exercicios.md 8.78 KB

Bases para Exercícios

[TOC]

Exercício "Exame"

% !TeX program = xelatex
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Objetivos
%
% - Fazer um documento básico, para português;
% - Fazer comandos e ambientes simples;
% - Dimensionar a mancha de texto;
%
% Tarefas
%
% 1. exame com várias perguntas;
% 2. comando para a cotação de uma pergunta;
% 3. ambiente para o texto de uma pergunta;
% 4. cabeçalho que identifique
%   - a disciplina
%   - o departamento
%   - a data
%   e com o logótipo da universidade;
% 5. fazer caber numa página;
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
%   A classe "article" faz parte dos "tipos de documentos" base do LaTeX
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\documentclass[12pt]{article}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
%   Internacional
%
%   Definir a linguagem do documento 
%
\usepackage{polyglossia}
%
% Infelizmente, as definições para português estão 
% num ficheiro com um erro ortográfico (mesmo no NAO!!!) no nome. Que tormento!
% 
\setmainlanguage{portuges}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
%   Expressões Matemáticas
%
\usepackage{amsmath}
\usepackage{amssymb}
\usepackage{commath}
%
%
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
%   Comando para fazer o cabeçalho
%
%       ilustra:
%           - inclusão de gráficos "externos"
%           - tabelas
%           - e mais alguns "truques"...
%
\newcommand{\CAB}[4]{ % quatro argumentos
    %
    %   Fazer um cabeçalho
    %
    %   tem quatro argumentos:
    %       - departamento: primeiro argumento
    %       - disciplina: segundo argumento
    %       - evento: terceiro argumento
    %       - data: quarto argumento
    %
    %   e também inclui o logótipo da universidade.
    %
    %   Organizar o cabeçalho: 
    %       - logótipo à esquerda e texto à direita
    %       - usar uma tabela para posicionar o logótipo e o texto
    %       - incluir o logótipo a partir de uma imagem
    %       - separar o texto em linhas
    %
    \begin{tabular}{cc} % duas colunas, centradas
        %
        %   colocar o logótipo da universidade na coluna da esquerda
        %
        \includegraphics[width=0.25\textwidth]{imagens/logo_principal.png}
        %
        %   separar as colunas com "&"
        %
        & 
        %
        %   colocar o texto na coluna da direita
        %
        %   fazer um "bloco" de texto com 70% da largura do texto na página
        %
        \begin{minipage}{0.7\textwidth}
            %
            %   centrar as linhas no bloco de texto
            %
            \begin{center}
                %
                %   Departamento
                %
                {\Large\bf #1}\\[1.0em]
                %
                %   Disciplina
                %
                {\large #2}\\[1.0em]
                %
                %   Evento e data
                %
                {\bf #3} --- {#4}
            \end{center}
            %
            %   
            %
        \end{minipage}
        %
        %
        %
    \end{tabular}
    %
    %   deixar algum espaço abaixo da imagem + texto
    %
    \\[1.0em]
    %
    %   desenhar uma linha separadora
    %
    \hrule
    %
    %   forçar um espaço abaixo da linha, com "~", para "contar" como um parágrafo
    %
    ~
}
%
%
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
%   Comando para colocar a cotação de cada pergunta
%
%   **TAREFA** mostrar a cotação de uma pergunta
%
%   Por exemplo, com 
%
%       \cotacao{3,2}
%
%   o resultado deve ser
%   
%   [Cotação 3,2 valor(es)]
%
\newcommand{\cotacao}[1]{ % um argumento: o número de valores
    BLÁ-BLÁ
}
%
%
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
%   Ambiente para conter os exercícios
%
%   O ambiente "exerc" é enumerado automaticamente ...
%
\newtheorem{exerc}{**Exercício**}
%
%   O resultado de
%
%   blá blá
%   \begin{exerc}
%       Quantos planetas tem o sistema solar?
%   \end{exerc}
%   blá blá
%
%   é
%   
%   blá blá
%
%   **Exercício** 1. Quantos planetas tem o sistema solar?
%
%   blá blá
%
%   ... mas o texto "Quantos planetas tem o sistema solar?" fica em itálico.
%   
%   Para ficar "direito" fazemos outro ambiente:
%
\newenvironment{exercicio}      % nome do novo ambiente
    {\begin{exerc}\normalfont}  % início: corrigir a fonte
    {\end{exerc}}               % fim
%
%   Agora o resultado de
%
%   blá blá
%   \begin{exercicio}
%       Quantos planetas tem o sistema solar?
%   \end{exercicio}
%   blá blá
%
%   é
%   
%   blá blá
%
%   **Exercício** 1. Quantos planetas tem o sistema solar?
%
%   blá blá
%
%   ... com o texto "Quantos planetas tem o sistema solar?" direito.
%
%
%   **TAREFA** Remover os "**" que rodeiam "Exercício"
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
%   Mancha de texto na página
%
\usepackage{geometry}
%
%   **TAREFA** fazer caber numa página
%
%   Alterar os valores de forma ao texto caber todo numa única página
%
\geometry{top=3cm, bottom=3cm, left=3cm, right=2cm}
%
%
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
%   DOCUMENTO
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
%
%
\begin{document}
    %
    %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
    %
    %   "Preâmbulo"
    %
    %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
    %
    %   Páginas sem numeração e sem cabeçalhos automáticos
    %
    \pagestyle{empty}
    %
    %   Identificação do documento
    %
    %   **TAREFA** Corrigir a informação do cabeçalho ao seu gosto
    %
    %
    \CAB{Departamento de Informática}%
        {Linguagens Formais e Autómatos}%
        {Exame (normal)}%
        {\today}%
    %
    %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
    %
    %   Introdução
    %
    %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
    %
    \begin{enumerate}
        \item Resolva cada um dos exercícios propostos abaixo;
        \item Repare que os exercícios são numerados \emph{automaticamente}. O que acontece se trocar a ordem dos exercícios?
    \end{enumerate}
    %
    %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
    %
    %   Exercícios
    %
    %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
    %
    \begin{exercicio}
        Corrija a informação do cabeçalho ao seu gosto.
    \end{exercicio}
    %
    %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
    %
    \begin{exercicio}\cotacao{4}
        Defina o texto que mostra a cotação de cada pergunta. Aquele ``BLÁ-BLÁ'' deve ser substituído por\ldots
    \end{exercicio}
    %
    %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
    %
    \begin{exercicio}~ % o "~" força um parágrafo. O que acontece se for retirado?
        Remover os ``**'' que rodeiam ``Exercício''
    \end{exercicio}
    %
    %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
    %
    \begin{exercicio}
        Porque é que os três exercícios anteriores não têm cotação?
    \end{exercicio}
    %
    %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
    %
    \begin{exercicio}
        Acrescente mais perguntas a este ``exame''.
        \begin{enumerate}
        \item \cotacao{1,5} use o ambiente \texttt{enumerate} para acrescentar alguns exercícios com alíneas;
        \item \cotacao{2} certifique-se que todos os exercícios ou alíneas têm cotações;
        \end{enumerate}
    \end{exercicio}
    %
    %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
    %
    \begin{exercicio}
        Use as opções do \emph{package} \texttt{geometry} para fazer caber todo o exame numa única página (\textbf{Sugestão:} Aumente a mancha de texto fazendo as quatro margens mais pequenas).
    \end{exercicio}
    %
    %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
    %
    \begin{exercicio} \cotacao{1,5}~

    Porque é que o texto deste exercício não está alinhado como os outros?
    \end{exercicio}
    %
    %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
    %
    \begin{exercicio}
        \cotacao{1,5} Já fez todas as tarefas anteriores? Aproveite para "bisbilhotar" os comandos que foram usados aqui e ainda não foram falados no \emph{workshop}. 

        Note que, no parágrafo anterior, as aspas à volta de ``bisbilhotar'' estão erradas. Como foram feitas nos outros casos?
    \end{exercicio}
    %
    %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
    %
\end{document}