass{article} -% Fontes internacionais de melhor qualidade. -\usepackage[T1]{fontenc} -% Carateres internacionais. -\usepackage[utf8]{inputenc} -% Traduções para Português. -\usepackage[portuges]{babel} % "portuges"!!! -% Incluir imagens -\usepackage{graphicx} -\begin{document} -% Conteúdo -\end{document} -\end{lstlisting} -\end{exampleblock} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Divisões de um Documento} - \begin{itemize} - \item Secções e Subsecções em todos os tipos de documentos. - \item Capítulos e Partes em livros (ou monografias). - \item Divisões Não Numeradas. - \end{itemize} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}[fragile] - \frametitle{Secções e Subsecções} - \begin{exampleblock}{Secções e Subsecções}%Exemplo: } -\begin{lstlisting} -\section{Aula 1} -% -% Resumir o que vai ser apresentado hoje. -% -Nesta aula ... - -\subsection{Preparação} -% -% 1. Instalar o tex -% 2. Escolher um editor -% ... -% -Para instalar o \LaTeX ... -\end{lstlisting} - \end{exampleblock} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Exercício 02, Secções e Subsecções} -Faça um pequeno documento com secções e sub-secções. Por exemplo, o esboço do -programa de uma disciplina. -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Exercício 02 (Resultado)} - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-02.png} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Partes e Capítulos} - \begin{quote} - \emph{Em documentos mais extensos}, como livros ou monografias, além das - secções e subsecções, também é comum usarem-se \alert{partes} e - \alert{capítulos}. - \end{quote} - \begin{block}{Exercício 03, Partes e Capítulos} - Os comandos para partes e capítulos são, respetivamente, - \lstinline|\part{...}| e \lstinline|\chapter{...}|. - - \bigskip - Modifique o documento do Exercício 02 de forma a ter partes e - capítulos, além das secções e subsecções. - - \bigskip - Por exemplo, sendo uma secção uma ``disciplina'', contemple vários anos - (os ``capítulos'') e vários cursos (as ``partes''). - \end{block} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Exercício 03 (Mau Resultado)} - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-03-1.png} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Exercício 03 (Resultado)} - Corrigindo a classe de \lstinline|article| para \lstinline|book|: - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-03-2.png} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Divisões Não Numeradas} -\begin{itemize} -\item Certos comandos têm um comportamento padrão. Por exemplo -\code{\textbackslash section\{...\}} inicia uma secção automaticamente numerada. - -\item Porém, frequentemente estamos interessados num \alert{comportamento -alternativo}. Por exemplo, iniciar uma secção não numerada. - -\item O comportamento alternativo (em alguns casos) é ativado acrescentado um -\code{*} ao nome do comando: \code{\textbackslash section*\{...\}}. - -\item Para as divisões dos documentos (partes, capítulos, secções e subsecções) -o comportamento alternativo consiste em \alert{não numerar} a respetiva divisão. -\end{itemize} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Exercício 04, Divisões Não Numeradas} -Com base no documento do Exercício 02 faça um documento em que as subsecções -não são numeradas. - -Use os comandos \code{\textbackslash section\{...\}} (para as secções -numeradas) e \code{\textbackslash subsection*\{...\}} (para as subsecções não -numeradas). -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Exercício 04 (Resultado)} - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-04.png} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Listas} - \begin{itemize} - \item Listas Não Ordenadas. - \item Listas Ordenadas. - \item Listas de Termos. - \end{itemize} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}[fragile] - \frametitle{Listas Não Ordenadas} - \begin{exampleblock}{Listas Não Ordenadas} -\begin{lstlisting} -\begin{itemize} - \item Meia dúzia de ovos. - \item 100g de açúcar. - \item 500g de farinha. - \item 0,5L de leite. -\end{itemize} -\end{lstlisting} -\alert{Produz} -\begin{itemize} - \item Meia dúzia de ovos. - \item 100g de açúcar. - \item 500g de farinha. - \item 0,5L de leite. -\end{itemize} - \end{exampleblock} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}[fragile] - \frametitle{Listas Ordenadas} - \begin{exampleblock}{Listas Ordenadas} -\begin{lstlisting} -\begin{enumerate} - \item Separar as claras das gemas. - \item Bater as claras em castelo. - \item Misturar bem o leite com as gemas. - \item ... -\end{enumerate} -\end{lstlisting} -\alert{Produz} -\begin{enumerate} - \item Separar as claras das gemas. - \item Bater as claras em castelo. - \item Misturar bem o leite com as gemas. - \item ... -\end{enumerate} - \end{exampleblock} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}[fragile] - \frametitle{Listas de Termos} - \begin{exampleblock}{Listas de Termos} -\begin{lstlisting} -\begin{description} - \item[Energia] 1870kJ. - \item[Lípidos] 16,0g. - \item[Hid. Carb.] 68,6g. -\end{description} -\end{lstlisting} -\alert{Produz} -\begin{description} - \item[Energia] 1870kJ. - \item[Lípidos] 16,0g. - \item[Hid. Carb.] 68,6g. -\end{description} - \end{exampleblock} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Exercício 05, Listas} -Procure na \emph{internet} uma receita culinária simples. Use uma \alert{lista -não ordenada} para indicar os ingredientes, uma \alert{lista numerada} para os -passos da receita e uma \alert{lista de termos} para a declaração nutricional. - -\bigskip -Coloque os ingredientes, passos da confecção e a declaração nutricional em -subsecções não numeradas e a receita numa secção numerada, com o nome da -receita. -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Exercício 05 (Resultado)} - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-05.png} -\end{frame} -% -% -% -\subsection{Comandos Simples} -% -% -% -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Comandos e Ambientes} - -\begin{itemize} -\item Nos exercícios anteriores encontrámos vários comandos: -\begin{enumerate} - \item \lstinline|\section{...}|. - \item \lstinline|\item ...|. - \item \lstinline|\emph{...}|. \alert{Teste rápido:} O que faz este comando? - \item \emph{etc}. -\end{enumerate} -\item E também encontrámos ambientes: -\begin{enumerate} - \item \lstinline|\begin{document} ... \end{document}|. - \item \lstinline|\begin{itemize} ... \end{itemize}|. - \item \emph{etc}. -\end{enumerate} - -\item A diferença essencial entre um comando e um ambiente é: -\begin{description} -\item[comando] ``Faz isto \alert{aqui}''. -\item[ambiente] ``Funciona desta forma \alert{daqui} até \alert{ali}''. -\end{description} -\end{itemize} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Definir Comandos e Ambientes} - \begin{quote} - Embora o \LaTeX\ defina imensos comandos e ambientes, e os - \emph{packages} aumentem esta lista, por vezes (de facto, quase sempre) - põe-se a necessidade de definirmos os nossos próximos comandos ou - ambientes. - \end{quote} - \begin{itemize} - \item Repetições frequentes (``por exemplo, ''). - \item Consistência (``por exemplo, '', ``\emph{e.g.} '') - \item Controlo (substituir os ``\emph{e.g.} '' por ``por exemplo, '') - \end{itemize} -\end{frame} -% -% -% -\newcommand{\eg}[1]{(por exemplo, #1)} -% -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Definir um Comando} -\begin{block}{Sintaxe para definir comandos} -\begin{lstlisting} -\newcommand{\COMANDO}[NÚM.ARGUMENTOS]{ ... } -\end{lstlisting} -\end{block} - -Por exemplo - -\begin{exampleblock}{``por exemplo''} -\begin{lstlisting} -\newcommand{\eg}[1]{(por exemplo, #1)} -... -e temos \eg{com os comandos} melhor desempenho. -\end{lstlisting} -\end{exampleblock} - -produz ``e temos \eg{com os comandos} melhor desempenho.'' no documento. -\end{frame} -% -% -% -\newenvironment{ac}[1] -{\begin{flushright}\textbf{A/C #1}\\} -{\end{flushright}} -% -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Definir um Ambiente} -\begin{block}{Sintaxe para definir um ambiente} -\begin{lstlisting} -\newenvironment{AMB}[NÚM.ARGUMENTOS]{INÍCIO}{FIM} -\end{lstlisting} -\end{block} -Por exemplo -\begin{exampleblock}{``Ao Cuidado de...''} -\begin{lstlisting} -\newenvironment{ac}[1] -{\begin{flushright}\textbf{A/C #1}\\} -{\end{flushright}} -... -\begin{ac}{Dona Ingrácia} - Seguem os documentos anexos. -\end{ac} -\end{lstlisting} -\end{exampleblock} -produz um parágrafo com o texto -\begin{ac}{Dona Ingrácia} - Seguem os documentos anexos. -\end{ac} -\end{frame} -% -% -% -\newcommand{\cotacao}[1]{\textbf{Cotação #1 valores.}} -\newenvironment{exercicio}[1]{\\ \textbf{Exercício #1}: }{\\} -% -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Exercício 06, Comandos e Ambientes} - Definir comandos e ambientes para testes, exames, \emph{etc}: - \begin{enumerate} - \item Defina um comando para mostrar, \textbf{a negrito} a cotação de uma - pergunta. Por exemplo, \lstinline|\cotacao{2}| produz ``\cotacao{2}''. - \item Defina um ambiente para ``embrulhar cada exercício''. Por exemplo - \begin{lstlisting} -\begin{exercicio}{3} -Quem foi o primeiro rei de Portugal? -\end{exercicio} - \end{lstlisting} -deve produzir o seguinte: -\begin{exercicio}{3} -Quem foi o primeiro rei de Portugal? -\end{exercicio} - \end{enumerate} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Exercício 06 (Resolução)} - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-06.png} -\end{frame} -% -% -% -\section{Documentos Comuns} -% -% -% -\begin{frame}{Objetivos Desta Aula} - \Large - \begin{itemize} - \item Usar o \LaTeX\ para fazer uma apresentação. - \item Definir tabelas. - \item Importar imagens. - \item Posicionar elementos flutuantes. - \item Usar os comandos mais comuns em publicações académicas. - \end{itemize} -\end{frame} -% -% -% -\subsection{Apresentações} -% -% -% -\begin{frame}[fragile]\frametitle{A Classe beamer} - \begin{quote} - As apresentações (como esta) são documentos da classe - \lstinline|beamer|, que proporciona várias opções para definir o - \alert{aspeto} e a \alert{navegação}. - \end{quote} - - \begin{exampleblock}{Apresentação Base} -\begin{lstlisting} -\documentclass{beamer} -\usepackage[T1]{fontenc} -\usepackage[utf8]{inputenc} -\usepackage[portuges]{babel} -\begin{document} - \begin{frame}{Título da Página} - % Conteúdo da primeira página - \end{frame} -\end{document} -\end{lstlisting} - \end{exampleblock} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}[fragile]\frametitle{O Aspeto das Apresentações} - \begin{quote} - O \alert{aspeto} de uma apresentação tem duas componentes: - \begin{itemize} - \item O conjunto de cores. - \item A forma e presença de elementos como rodapés, cabeçalhos, barras - laterais, caixas, \emph{etc}. - \end{itemize} - \end{quote} - \begin{exampleblock}{Elementos e Cores numa Apresentação} -\begin{lstlisting} -\documentclass{beamer} -\usetheme{boxes} % Elementos -\usecolortheme{dolphin} % Cores -... -\end{lstlisting} - \end{exampleblock} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Exercício 07, Aspeto das Apresentações} - \large - \begin{enumerate} - \item Vá à - \URL{http://deic.uab.es/~iblanes/beamer_gallery/individual/default-default-default.html}{Galeria - de temas Beamer} ver as opções de elementos e de cores disponíveis. - \item Experimente várias combinações de elementos e cores. - \end{enumerate} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Exercício 07 (Resultado)} - \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-07.png} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Navegação nas Apresentações} - -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}[fragile]\frametitle{Página de Rosto} -\begin{exampleblock}{Informação na Página de Rosto} -\begin{lstlisting} -% Preâmbulo -\title{Titulo} -\subtitle{Subtitulo} -\author{Nomes} -\date{Data} -\institute{Instituição} -% ... -\begin{document} - \begin{frame}[plain] - \titlepage - \end{frame} -\end{document} -\end{lstlisting} -\end{exampleblock} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Screenshot de Página de Rosto} - \includegraphics[width=\textwidth]{images/beamer-rosto.png} -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Página de Conteúdos} - -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Progresso Passo-a-passo} - -\end{frame} -% -% -% -\subsection{Conteúdo, Segunda Parte: Tabelas e Figuras} -% -% -% -\begin{frame}{Tabelas} - -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Figuras} - -\end{frame} -% -% -% -\subsection{Publicações Académicas} -% -% -% -\begin{frame}{Posicionar Tabelas e Figuras} - Elementos Flutuantes -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Etiquetas e Referências} - -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Bibliografia} - -\end{frame} -% -% -% -\section{Monografias e Livros} -% -% -% -\begin{frame}{Objetivos Desta Aula} - \Large - \begin{itemize} - \item Usar o \LaTeX\ para fazer um documento ``grande''. - \item Separar um documento por vários ficheiros. - \item Usar as listas de conteúdos, figuras, \emph{etc}. - \item Usar fontes não \emph{standard}. - \end{itemize} -\end{frame} -% -% -% -\subsection{Documentos ``Grandes''} -% -% -% -\begin{frame}{A Classe book} - frontmatter, mainmatter, backmatter -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Separar um Documento} - -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Tabela de Conteúdos, Índice de Figuras, etc} - -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Índice Remissivo} - -\end{frame} -% -% -% -\subsection{Extensões} -% -% -% -\begin{frame}{Fontes e XeLaTeX} - -\end{frame} -% -% -% -\section{Usos Especiais} -% -% -% -\begin{frame}{Objetivos Desta Aula} - \Large - \begin{itemize} - \item Escrever expressões matemáticas. - \item Colocar dados externos em tabelas. - \item Formatar tabelas ``grandes''. - \item Usar hiperligações. - \item Definir figuras de alta qualidade. - \item Dimensionar as páginas e a mancha de texto. - \end{itemize} -\end{frame} -% -% -% -\subsection{Conteúdo, Terceira Parte: Textos Especiais} -% -% -% -\begin{frame}{Expressões Matemáticas} - -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Tabelas e Dados Externos} - -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Hiperligações} - -\end{frame} -% -% -% -\subsection{Figuras de Alta Qualidade} -% -% -% -\begin{frame}{Gráficos de Funções} - -\end{frame} -% -% -% -\begin{frame}{Diagramas} - -\end{frame} -% -% -% -\end{document} \ No newline at end of file diff --git a/tex/minicurso.nav b/tex/minicurso.nav index 049e961..72bb5b0 100644 --- a/tex/minicurso.nav +++ b/tex/minicurso.nav @@ -1,4 +1,3 @@ -\beamer@endinputifotherversion {3.36pt} \headcommand {\slideentry {0}{0}{1}{1/1}{}{0}} \headcommand {\beamer@framepages {1}{1}} \headcommand {\slideentry {0}{0}{2}{2/2}{}{0}} diff --git a/tex/minicurso.pdf b/tex/minicurso.pdf index c7ddf76..f4ad904 100644 Binary files a/tex/minicurso.pdf and b/tex/minicurso.pdf differ diff --git a/tex/minicurso.tex b/tex/minicurso.tex index 780a5b5..36e2fc2 100644 --- a/tex/minicurso.tex +++ b/tex/minicurso.tex @@ -2,7 +2,7 @@ % \documentclass{beamer} % -\usetheme{Giraldo} +\usetheme[sempavor]{Giraldo} % \usepackage[T1]{fontenc} % @@ -814,7 +814,7 @@ Para \alert{destacar um fragmento de texto} pode usar-se o comando \incode{\ca{\ % % \begin{frame}{ - \exerc{Tabela de Países da União Europeia} + \exerc{Tabela de Países} \label{ex:tabela.paises.uniao.europeia}} \large \begin{enumerate} @@ -1505,7 +1505,7 @@ Para \alert{destacar um fragmento de texto} pode usar-se o comando \incode{\ca{\ \item[Sem Serifas] \incode{\cmd{sfdefault}}: \textsf{Texto sem serifas}. \item[Mono-espaço] \incode{\cmd{ttdefault}}: \texttt{Texto mono-espaçado}. \end{description} - \item Também é possível usarem-se outras fontes disponíveis no computador ({\fontspec{Luminari} como, por exemplo, neste fragmento}) mas os resultados dependem da qualidade da fonte escolhida. + \item Também é possível usarem-se outras fontes disponíveis no computador ({\fontspec{LobsterTwo} como, por exemplo, neste fragmento}) mas os resultados dependem da qualidade da fonte escolhida. \end{itemize} \vermais{https://en.wikibooks.org/wiki/LaTeX/Fonts}{Fonts} \end{frame} -- libgit2 0.21.2