421d7b2b
Francisco Coelho
START | 2023 Edition
|
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
101
102
103
104
105
106
107
108
109
110
111
112
113
114
115
116
117
118
119
120
121
122
123
124
125
126
127
128
129
130
131
132
133
134
135
136
137
138
139
140
141
142
143
144
145
146
147
148
149
150
151
152
153
154
155
156
157
158
159
160
161
162
163
164
165
166
167
168
169
170
171
172
173
174
175
176
177
178
179
180
181
182
183
184
185
186
187
188
189
190
191
192
193
194
195
196
197
198
199
200
201
202
203
204
205
206
207
208
209
210
211
212
213
214
215
216
217
218
219
220
221
222
223
224
225
226
227
228
229
230
231
232
233
234
235
236
237
238
239
240
241
242
243
244
245
246
247
248
249
250
251
252
253
254
255
256
257
258
259
260
261
262
263
264
265
266
267
268
269
270
271
272
273
274
275
276
277
278
279
280
281
282
283
284
285
286
287
288
289
290
291
292
293
294
295
296
297
298
299
300
301
302
303
304
305
306
307
308
309
310
311
312
313
314
315
316
317
318
319
320
321
322
323
324
325
326
327
328
329
330
331
332
333
|
# Bases para Exercícios
[TOC]
## Exercício "Exame"
```latex
% !TeX program = xelatex
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Objetivos
%
% - Fazer um documento básico, para português;
% - Fazer comandos e ambientes simples;
% - Dimensionar a mancha de texto;
%
% Tarefas
%
% 1. exame com várias perguntas;
% 2. comando para a cotação de uma pergunta;
% 3. ambiente para o texto de uma pergunta;
% 4. cabeçalho que identifique
% - a disciplina
% - o departamento
% - a data
% e com o logótipo da universidade;
% 5. fazer caber numa página;
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% A classe "article" faz parte dos "tipos de documentos" base do LaTeX
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\documentclass[12pt]{article}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Internacional
%
% Definir a linguagem do documento
%
\usepackage{polyglossia}
%
% Infelizmente, as definições para português estão
% num ficheiro com um erro ortográfico (mesmo no NAO!!!) no nome. Que tormento!
%
\setmainlanguage{portuges}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Expressões Matemáticas
%
\usepackage{amsmath}
\usepackage{amssymb}
\usepackage{commath}
%
%
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Comando para fazer o cabeçalho
%
% ilustra:
% - inclusão de gráficos "externos"
% - tabelas
% - e mais alguns "truques"...
%
\newcommand{\CAB}[4]{ % quatro argumentos
%
% Fazer um cabeçalho
%
% tem quatro argumentos:
% - departamento: primeiro argumento
% - disciplina: segundo argumento
% - evento: terceiro argumento
% - data: quarto argumento
%
% e também inclui o logótipo da universidade.
%
% Organizar o cabeçalho:
% - logótipo à esquerda e texto à direita
% - usar uma tabela para posicionar o logótipo e o texto
% - incluir o logótipo a partir de uma imagem
% - separar o texto em linhas
%
\begin{tabular}{cc} % duas colunas, centradas
%
% colocar o logótipo da universidade na coluna da esquerda
%
\includegraphics[width=0.25\textwidth]{imagens/logo_principal.png}
%
% separar as colunas com "&"
%
&
%
% colocar o texto na coluna da direita
%
% fazer um "bloco" de texto com 70% da largura do texto na página
%
\begin{minipage}{0.7\textwidth}
%
% centrar as linhas no bloco de texto
%
\begin{center}
%
% Departamento
%
{\Large\bf #1}\\[1.0em]
%
% Disciplina
%
{\large #2}\\[1.0em]
%
% Evento e data
%
{\bf #3} --- {#4}
\end{center}
%
%
%
\end{minipage}
%
%
%
\end{tabular}
%
% deixar algum espaço abaixo da imagem + texto
%
\\[1.0em]
%
% desenhar uma linha separadora
%
\hrule
%
% forçar um espaço abaixo da linha, com "~", para "contar" como um parágrafo
%
~
}
%
%
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Comando para colocar a cotação de cada pergunta
%
% **TAREFA** mostrar a cotação de uma pergunta
%
% Por exemplo, com
%
% \cotacao{3,2}
%
% o resultado deve ser
%
% [Cotação 3,2 valor(es)]
%
\newcommand{\cotacao}[1]{ % um argumento: o número de valores
BLÁ-BLÁ
}
%
%
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Ambiente para conter os exercícios
%
% O ambiente "exerc" é enumerado automaticamente ...
%
\newtheorem{exerc}{**Exercício**}
%
% O resultado de
%
% blá blá
% \begin{exerc}
% Quantos planetas tem o sistema solar?
% \end{exerc}
% blá blá
%
% é
%
% blá blá
%
% **Exercício** 1. Quantos planetas tem o sistema solar?
%
% blá blá
%
% ... mas o texto "Quantos planetas tem o sistema solar?" fica em itálico.
%
% Para ficar "direito" fazemos outro ambiente:
%
\newenvironment{exercicio} % nome do novo ambiente
{\begin{exerc}\normalfont} % início: corrigir a fonte
{\end{exerc}} % fim
%
% Agora o resultado de
%
% blá blá
% \begin{exercicio}
% Quantos planetas tem o sistema solar?
% \end{exercicio}
% blá blá
%
% é
%
% blá blá
%
% **Exercício** 1. Quantos planetas tem o sistema solar?
%
% blá blá
%
% ... com o texto "Quantos planetas tem o sistema solar?" direito.
%
%
% **TAREFA** Remover os "**" que rodeiam "Exercício"
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Mancha de texto na página
%
\usepackage{geometry}
%
% **TAREFA** fazer caber numa página
%
% Alterar os valores de forma ao texto caber todo numa única página
%
\geometry{top=3cm, bottom=3cm, left=3cm, right=2cm}
%
%
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% DOCUMENTO
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
%
%
\begin{document}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% "Preâmbulo"
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Páginas sem numeração e sem cabeçalhos automáticos
%
\pagestyle{empty}
%
% Identificação do documento
%
% **TAREFA** Corrigir a informação do cabeçalho ao seu gosto
%
%
\CAB{Departamento de Informática}%
{Linguagens Formais e Autómatos}%
{Exame (normal)}%
{\today}%
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Introdução
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\begin{enumerate}
\item Resolva cada um dos exercícios propostos abaixo;
\item Repare que os exercícios são numerados \emph{automaticamente}. O que acontece se trocar a ordem dos exercícios?
\end{enumerate}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Exercícios
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\begin{exercicio}
Corrija a informação do cabeçalho ao seu gosto.
\end{exercicio}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\begin{exercicio}\cotacao{4}
Defina o texto que mostra a cotação de cada pergunta. Aquele ``BLÁ-BLÁ'' deve ser substituído por\ldots
\end{exercicio}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\begin{exercicio}~ % o "~" força um parágrafo. O que acontece se for retirado?
Remover os ``**'' que rodeiam ``Exercício''
\end{exercicio}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\begin{exercicio}
Porque é que os três exercícios anteriores não têm cotação?
\end{exercicio}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\begin{exercicio}
Acrescente mais perguntas a este ``exame''.
\begin{enumerate}
\item \cotacao{1,5} use o ambiente \texttt{enumerate} para acrescentar alguns exercícios com alíneas;
\item \cotacao{2} certifique-se que todos os exercícios ou alíneas têm cotações;
\end{enumerate}
\end{exercicio}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\begin{exercicio}
Use as opções do \emph{package} \texttt{geometry} para fazer caber todo o exame numa única página (\textbf{Sugestão:} Aumente a mancha de texto fazendo as quatro margens mais pequenas).
\end{exercicio}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\begin{exercicio} \cotacao{1,5}~
Porque é que o texto deste exercício não está alinhado como os outros?
\end{exercicio}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\begin{exercicio}
\cotacao{1,5} Já fez todas as tarefas anteriores? Aproveite para "bisbilhotar" os comandos que foram usados aqui e ainda não foram falados no \emph{workshop}.
Note que, no parágrafo anterior, as aspas à volta de ``bisbilhotar'' estão erradas. Como foram feitas nos outros casos?
\end{exercicio}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\end{document}
```
|