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BUGS.md
1 | +# Perguntations | |
1 | 2 | |
2 | -# BUGS | |
3 | +## BUGS | |
3 | 4 | |
4 | -- correct devia poder ser corrido mais que uma vez (por exemplo para alterar cotacoes, corrigir perguntas) | |
5 | -- guardar testes em JSON assim que sao atribuidos aos alunos (ou guardados inicialmente com um certo nome, e atribuidos posteriormente ao aluno). | |
6 | -- cookies existe um perguntations_user e um user. De onde vem o user? | |
7 | -- QuestionCode falta reportar nos comments os vários erros que podem ocorrer (timeout, etc) | |
8 | -- algumas vezes a base de dados guarda o mesmo teste em duplicado. ver se dois submits dao origem a duas correcções. | |
9 | -talvez a base de dados devesse ter como chave do teste um id que fosse único desse teste particular (não um auto counter, nem ref do teste) | |
10 | -- em caso de timeout na submissão (e.g. JOBE ou script nao responde) a correcção não termina e o teste não é guardado. | |
11 | -- grade gives internal server error?? | |
5 | +- talvez a base de dados devesse ter como chave do teste um id que fosse único | |
6 | + desse teste particular (não um auto counter, nem ref do teste) | |
7 | +- em caso de timeout na submissão (e.g. JOBE ou script nao responde) a correcção | |
8 | + não termina e o teste não é guardado. | |
12 | 9 | - reload do teste recomeça a contagem no inicio do tempo. |
13 | -- em admin, quando scale_max não é 20, as cores das barras continuam a reflectir a escala 0,20. a tabela teste na DB não tem a escala desse teste. | |
14 | -- em grade.html as barras estao normalizadas para os limites scale_min e max do teste actual e nao dos testes realizados no passado (tabela test devia guardar a escala). | |
15 | -- codigo `hello world` nao esta a preservar o whitespace. O renderer de markdown gera a tag <code> que não preserva whitespace. Necessario adicionar <pre>. | |
16 | -- mensagems de erro do assembler aparecem na mesma linha na correcao e nao fazerm rendering do `$t`, ver se servidor faz parse do markdown dessas mensagens. | |
17 | -- a revisao do teste não mostra as imagens. | |
18 | -- Test.reset_answers() unused. | |
19 | -- teste nao esta a mostrar imagens de vez em quando.??? | |
20 | -- show-ref nao esta a funcionar na correccao (pelo menos) | |
10 | +- em admin, quando scale_max não é 20, as cores das barras continuam a reflectir | |
11 | + a escala 0,20. a tabela teste na DB não tem a escala desse teste. | |
12 | +- mensagems de erro do assembler aparecem na mesma linha na correcao e nao | |
13 | + fazerm rendering do `$t`, ver se servidor faz parse do markdown dessas | |
14 | + mensagens. | |
15 | +- a revisao do teste não mostra as imagens que nao estejam ja em cache. | |
21 | 16 | |
22 | -# TODO | |
17 | +## TODO | |
23 | 18 | |
24 | -- JOBE correct async | |
25 | -- esta a corrigir código JOBE mesmo que nao tenha respondido??? | |
26 | -- permitir remover alunos que estão online para poderem comecar de novo. | |
27 | -- guardar nota final grade truncado em zero e sem ser truncado (quando é necessário fazer correcções à mão às perguntas, é necessário o valor não truncado) | |
28 | -- stress tests. use https://locust.io | |
29 | -- wait for admin to start test. (students can be allowed earlier) | |
30 | -- impedir os eventos copy/paste. alunos usam isso para trazer codigo ja feito nos computadores. Obrigar a fazer reset? fazer um copy automaticamente? | |
31 | -- na pagina admin, mostrar com cor vermelha as horas de entrada dos alunos que ja tenham excedido o tempo | |
32 | -- retornar None quando nao ha alteracoes relativamente à última vez. | |
33 | -ou usar push (websockets?) | |
19 | +- QuestionTextArea falta reportar nos comments os vários erros que podem ocorrer | |
20 | + (timeout, etc) | |
21 | +- pergunta com varias partes. | |
22 | +- /review incluir identificacao do aluno no jumbotron (para poder gerar pdf). | |
23 | +- corrir mais que uma vez (por ex. para alterar cotacoes, corrigir perguntas) | |
24 | +- guardar testes em JSON assim que sao atribuidos aos alunos. | |
25 | +- impedir os eventos copy/paste. alunos usam isso para trazer codigo ja feito | |
26 | + nos computadores. Obrigar a fazer reset? fazer um copy automaticamente? | |
27 | +- na pagina admin, mostrar com cor vermelha as horas de entrada dos alunos que | |
28 | + ja tenham excedido o tempo | |
29 | +- /admin long pooling. | |
34 | 30 | - mudar ref do test para test_id (ref já é usado nas perguntas) |
35 | 31 | - servidor ntpd no x220 para configurar a data/hora dos portateis dell |
36 | -- sala de espera: autorização dada, mas teste não disponível até que seja dada ordem para começar. | |
37 | -- alunos com necessidades especiais nao podem ter autosubmit. ter um autosubmit_exceptions: ['123', '456'] | |
38 | -- submissao fazer um post ajax? | |
39 | -- adicionar opcao para eliminar um teste em curso. | |
32 | +- sala de espera: autorização dada, mas teste não disponível até que seja dada | |
33 | + ordem para começar. | |
34 | +- alunos com necessidades especiais nao podem ter autosubmit. ter um | |
35 | + autosubmit_exceptions: ['123', '456'] | |
40 | 36 | - enviar resposta de cada pergunta individualmente. |
41 | -- experimentar gerador de svg que inclua no markdown da pergunta e ver se funciona. | |
42 | -- quando ha varias perguntas para escolher, escolher sucessivamente em vez de aleatoriamente. | |
43 | -- como refrescar a tabela de admin sem fazer reload da pagina? | |
44 | -- botao "testar resposta" que valida codigo relativamente a syntax, mas nao classifica. perguntas devem ter opcao validate: script.py. Aluno pressiona botao e codigo é enviado para servidor para validação, feedback é mostrado na pagina de teste. | |
45 | -- test: botao submeter valida se esta online com um post willing_to_submit, se estiver online, mostra mensagem de confirmacao, caso contrario avisa que nao esta online. | |
37 | +- experimentar gerador de svg que inclua no markdown da pergunta. | |
38 | +- botao "testar resposta" que valida syntax mas nao classifica. | |
39 | + perguntas devem ter opcao validate: script.py. | |
40 | + Aluno pressiona botao e codigo é enviado para servidor para validação, | |
41 | +- test: botao submeter valida se esta online com um post willing_to_submit, | |
42 | + se estiver online, mostra mensagem de confirmacao, caso contrario avisa que | |
43 | + nao esta online. | |
46 | 44 | - test: Cada pergunta respondida é logo submetida. |
47 | -- test: calculadora javascript. | |
48 | 45 | - admin: histograma das notas. |
49 | 46 | - admin: mostrar as horas a que o teste terminou para os testes terminados. |
50 | 47 | - admin: histograma das notas. |
51 | 48 | - admin: mostrar teste gerado para aluno (tipo review). |
52 | -- fazer renderer para formulas com mathjax serverside (mathjax-node) ou usar katex. | |
53 | -- fazer renderer para imagens, com links /file?ref=xpto;name=zzz.jpg | |
54 | -- fazer renderer para linguagem assembly mips? | |
55 | -- cancelar teste no menu admin. Dado o numero de aluno remove teste e faz logout do aluno. | |
49 | +- admin: Cancelar teste e fazer logout do aluno (e.g. fraude) | |
56 | 50 | - mathjax-node: |
57 | 51 | sudo pkg install node npm |
58 | 52 | npm install mathjax-node mathjax-node-cli # pacotes em ~/node_modules |
59 | 53 | node_modules/mathjax-node-cli/bin/tex2svg '\sqrt{x}' |
60 | - usar isto para gerar svg que passa a fazer parte do texto da pergunta (markdown suporta tags svg?) | |
54 | + usar isto para gerar svg que passa a fazer parte do texto da pergunta | |
55 | + (markdown suporta tags svg?) | |
61 | 56 | fazer funçao tex() que recebe formula e converte para svg. exemplo: |
62 | 57 | fr'''A formula é {tex("\sqrt{x]}")}''' |
63 | -- Gerar pdf's com todos os testes no final (pdfkit). | |
64 | -- manter registo dos unfocus durante o teste e de qual a pergunta visivel nesse momento | |
58 | +- Gerar pdf's com todos os testes no final (pdfkit, firefox marionette). | |
59 | +- registos unfocus durante o teste e qual a pergunta visivel nesse momento | |
65 | 60 | - permitir varios testes, aluno escolhe qual o teste que quer fazer. |
66 | 61 | - se ocorrer um erro na correcçao avisar aluno para contactar o professor. |
67 | -- abrir o teste numa janela maximizada e que nao permite que o aluno a redimensione/mova? | |
68 | -- detectar scroll e enviar posição para servidor (analise de scroll para detectar copianço? ou simplesmente para analisar como os alunos percorrem o teste) | |
69 | -- aviso na pagina principal para quem usa browser incompativel ou settings esquisitos... Apos login pode ser enviado e submetido um exemplo de teste para verificar se browser consegue submeter? ha alunos com javascript bloqueado? | |
70 | -- criar perguntas de outros tipos, e.g. associação, ordenação, varios textinput | |
71 | -- perguntas para professor corrigir mais tarde. permitir que review possa alterar as notas | |
72 | -- fazer uma calculadora javascript e por no menu. surge como modal | |
73 | - | |
74 | -# FIXED | |
75 | - | |
76 | -- testar as perguntas todas no início do teste como o aprendizations. | |
77 | -- adicionar identificacao do aluno no jumbotron inicial do teste, para que ao imprimir para pdf a identificacao do aluno venha escrita no documento. | |
78 | -- internal server error quando em --review, download csv detalhado. | |
79 | -- perguntas repetidas (mesma ref) dao asneira, porque a referencia é usada como chave em varios sitios e as chaves nao podem ser dupplicadas. | |
80 | - da asneira pelo menos na funcao get_questions_csv. na base de dados tem de estar registado tb o numero da pergunta, caso contrario é impossível saber a qual corresponde. | |
81 | -- mostrar unfocus e window area em /admin | |
82 | -- CRITICAL se answer for `i<n` a revisão de provas mostra apenas i (interpreta `<` como tag?) | |
83 | -- botao de autorizar desliga-se, fazer debounce. | |
84 | -- link na pagina com a nota para voltar ao principio. | |
85 | -- default logger config mostrar horas com segundos | |
86 | -- test: mostrar duração do teste com progressbar no navbar. | |
87 | -- lidar com eventos unfocus. | |
88 | -- servidor nao esta a lidar com eventos resize. | |
89 | -- sock.bind(sockaddr) OSError: [Errno 48] Address already in use | |
90 | -- dizer quanto desconta em cada pergunta de escolha multipla | |
91 | -- se houver erros a abrir ficheiros .yaml de perguntas, depois dos testes diz "No errors found". | |
92 | -- se faltarem files na especificação do teste, o check não detecta e factory não gera para essas perguntas. | |
93 | -- nao esta a usar points das perguntas | |
94 | -- quando se clica no texto de uma opcao, salta para outro lado na pagina. | |
95 | -- suportar cotacao to teste diferente de 20 (e.g. para juntar perguntas em papel). opcao "points: 18" que normaliza total para 18 em vez de 20. | |
96 | -- fazer package para instalar perguntations com pip. | |
97 | -- pymips: nao pode executar syscalls do spim. | |
98 | -- exception sqlalchemy relacionada com threads. | |
99 | -- acrescentar logger.conf que sirva de base. | |
100 | -- questions.py textarea has a abspath which does not make sense! why is it there? not working for perguntations, but seems to work for aprendizations | |
101 | -- textarea foi modificado em aprendizations para receber cmd line args. corrigir aqui tb. | |
102 | -- usar npm para instalar javascript | |
103 | -- se aluno entrar com l12345 rebenta. numa funcao get_... ver imagem no ipad | |
104 | -- no test3 está contar 1.0 valores numa pergunta do tipo info? acontece para type: info, e não para type: information | |
105 | -- default correct in checkbox must be 1.0, so that the pairs (right,wrong) still work with `correct` left undefined. | |
106 | -- textarea com codemirror | |
107 | -- decorador para user 0, evita o "if uid==0" em muitas funcoes. | |
108 | -- numeric interval deve converter respostas que usam virgulas para pontos decimais | |
109 | -- self.testapp.get_json_filename_of_test(test_id) retorna None quando test_id nao existe. | |
110 | -- o eventloop está a bloquear. correção do teste é blocking. usar threadpoolexecutor? | |
111 | -- substituir get_event_loop por get_runnint_loop (ver https://docs.python.org/3/library/asyncio-eventloop.html) | |
112 | -- review nao esta a funcionar | |
113 | -- servir imagens das perguntas não funciona. Necessario passar a ref da pergunta no link para poder ajustar o path no FileHandler. | |
114 | -- a primeira coluna da tabela admin deveria estar sempre ordenada. | |
115 | -- abortar depois de testar todas as perguntas, caso haja algum erro. | |
116 | -- imagens jpg/png nas perguntas. | |
117 | -- initdb está a inicializar com passwords iguais aos numeros. deveria ser vazio para alunos definirem. | |
118 | -- upgrade popper e fazer link. | |
119 | -- mover scripts js para head, com defer. ver todos os templates. | |
120 | -- update fontawesome to 5. | |
121 | -- mostrar comments e solution na revisao de prova. | |
122 | -- upgrade para tornado 5.0. | |
123 | -- ctrl-c should ask for confirmation before exiting. | |
124 | -- md_to_html() nao usa o segundo argumento q. pode retirar-se dos templates? | |
125 | -- config/logger.yaml ainda é do cherrypy... | |
126 | -- uniformizar question.py com a de aprendizations... | |
127 | -- qual a diferenca entre md_to_html e md_to_html_review, parece desnecessario haver dois. | |
128 | -- converter markdown para mistune. | |
129 | -- como alterar configuracao para mostrar logs de debug? | |
130 | -- espaco no final das tabelas. | |
131 | -- total do teste aparece negativo. | |
132 | -- reset password nao funciona no admin | |
133 | -- reload a intervalos não funciona. | |
134 | -- allow/deny nao funciona no /admin. | |
135 | -- Review de um teste que foi apagado rebenta. | |
136 | -- numeracao das perguntas do teste esta a contar com paineis informativos... | |
137 | -- markdown no teste nao funciona | |
138 | -- review de um teste nao funciona (hardcoded...) | |
139 | -- testar SSL | |
140 | -- text-numeric não está a gerar a pergunta. faltam templates? | |
141 | -- testar perguntas warning/warn | |
142 | -- qd user 0 faz logout rebenta. | |
143 | -- Quando grava JSON do teste deve usar 'path' tal como definido na configuração e não expandido. Isto porque em OSX /home é /Users e quando se muda de um sistema para outro não encontra os testes. Assim, usando ~ na configuração deveria funcionar sempre. | |
144 | -- configuração do teste não joga bem com o do aprendizations. Em particular os scripts não ficam com o mesmo path!!! | |
145 | -- configurar pf em freebsd, port forward 80 -> 8080. documentacao | |
146 | -- barras com notas em grade estão desalinhadas. | |
147 | -- erros nos generators devem ser ERROR e não WARNING. | |
148 | -- se directorio "logs" não existir no directorio actual aborta com mensagem de erro. | |
149 | -- se um teste tiver a mesma pergunta repetida (ref igual), rebenta na correcçao. As respostas são agregadas numa lista para cada ref. Ex: {'ref1': 'resposta1', 'ref2': ['resposta2a', 'resposta2b']} | |
150 | -- usar http://fontawesome.io/examples/ em vez dos do bootstrap3 | |
151 | -- se pergunta tiver 'type:' errado, rebenta. | |
152 | -- se submeter um teste so com information, da divisao por zero. | |
153 | -- se save_answers nao existir, da warning que nao serao gravados, mas sao sempre gravados! pagina de administracao diz --not being saved-- | |
154 | -- first login é INFO e não WARNING | |
155 | -- /review não mostra imagens porque precisa que teste esteja a decorrer... | |
156 | -- visualizar um teste ja realizado na página de administração | |
157 | -- Depois da correcção, mostra testes realizados que não foram realizados pelo próprio | |
158 | -- detectar se janela perde focus e alertar o prof (http://stackoverflow.com/questions/1060008/is-there-a-way-to-detect-if-a-browser-window-is-not-currently-active) | |
159 | -- server nao esta a receber eventos focus/blur dos utilizadores diferentes de '0', estranho... | |
160 | -- permitir adicionar imagens nas perguntas. | |
161 | -- detect_unfocus.js so funciona se estiver inline no html. porquê??? | |
162 | -- inserir novo aluno /admin não fecha. | |
163 | -- se aluno desistir, ainda fica marcado como online | |
164 | -- give dá None em vez de 0.0 | |
165 | -- debug mode: log levels not working | |
166 | -- Se aluno fizer logout, o teste não é gravado e ficamos sem registo do teste que o aluno viu. | |
167 | -- criar sqlalchemy sessions dentro de app de modo a estarem associadas a requests. ver se é facil usar with db:(...) para criar e fechar sessão. | |
168 | -- sqlalchemy queixa-se de threads. | |
169 | -- SQLAlchemy em vez da classe database. | |
170 | -- replace sys.exit calls | |
171 | -- if does not find questions, aborts silently | |
172 | -- argumentos da linha de comando a funcionar. | |
173 | -- configuracao dos logs cherrypy para se darem bem com os outros | |
174 | -- browser e ip usados gravado no test. | |
175 | -- botões allow all/deny all. | |
176 | -- mostrar botão de reset apenas no final da pagina, com edit para escrever o número. | |
177 | -- aluno faz login, mas fecha browser, ficando no estado (online,deny). Ao tentar login com outro browser está deny e o prof não consegue pô-lo em allow pois já não está na lista. => solucao é manter todos os alunos numa tabela. | |
178 | -- pagina de login nao esta a apresentar bem. parece que precisa de autorizacao para aceder a /static... | |
179 | -- Não mostrar Professor nos activos em /admin | |
180 | -- /admin mostrar actualizações automaticamente? | |
181 | -- se no teste uma das "ref" nao existir nos ficheiros de perguntas, rebenta. | |
182 | -- alunos podem estar online, mas browser perder sessao => nao conseguem mais entrar porque a App pensa que estão online. Permitir login e dar o mesmo teste. | |
183 | -- pagina de management dos alunos. | |
184 | - mostrar online ordenados por hora de login, offline por número. | |
185 | - permitir reset da pw e allow/disallow | |
186 | -- script de correcção pode enviar dicionario yaml com grade e comentarios. ex: | |
187 | - grade: 0.5 | |
188 | - comments: Falhou na função xpto. | |
189 | - os comentários são guardados no teste (ficheiro) ou enviados para o browser no modo practice. | |
190 | -- testar regex na definicao das perguntas. como se faz rawstring em yaml? | |
191 | - singlequote? problemas de backslash??? sim... necessário fazer \\ em varios casos, mas não é claro! e.g. \n é convertido em espaço mas \w é convertido em \\ e w. Solução (http://stackoverflow.com/questions/10771163/python-interpreting-a-regex-from-a-yaml-config-file) é fazer | |
192 | - correct: !regex '^(yes|no)' | |
62 | +- abrir o teste numa janela maximizada e que nao permite que o aluno a | |
63 | + redimensione/mova? modo kiosk? | |
64 | +- detectar scroll e enviar posição para servidor (analise de scroll para detectar copianço?) | |
65 | +- criar perguntas de outros tipos, e.g. associação, ordenação. | |
66 | +- stress tests. use https://locust.io | ... | ... |
demo/demo.yaml
... | ... | @@ -47,7 +47,7 @@ scale: [0, 20] |
47 | 47 | # ---------------------------------------------------------------------------- |
48 | 48 | # Files to import. Each file contains a list of questions in yaml format. |
49 | 49 | files: |
50 | - - questions/questions-tutorial.yaml | |
50 | + - questions/tutorial.yaml | |
51 | 51 | |
52 | 52 | # This is the list of questions that will make up the test. |
53 | 53 | # The order is preserved. | ... | ... |
... | ... | @@ -0,0 +1,27 @@ |
1 | +#!/usr/bin/env python3 | |
2 | + | |
3 | +''' | |
4 | +Demonstação de um script de correcção | |
5 | +''' | |
6 | + | |
7 | +import re | |
8 | +import sys | |
9 | + | |
10 | +s = sys.stdin.read() | |
11 | + | |
12 | +ans = set(re.findall(r'[\w]+', s.lower())) # get words in lowercase | |
13 | +rgb = set(['red', 'green', 'blue']) # the correct answer | |
14 | + | |
15 | +# a nota é o número de cores certas menos o número de erradas | |
16 | +grade = max(0, | |
17 | + len(rgb.intersection(ans)) - len(ans.difference(rgb))) / 3 | |
18 | + | |
19 | +if ans == rgb: | |
20 | + print('---\n' | |
21 | + 'grade: 1.0\n' | |
22 | + 'comments: Muito bem!') | |
23 | + | |
24 | +else: | |
25 | + print('---\n' | |
26 | + f'grade: {grade}\n' | |
27 | + 'comments: A resposta correcta é "red green blue".') | ... | ... |
... | ... | @@ -0,0 +1,12 @@ |
1 | +#!/usr/bin/env python3 | |
2 | + | |
3 | +import sys | |
4 | +import time | |
5 | + | |
6 | +s = sys.stdin.read() | |
7 | + | |
8 | +# sleep a lot of time to generate timeout during correction | |
9 | +time.sleep(100) | |
10 | + | |
11 | +# probably this result will not be seen because the script will be interrupted | |
12 | +print(0.5) | ... | ... |
demo/questions/correct/correct-question.py
... | ... | @@ -1,27 +0,0 @@ |
1 | -#!/usr/bin/env python3 | |
2 | - | |
3 | -''' | |
4 | -Demonstação de um script de correcção | |
5 | -''' | |
6 | - | |
7 | -import re | |
8 | -import sys | |
9 | - | |
10 | -s = sys.stdin.read() | |
11 | - | |
12 | -ans = set(re.findall(r'[\w]+', s.lower())) # get words in lowercase | |
13 | -rgb = set(['red', 'green', 'blue']) # the correct answer | |
14 | - | |
15 | -# a nota é o número de cores certas menos o número de erradas | |
16 | -grade = max(0, | |
17 | - len(rgb.intersection(ans)) - len(ans.difference(rgb))) / 3 | |
18 | - | |
19 | -if ans == rgb: | |
20 | - print('---\n' | |
21 | - 'grade: 1.0\n' | |
22 | - 'comments: Muito bem!') | |
23 | - | |
24 | -else: | |
25 | - print('---\n' | |
26 | - f'grade: {grade}\n' | |
27 | - 'comments: A resposta correcta é "red green blue".') |
demo/questions/correct/correct-timeout.py
... | ... | @@ -1,12 +0,0 @@ |
1 | -#!/usr/bin/env python3 | |
2 | - | |
3 | -import sys | |
4 | -import time | |
5 | - | |
6 | -s = sys.stdin.read() | |
7 | - | |
8 | -# sleep a lot of time to generate timeout during correction | |
9 | -time.sleep(100) | |
10 | - | |
11 | -# probably this result will not be seen because the script will be interrupted | |
12 | -print(0.5) |
demo/questions/questions-tutorial.yaml
... | ... | @@ -1,658 +0,0 @@ |
1 | ---- | |
2 | -# ---------------------------------------------------------------------------- | |
3 | -- type: information | |
4 | - ref: tut-test | |
5 | - title: Configuração do teste | |
6 | - text: | | |
7 | - O teste é configurado num ficheiro `yaml` | |
8 | - (ver especificação [aqui](https://yaml.org)). | |
9 | - A configuração contém a identificação do teste, base de dados dos alunos, | |
10 | - ficheiros de perguntas a importar e uma selecção de perguntas e respectivas | |
11 | - cotações. | |
12 | - | |
13 | - Exemplo: | |
14 | - | |
15 | - ```yaml | |
16 | - --- | |
17 | - # -------------------------------------------------------------------------- | |
18 | - ref: tutorial # referência, pode ser reusada em vários turnos | |
19 | - title: Demonstração # título da prova | |
20 | - database: students.db # base de dados previamente criada com initdb | |
21 | - answers_dir: ans # directório onde ficam os testes dos alunos | |
22 | - | |
23 | - # opcionais | |
24 | - duration: 60 # duração da prova em minutos (default: inf) | |
25 | - autosubmit: true # submissão automática (default: false) | |
26 | - show_points: true # mostra cotação das perguntas (default: true) | |
27 | - scale: [0, 20] # normaliza cotações para o intervalo indicado. | |
28 | - # não normaliza por defeito (default: None) | |
29 | - | |
30 | - # -------------------------------------------------------------------------- | |
31 | - # Ficheiros de perguntas a importar (relativamente a `questions_dir`) | |
32 | - files: | |
33 | - - tabelas.yaml | |
34 | - - topic1/questions.yaml | |
35 | - - topic2/part1/questions.yaml | |
36 | - - topic2/part2/questions.yaml | |
37 | - | |
38 | - # -------------------------------------------------------------------------- | |
39 | - # Especificação das perguntas do teste e respectivas cotações. | |
40 | - # O teste é uma lista de perguntas, onde cada pergunta é especificada num | |
41 | - # dicionário com a referência da pergunta e a respectiva cotação. | |
42 | - questions: | |
43 | - - ref: pergunta1 | |
44 | - points: 3.5 | |
45 | - | |
46 | - - ref: pergunta2 | |
47 | - points: 2.0 | |
48 | - | |
49 | - # por defeinto, a cotação da pergunta é 1.0 valor | |
50 | - - ref: pergunta3 | |
51 | - | |
52 | - # escolhe aleatoriamente uma das variantes da pergunta | |
53 | - - ref: [pergunta3a, pergunta3b] | |
54 | - points: 0.5 | |
55 | - | |
56 | - # -------------------------------------------------------------------------- | |
57 | - ``` | |
58 | - | |
59 | - A ordem das perguntas é mantida quando apresentada no teste. | |
60 | - | |
61 | - O mesmo teste pode ser realizado várias vezes em turnos diferentes, não é | |
62 | - necessário alterar nada. | |
63 | - | |
64 | -# ---------------------------------------------------------------------------- | |
65 | -- type: information | |
66 | - ref: tut-questions | |
67 | - title: Especificação das perguntas | |
68 | - text: | | |
69 | - As perguntas estão definidas num ou mais ficheiros `yaml` como uma lista de | |
70 | - perguntas, onde cada pergunta é um dicionário. | |
71 | - | |
72 | - Por exemplo, um ficheiro com o conteúdo abaixo contém duas perguntas, uma | |
73 | - de escolha múltipla e outra apenas informativa: | |
74 | - | |
75 | - ```yaml | |
76 | - --- | |
77 | - #--------------------------------------------------------------------------- | |
78 | - - type: radio | |
79 | - ref: chave-unica-1 | |
80 | - text: Quanto é $1+1$? | |
81 | - options: | |
82 | - - 1 | |
83 | - - 2 | |
84 | - - 3 | |
85 | - | |
86 | - #--------------------------------------------------------------------------- | |
87 | - - type: information | |
88 | - ref: chave-unica-2 | |
89 | - text: | | |
90 | - Quando o texto da pergunta tem várias linhas, dá jeito usar o símbolo | |
91 | - `|` de pipe, para indicar que tudo o que estiver indentado faz parte do | |
92 | - texto. É o caso desta pergunta. | |
93 | - | |
94 | - O texto das perguntas é escrito em `markdown` e suporta fórmulas em | |
95 | - LaTeX. | |
96 | - | |
97 | - #--------------------------------------------------------------------------- | |
98 | - ``` | |
99 | - | |
100 | - As chaves são usadas para construir o teste e não se podem repetir, mesmo | |
101 | - em ficheiros diferentes. | |
102 | - De seguida mostram-se exemplos dos vários tipos de perguntas. | |
103 | - | |
104 | -# ---------------------------------------------------------------------------- | |
105 | -- type: radio | |
106 | - ref: tut-radio | |
107 | - title: Escolha simples, uma opção correcta. | |
108 | - text: | | |
109 | - As perguntas de escolha simples, permitem fazer uma pergunta e apresentar | |
110 | - várias opções de resposta em que apenas uma delas está certa. | |
111 | - A utilização mais simples é a seguinte: | |
112 | - | |
113 | - ```yaml | |
114 | - - type: radio | |
115 | - ref: pergunta-1 | |
116 | - title: Escolha simples, uma opção correcta. | |
117 | - text: | | |
118 | - Bla bla bla. | |
119 | - options: | |
120 | - - Opção 0 | |
121 | - - Opção 1 | |
122 | - - Opção 2 | |
123 | - - Opção 3 | |
124 | - - Opção 4 | |
125 | - ``` | |
126 | - | |
127 | - Sem outras configurações, assume-se que a primeira opção é a resposta | |
128 | - correcta ("Opção 0" neste caso) e as 5 opções são apresentadas por ordem | |
129 | - aleatória. | |
130 | - | |
131 | - Para evitar que os alunos memorizem os textos das opções, podem definir-se | |
132 | - várias opções correctas com escrita ligeiramente diferente, sendo escolhida | |
133 | - apenas uma delas para apresentação. | |
134 | - Por exemplo, se as 2 primeiras opções estiverem correctas e as restantes | |
135 | - erradas, e quisermos apresentar ao aluno 3 opções no total, acrescenta-se: | |
136 | - | |
137 | - ```yaml | |
138 | - correct: [1, 1, 0, 0, 0] | |
139 | - choose: 3 | |
140 | - ``` | |
141 | - | |
142 | - Neste caso, será escolhida uma opção certa e duas erradas. | |
143 | - Os valores em `correct` representam o grau de correcção no intervalo [0, 1] | |
144 | - onde 1 representa 100% certo e 0 representa 0%. Podem ser usados valores | |
145 | - entre 0 e 1, sendo atribuída a respectiva cotação, mas só o valor 1 | |
146 | - representa uma opção certa. | |
147 | - | |
148 | - Por defeito, as opções são apresentadas por ordem aleatória, mas é possível | |
149 | - usar a ordem predefinida. Por exemplo, para manter a ordem e indicar que a | |
150 | - resposta correcta é a do meio define-se: | |
151 | - | |
152 | - ```yaml | |
153 | - correct: [0, 0, 1, 0, 0] | |
154 | - shuffle: false | |
155 | - ``` | |
156 | - | |
157 | - As respostas erradas descontam, tendo uma cotação de $-1/(n-1)$ do valor da | |
158 | - pergunta, onde $n$ é o número de opções apresentadas ao aluno (a ideia é o | |
159 | - valor esperado ser zero quando as respostas são aleatórias e uniformemente | |
160 | - distribuídas). Para não descontar acrescenta-se: | |
161 | - | |
162 | - ```yaml | |
163 | - discount: false | |
164 | - ``` | |
165 | - options: | |
166 | - - Opção 0 (certa) | |
167 | - - Opção 1 (certa) | |
168 | - - Opção 2 | |
169 | - - Opção 3 | |
170 | - - Opção 4 | |
171 | - correct: [1, 1, 0, 0, 0] | |
172 | - choose: 3 | |
173 | - solution: | | |
174 | - A solução correcta é a **Opção 0** ou a **Opção 1**. | |
175 | - | |
176 | -# ---------------------------------------------------------------------------- | |
177 | -- type: checkbox | |
178 | - ref: tut-checkbox | |
179 | - title: Escolha múltipla, várias opções correctas | |
180 | - text: | | |
181 | - As perguntas de escolha múltipla permitem apresentar um conjunto de opções | |
182 | - podendo ser seleccionadas várias em simultâneo. | |
183 | - Funcionam como múltiplas perguntas independentes de resposta sim/não. | |
184 | - | |
185 | - As respostas que devem ou não ser seleccionadas são indicadas com `1` e `0` | |
186 | - ou com booleanos `true` e `false`. | |
187 | - Cada resposta errada desconta um valor que é o simétrico da resposta certa. | |
188 | - Se acertar uma opção ganha `+1`, se errar obtém `-1`. | |
189 | - | |
190 | - ```yaml | |
191 | - - type: checkbox | |
192 | - ref: tut-checkbox | |
193 | - title: Escolha múltipla, várias opções correctas | |
194 | - text: | | |
195 | - Bla bla bla. | |
196 | - options: | |
197 | - - Opção 0 (certa) | |
198 | - - Opção 1 | |
199 | - - Opção 2 | |
200 | - - Opção 3 (certa) | |
201 | - - Opção 4 | |
202 | - correct: [1, 0, 0, 1, 0] | |
203 | - ``` | |
204 | - | |
205 | - Neste exemplo, seleccionando as opções 0 e 3 obtém-se cotação `+1` em cada | |
206 | - uma, enquanto que seleccionando erradamente as opções 1, 2 e 4 obtém-se | |
207 | - cotação `-1`. | |
208 | - Do mesmo modo, não seleccionando as opções certas 0 e 3 obtém-se a cotação | |
209 | - `-1` em cada uma, e não seleccionando (correctamente) as 1, 2 e 4 obtém-se | |
210 | - `+1` em cada. | |
211 | - | |
212 | - *(Neste tipo de perguntas não há forma de responder a apenas algumas delas, | |
213 | - são sempre todas corrigidas. Se um aluno só sabe a resposta a algumas das | |
214 | - opções, deve ter cuidado porque as restantes também serão classificadas e | |
215 | - arrisca-se a ter cotação negativa)* | |
216 | - | |
217 | - Cada opção pode opcionalmente ser escrita como uma afirmação e o seu | |
218 | - contrário, de maneira a aumentar a variabilidade dos textos. | |
219 | - Por exemplo: | |
220 | - | |
221 | - ```yaml | |
222 | - options: | |
223 | - - ['O céu é azul', 'O céu não é azul'] | |
224 | - - ['Um triangulo tem 3 lados', 'Um triangulo tem 2 lados'] | |
225 | - - O nosso planeta tem um satélite natural | |
226 | - correct: [1, 1, 1] | |
227 | - ``` | |
228 | - | |
229 | - Assume-se que a primeira alternativa de cada opção tem a cotação indicada | |
230 | - em `correct`, enquanto a segunda alternativa tem a cotação contrária. | |
231 | - | |
232 | - Tal como nas perguntas do tipo `radio`, podem ser usadas as configurações | |
233 | - `shuffle` e `discount` com valor `false` para as desactivar. | |
234 | - Se `discount` é `false` então as respostas erradas têm cotação 0 em vez do | |
235 | - simétrico. | |
236 | - options: | |
237 | - - ['Opção 0 (sim)', 'Opção 0 (não)'] | |
238 | - - ['Opção 1 (não)', 'Opção 1 (sim)'] | |
239 | - - Opção 2 (não) | |
240 | - - Opção 3 (sim) | |
241 | - correct: [1, 0, 0, 1] | |
242 | - shuffle: false | |
243 | - | |
244 | -# ---------------------------------------------------------------------------- | |
245 | -- type: text | |
246 | - ref: tut-text | |
247 | - title: Resposta de texto em linha | |
248 | - text: | | |
249 | - Este tipo de perguntas permite uma resposta numa linha de texto. A resposta | |
250 | - está correcta se coincidir exactamente com alguma das respostas admissíveis. | |
251 | - | |
252 | - ```yaml | |
253 | - - type: text | |
254 | - ref: tut-text | |
255 | - title: Resposta de texto em linha | |
256 | - text: | | |
257 | - De que cor é o céu? | |
258 | - | |
259 | - Escreva a resposta em português. | |
260 | - correct: ['azul', 'Azul', 'AZUL'] | |
261 | - ``` | |
262 | - | |
263 | - Neste caso, as respostas aceites são `azul`, `Azul` ou `AZUL`. | |
264 | - | |
265 | - Em alguns casos pode ser conveniente transformar a resposta antes de a | |
266 | - comparar, por exemplo para remover espaços ou converter para minúsculas. | |
267 | - A opção `transform` permite dar uma sequência de transformações a aplicar à | |
268 | - resposta do aluno, por exemplo: | |
269 | - | |
270 | - ```yaml | |
271 | - transform: ['trim', 'lower'] | |
272 | - correct: ['azul'] | |
273 | - ``` | |
274 | - | |
275 | - Estão disponíveis as seguintes transformações: | |
276 | - | |
277 | - * `trim` remove os espaços do início e fim da resposta, os espaços do meio | |
278 | - mantêm-se inalterados. | |
279 | - * `remove_space` remove todos os espaços (início, meio e fim). | |
280 | - * `normalize_space` remove espaços do início e fim (trim), e substitui | |
281 | - múltiplos espaços por um único espaço (no meio). | |
282 | - * `lower` e `upper` convertem respectivamente para minúsculas e maiúsculas. | |
283 | - transform: ['trim', 'lower'] | |
284 | - correct: ['azul'] | |
285 | - solution: | | |
286 | - O céu é `azul`, pelo menos durante o dia e se estiver bom tempo... | |
287 | - | |
288 | -# --------------------------------------------------------------------------- | |
289 | -- type: text-regex | |
290 | - ref: tut-text-regex | |
291 | - title: Resposta de texto em linha, expressão regular | |
292 | - text: | | |
293 | - Este tipo de pergunta é semelhante à linha de texto da pergunta anterior. | |
294 | - A única diferença é que esta é validada por uma expressão regular. | |
295 | - | |
296 | - ```yaml | |
297 | - - type: text-regex | |
298 | - ref: tut-text-regex | |
299 | - title: Resposta de texto em linha | |
300 | - text: | | |
301 | - Bla bla bla | |
302 | - correct: '(VERDE|[Vv]erde)' | |
303 | - ``` | |
304 | - | |
305 | - Neste exemplo a expressão regular é `(VERDE|[Vv]erde)`. | |
306 | - | |
307 | - Também se pode dar uma lista de expressões regulares. Nesse caso a resposta | |
308 | - é considerada correcta se fizer match com alguma delas. | |
309 | - No exemplo acima, poder-se-ia ter usado uma lista | |
310 | - | |
311 | - ```yaml | |
312 | - correct: | |
313 | - - 'VERDE' | |
314 | - - '[Vv]erde' | |
315 | - ``` | |
316 | - | |
317 | - --- | |
318 | - | |
319 | - **Atenção:** A expressão regular deve seguir as convenções da suportadas em | |
320 | - python (ver | |
321 | - [Regular expression operations](https://docs.python.org/3/library/re.html)). | |
322 | - Em particular, a expressão regular acima também aceita a resposta | |
323 | - `verde, azul`. | |
324 | - Deve marcar-se o início e final `^(VERDE|[Vv]erde)$` para evitar estas | |
325 | - situações. | |
326 | - | |
327 | - correct: '(VERDE|[Vv]erde)' | |
328 | - solution: | | |
329 | - Deveria ter escrito `VERDE` ou `Verde` ou `verde`. | |
330 | - | |
331 | -# --------------------------------------------------------------------------- | |
332 | -- type: numeric-interval | |
333 | - ref: tut-numeric-interval | |
334 | - title: Resposta numérica em linha de texto | |
335 | - text: | | |
336 | - Este tipo de perguntas esperam uma resposta numérica (vírgula flutuante). | |
337 | - O resultado é considerado correcto se estiver dentro do intervalo fechado | |
338 | - indicado. | |
339 | - | |
340 | - ```yaml | |
341 | - - type: numeric-interval | |
342 | - ref: tut-numeric-interval | |
343 | - title: Resposta numérica em linha de texto | |
344 | - text: | | |
345 | - Escreva o número $\pi$ com pelo menos duas casa decimais. | |
346 | - correct: [3.14, 3.15] | |
347 | - ``` | |
348 | - | |
349 | - Neste exemplo o intervalo de respostas correctas é o intervalo fechado | |
350 | - [3.14, 3.15]. | |
351 | - | |
352 | - Se em vez de dar um intervalo, apenas for indicado um valor numérico $n$, | |
353 | - este é automaticamente convertido para para um intervalo $[n,n]$. | |
354 | - | |
355 | - **Atenção:** as respostas têm de usar o ponto como separador decimal. | |
356 | - Em geral são aceites números inteiros, como `123`, | |
357 | - ou em vírgula flutuante, como em `0.23`, `1e-3`. | |
358 | - correct: [3.14, 3.15] | |
359 | - solution: | | |
360 | - Sabemos que $\pi\approx 3.14159265359$. | |
361 | - Portanto, um exemplo de uma resposta correcta é `3.1416`. | |
362 | - | |
363 | -# --------------------------------------------------------------------------- | |
364 | -- type: textarea | |
365 | - ref: tut-textarea | |
366 | - title: Resposta em múltiplas linhas de texto | |
367 | - text: | | |
368 | - Este tipo de perguntas permitem respostas em múltiplas linhas de texto e | |
369 | - são as mais flexíveis. | |
370 | - | |
371 | - A resposta é enviada para um programa externo para ser avaliada. | |
372 | - O programa externo é um programa que tem de ser executável pelo pelo | |
373 | - sistema operativo (pode ser um binário ou script desde que o respectivo | |
374 | - interpretador instalado). | |
375 | - Este programa externo recebe a resposta submetida pelo aluno via `stdin` e | |
376 | - devolve a classificação via `stdout`. | |
377 | - Exemplo: | |
378 | - | |
379 | - ```yaml | |
380 | - - type: textarea | |
381 | - ref: tut-textarea | |
382 | - title: Resposta em múltiplas linhas de texto | |
383 | - text: | | |
384 | - Bla bla bla | |
385 | - correct: correct/correct-question.py # programa a executar | |
386 | - timeout: 5 | |
387 | - ``` | |
388 | - | |
389 | - Neste exemplo, o programa de avaliação é um script python que verifica se a | |
390 | - resposta contém as três palavras red, green e blue, e calcula uma nota no | |
391 | - intervalo 0.0 a 1.0. | |
392 | - O programa externo é executado num processo separado e a interacção faz-se | |
393 | - via stdin/stdout. | |
394 | - | |
395 | - Se o programa externo exceder o `timeout` indicado (em segundos), | |
396 | - este é automaticamente terminado e é atribuída a classificação de 0.0 | |
397 | - valores na pergunta. | |
398 | - | |
399 | - Após terminar a correcção, o programa externo deve enviar a classificação | |
400 | - para o stdout. | |
401 | - Pode simplesmente fazer `print` da classificação como um número em vírgula | |
402 | - flutuante, por exemplo | |
403 | - | |
404 | - ```yaml | |
405 | - 0.75 | |
406 | - ``` | |
407 | - | |
408 | - ou opcionalmente escrever em formato json ou yaml, eventualmente com um | |
409 | - comentário que será arquivado com o teste. | |
410 | - Exemplo: | |
411 | - | |
412 | - ```yaml | |
413 | - grade: 0.5 | |
414 | - comments: | | |
415 | - Esqueceu-se de algumas cores. | |
416 | - A resposta correcta era `red green blue`. | |
417 | - ``` | |
418 | - | |
419 | - O comentário é mostrado na revisão de prova. | |
420 | - answer: | | |
421 | - Aqui o aluno escreve a resposta. | |
422 | - Esta caixa aumenta de tamanho automaticamente e | |
423 | - pode estar previamente preenchida como neste caso (use `answer: texto`). | |
424 | - correct: correct/correct-question.py | |
425 | - timeout: 5 | |
426 | - tests_right: | |
427 | - - 'red green blue' | |
428 | - # tests_wrong: | |
429 | - # - 'blue gray yellow' | |
430 | - | |
431 | -# --------------------------------------------------------------------------- | |
432 | -- type: information | |
433 | - ref: tut-information | |
434 | - title: Texto informativo | |
435 | - text: | | |
436 | - As perguntas deste tipo não contam para avaliação. O objectivo é fornecer | |
437 | - instruções para os alunos, por exemplo tabelas para consulta, fórmulas, etc. | |
438 | - Nesta, tal como em todos os tipos de perguntas podem escrever-se fórmulas | |
439 | - em LaTeX. Exemplo: | |
440 | - | |
441 | - A distribuição gaussiana $\mathcal{N}(x\mid\mu,\sigma^2)$ é | |
442 | - definida pela função densidade de probabilidade | |
443 | - | |
444 | - $$ | |
445 | - p(x) = \frac{1}{\sqrt{2\pi\sigma^2}} | |
446 | - \exp\Big({-\frac{(x-\mu)^2}{2\sigma^2}}\Big). | |
447 | - $$ | |
448 | - | |
449 | - --- | |
450 | - | |
451 | - ```yaml | |
452 | - - type: information | |
453 | - ref: tut-information | |
454 | - title: Texto informativo | |
455 | - text: | | |
456 | - A distribuição gaussiana $\mathcal{N}(x\mid\mu,\sigma^2)$ é | |
457 | - definida pela função densidade de probabilidade | |
458 | - | |
459 | - $$ | |
460 | - p(x) = \frac{1}{\sqrt{2\pi\sigma^2}} | |
461 | - \exp\Big({-\frac{(x-\mu)^2}{2\sigma^2}}\Big). | |
462 | - $$ | |
463 | - ``` | |
464 | - | |
465 | -# --------------------------------------------------------------------------- | |
466 | -- type: success | |
467 | - ref: tut-success | |
468 | - title: Texto informativo (sucesso) | |
469 | - text: | | |
470 | - Não conta para avaliação. É apenas o aspecto gráfico que muda. | |
471 | - | |
472 | - Um pedaço de código em linha, por exemplo `x = sqrt(z)` é marcado com uma | |
473 | - fonte e cor diferente. | |
474 | - Também se podem escrever troços de código coloridos conforme a linguagem: | |
475 | - | |
476 | - ```C | |
477 | - int main() { | |
478 | - printf("Hello world!"); | |
479 | - return 0; // comentario | |
480 | - } | |
481 | - ``` | |
482 | - | |
483 | - --- | |
484 | - | |
485 | - ```yaml | |
486 | - - type: success | |
487 | - ref: tut-success | |
488 | - title: Texto informativo (sucesso) | |
489 | - text: | | |
490 | - Não conta para avaliação. É apenas o aspecto gráfico que muda. | |
491 | - | |
492 | - Um pedaço de código em linha, por exemplo `x = sqrt(z)` é marcado com | |
493 | - uma fonte e cor diferente. | |
494 | - Também se podem escrever troços de código coloridos conforme a | |
495 | - linguagem: | |
496 | - | |
497 | - ```C | |
498 | - int main() { | |
499 | - printf("Hello world!"); | |
500 | - return 0; // comentario | |
501 | - } | |
502 | - ``` | |
503 | - | |
504 | - ``` | |
505 | - | |
506 | -# --------------------------------------------------------------------------- | |
507 | -- type: warning | |
508 | - ref: tut-warning | |
509 | - title: Texto informativo (aviso) | |
510 | - text: | | |
511 | - Não conta para avaliação. | |
512 | - | |
513 | - Neste exemplo mostramos como se pode construir uma tabela como a seguinte: | |
514 | - | |
515 | - Left | Center | Right | |
516 | - -----------------|:----------------:|----------: | |
517 | - *hello* | $\sin(x^2)$ | $1600.00 | |
518 | - **world** | $\frac{1}{2\pi}$ | $12.50 | |
519 | - `code` | $\sqrt{\pi}$ | $1.99 | |
520 | - | |
521 | - As tabelas podem conter Markdown e LaTeX e permitem alinhamento das colunas, | |
522 | - mas o markdown é muito simples e não permite mais funcionalidades. | |
523 | - | |
524 | - --- | |
525 | - | |
526 | - ```yaml | |
527 | - - type: warning | |
528 | - ref: tut-warning | |
529 | - title: Texto informativo (aviso) | |
530 | - text: | | |
531 | - Bla bla bla | |
532 | - | |
533 | - Left | Center | Right | |
534 | - -----------------|:----------------:|----------: | |
535 | - *hello* | $\sin(x^2)$ | $1600.00 | |
536 | - **world** | $\frac{1}{2\pi}$ | $12.50 | |
537 | - `code` | $\sqrt{\pi}$ | $1.99 | |
538 | - ``` | |
539 | - | |
540 | -# ---------------------------------------------------------------------------- | |
541 | -- type: alert | |
542 | - ref: tut-alert1 | |
543 | - title: Texto informativo (perigo) - versão 1 | |
544 | - text: | | |
545 | - Não conta para avaliação. Texto importante. | |
546 | - | |
547 | -  | |
548 | - | |
549 | - As imagens podem ser adicionadas usando a notação standard em markdown. Há | |
550 | - duas possibilidads: | |
551 | - | |
552 | - - Imagens inline: não têm título definido e podem ser incluídas no meio de | |
553 | - uma linha de texto usando``. | |
554 | - - Imagens centradas com título: ``. | |
555 | - O título é colocado por baixo da imagem. Pode ser uma string vazia. | |
556 | - | |
557 | -- type: alert | |
558 | - ref: tut-alert2 | |
559 | - title: Texto informativo (perigo) - versão 2 | |
560 | - text: | | |
561 | - Não conta para avaliação. Texto importante. | |
562 | - | |
563 | -  | |
564 | - | |
565 | - As imagens podem ser adicionadas usando a notação standard em markdown. Há | |
566 | - duas possibilidads: | |
567 | - | |
568 | - - Imagens inline: não têm título definido e podem ser incluídas no meio de | |
569 | - uma linha de texto usando ``. | |
570 | - - Imagens centradas com título: ``. | |
571 | - O título é colocado por baixo da imagem. Pode ser uma string vazia. | |
572 | - | |
573 | -# ---------------------------------------------------------------------------- | |
574 | -- type: information | |
575 | - text: | | |
576 | - This question is not included in the test and will not show up. | |
577 | - It also lacks a "ref" and is automatically named | |
578 | - `questions/questions-tutorial.yaml:0013`. | |
579 | - A warning is shown on the console about this. | |
580 | - The number at the end is the index position of this question. | |
581 | - Indices start at 0. | |
582 | - | |
583 | -# ---------------------------------------------------------------------------- | |
584 | -- type: generator | |
585 | - ref: tut-generator | |
586 | - script: generate-question.py | |
587 | - args: [1, 100] | |
588 | - | |
589 | -# ---------------------------------------------------------------------------- | |
590 | -- type: information | |
591 | - ref: tut-yamllint | |
592 | - title: Sugestões para validar yaml | |
593 | - text: | | |
594 | - Como os testes e perguntas são ficheiros `yaml`, é conveniente validar se | |
595 | - estão correctamente definitos. Um *linter* recomendado é o `yamllint`. Pode | |
596 | - ser instalado com `pip install yamllint` e usado do seguinte modo: | |
597 | - | |
598 | - ```sh | |
599 | - yamllint test.yaml | |
600 | - yamllint questions.yaml | |
601 | - ``` | |
602 | - | |
603 | - No caso de programas geradores de perguntas e programas de correcção de | |
604 | - respostas pode usar-se um *pipe*: | |
605 | - | |
606 | - ```sh | |
607 | - generate-question | yamllint - | |
608 | - correct-answer | yamllint - | |
609 | - ``` | |
610 | - | |
611 | -# ---------------------------------------------------------------------------- | |
612 | -# - type: code | |
613 | -# ref: tut-code | |
614 | -# title: Submissão de código (JOBE) | |
615 | -# text: | | |
616 | -# É possível enviar código para ser compilado e executado por um servidor | |
617 | -# JOBE instalado separadamente, ver [JOBE](https://github.com/trampgeek/jobe). | |
618 | - | |
619 | -# ```yaml | |
620 | -# - type: code | |
621 | -# ref: tut-code | |
622 | -# title: Submissão de código (JOBE) | |
623 | -# text: | | |
624 | -# Escreva um programa em C que recebe uma string no standard input e | |
625 | -# mostra a mensagem `hello ` seguida da string. | |
626 | -# Por exemplo, se o input for `Maria`, o output deverá ser `hello Maria`. | |
627 | -# language: c | |
628 | -# correct: | |
629 | -# - stdin: 'Maria' | |
630 | -# stdout: 'hello Maria' | |
631 | -# - stdin: 'xyz' | |
632 | -# stdout: 'hello xyz' | |
633 | -# ``` | |
634 | - | |
635 | -# Existem várias linguagens suportadas pelo servidor JOBE (C, C++, Java, | |
636 | -# Python2, Python3, Octave, Pascal, PHP). | |
637 | -# O campo `correct` deverá ser uma lista de casos a testar. | |
638 | -# Se um caso incluir `stdin`, este será enviado para o programa e o `stdout` | |
639 | -# obtido será comparado com o declarado. A pergunta é considerada correcta se | |
640 | -# todos os outputs coincidirem. | |
641 | - | |
642 | -# Por defeito é o usado o servidor JOBE declarado no teste. Para usar outro | |
643 | -# diferente nesta pergunta usa-se a opção `server: 127.0.0.1` com o endereço | |
644 | -# apropriado. | |
645 | -# answer: | | |
646 | -# #include <stdio.h> | |
647 | -# int main() { | |
648 | -# char name[20]; | |
649 | -# scanf("%s", name); | |
650 | -# printf("hello %s", name); | |
651 | -# } | |
652 | -# # server: 192.168.1.85 | |
653 | -# language: c | |
654 | -# correct: | |
655 | -# - stdin: 'Maria' | |
656 | -# stdout: 'hello Maria' | |
657 | -# - stdin: 'xyz' | |
658 | -# stdout: 'hello xyz' |
... | ... | @@ -0,0 +1,609 @@ |
1 | +--- | |
2 | +# ---------------------------------------------------------------------------- | |
3 | +- type: information | |
4 | + ref: tut-test | |
5 | + title: Configuração do teste | |
6 | + text: | | |
7 | + O teste é configurado num ficheiro `yaml` | |
8 | + (ver especificação [aqui](https://yaml.org)). | |
9 | + A configuração contém a identificação do teste, base de dados dos alunos, | |
10 | + ficheiros de perguntas a importar e uma selecção de perguntas e respectivas | |
11 | + cotações. | |
12 | + | |
13 | + Exemplo: | |
14 | + | |
15 | + ```yaml | |
16 | + --- | |
17 | + # -------------------------------------------------------------------------- | |
18 | + ref: tutorial # referência, pode ser reusada em vários turnos | |
19 | + title: Demonstração # título da prova | |
20 | + database: students.db # base de dados previamente criada com initdb | |
21 | + answers_dir: ans # directório onde ficam os testes dos alunos | |
22 | + | |
23 | + # opcionais | |
24 | + duration: 60 # duração da prova em minutos (default: inf) | |
25 | + autosubmit: true # submissão automática (default: false) | |
26 | + show_points: true # mostra cotação das perguntas (default: true) | |
27 | + scale: [0, 20] # normaliza cotações para o intervalo indicado. | |
28 | + # não normaliza por defeito (default: None) | |
29 | + | |
30 | + # -------------------------------------------------------------------------- | |
31 | + # Ficheiros de perguntas a importar (relativamente a `questions_dir`) | |
32 | + files: | |
33 | + - tabelas.yaml | |
34 | + - topic1/questions.yaml | |
35 | + - topic2/part1/questions.yaml | |
36 | + - topic2/part2/questions.yaml | |
37 | + | |
38 | + # -------------------------------------------------------------------------- | |
39 | + # Especificação das perguntas do teste e respectivas cotações. | |
40 | + # O teste é uma lista de perguntas, onde cada pergunta é especificada num | |
41 | + # dicionário com a referência da pergunta e a respectiva cotação. | |
42 | + questions: | |
43 | + - ref: pergunta1 | |
44 | + points: 3.5 | |
45 | + | |
46 | + - ref: pergunta2 | |
47 | + points: 2.0 | |
48 | + | |
49 | + # por defeinto, a cotação da pergunta é 1.0 valor | |
50 | + - ref: pergunta3 | |
51 | + | |
52 | + # escolhe aleatoriamente uma das variantes da pergunta | |
53 | + - ref: [pergunta3a, pergunta3b] | |
54 | + points: 0.5 | |
55 | + | |
56 | + # -------------------------------------------------------------------------- | |
57 | + ``` | |
58 | + | |
59 | + A ordem das perguntas é mantida quando apresentada no teste. | |
60 | + | |
61 | + O mesmo teste pode ser realizado várias vezes em turnos diferentes, não é | |
62 | + necessário alterar nada. | |
63 | + | |
64 | +# ---------------------------------------------------------------------------- | |
65 | +- type: information | |
66 | + ref: tut-questions | |
67 | + title: Especificação das perguntas | |
68 | + text: | | |
69 | + As perguntas estão definidas num ou mais ficheiros `yaml` como uma lista de | |
70 | + perguntas, onde cada pergunta é um dicionário. | |
71 | + | |
72 | + Por exemplo, um ficheiro com o conteúdo abaixo contém duas perguntas, uma | |
73 | + de escolha múltipla e outra apenas informativa: | |
74 | + | |
75 | + ```yaml | |
76 | + --- | |
77 | + #--------------------------------------------------------------------------- | |
78 | + - type: radio | |
79 | + ref: chave-unica-1 | |
80 | + text: Quanto é $1+1$? | |
81 | + options: | |
82 | + - 1 | |
83 | + - 2 | |
84 | + - 3 | |
85 | + | |
86 | + #--------------------------------------------------------------------------- | |
87 | + - type: information | |
88 | + ref: chave-unica-2 | |
89 | + text: | | |
90 | + Quando o texto da pergunta tem várias linhas, dá jeito usar o símbolo | |
91 | + `|` de pipe, para indicar que tudo o que estiver indentado faz parte do | |
92 | + texto. É o caso desta pergunta. | |
93 | + | |
94 | + O texto das perguntas é escrito em `markdown` e suporta fórmulas em | |
95 | + LaTeX. | |
96 | + | |
97 | + #--------------------------------------------------------------------------- | |
98 | + ``` | |
99 | + | |
100 | + As chaves são usadas para construir o teste e não se podem repetir, mesmo | |
101 | + em ficheiros diferentes. | |
102 | + De seguida mostram-se exemplos dos vários tipos de perguntas. | |
103 | + | |
104 | +# ---------------------------------------------------------------------------- | |
105 | +- type: radio | |
106 | + ref: tut-radio | |
107 | + title: Escolha simples, uma opção correcta. | |
108 | + text: | | |
109 | + As perguntas de escolha simples, permitem fazer uma pergunta e apresentar | |
110 | + várias opções de resposta em que apenas uma delas está certa. | |
111 | + A utilização mais simples é a seguinte: | |
112 | + | |
113 | + ```yaml | |
114 | + - type: radio | |
115 | + ref: pergunta-1 | |
116 | + title: Escolha simples, uma opção correcta. | |
117 | + text: | | |
118 | + Bla bla bla. | |
119 | + options: | |
120 | + - Opção 0 | |
121 | + - Opção 1 | |
122 | + - Opção 2 | |
123 | + - Opção 3 | |
124 | + - Opção 4 | |
125 | + ``` | |
126 | + | |
127 | + Sem outras configurações, assume-se que a primeira opção é a resposta | |
128 | + correcta ("Opção 0" neste caso) e as 5 opções são apresentadas por ordem | |
129 | + aleatória. | |
130 | + | |
131 | + Para evitar que os alunos memorizem os textos das opções, podem definir-se | |
132 | + várias opções correctas com escrita ligeiramente diferente, sendo escolhida | |
133 | + apenas uma delas para apresentação. | |
134 | + Por exemplo, se as 2 primeiras opções estiverem correctas e as restantes | |
135 | + erradas, e quisermos apresentar ao aluno 3 opções no total, acrescenta-se: | |
136 | + | |
137 | + ```yaml | |
138 | + correct: [1, 1, 0, 0, 0] | |
139 | + choose: 3 | |
140 | + ``` | |
141 | + | |
142 | + Neste caso, será escolhida uma opção certa e duas erradas. | |
143 | + Os valores em `correct` representam o grau de correcção no intervalo [0, 1] | |
144 | + onde 1 representa 100% certo e 0 representa 0%. Podem ser usados valores | |
145 | + entre 0 e 1, sendo atribuída a respectiva cotação, mas só o valor 1 | |
146 | + representa uma opção certa. | |
147 | + | |
148 | + Por defeito, as opções são apresentadas por ordem aleatória, mas é possível | |
149 | + usar a ordem predefinida. Por exemplo, para manter a ordem e indicar que a | |
150 | + resposta correcta é a do meio define-se: | |
151 | + | |
152 | + ```yaml | |
153 | + correct: [0, 0, 1, 0, 0] | |
154 | + shuffle: false | |
155 | + ``` | |
156 | + | |
157 | + As respostas erradas descontam, tendo uma cotação de $-1/(n-1)$ do valor da | |
158 | + pergunta, onde $n$ é o número de opções apresentadas ao aluno (a ideia é o | |
159 | + valor esperado ser zero quando as respostas são aleatórias e uniformemente | |
160 | + distribuídas). Para não descontar acrescenta-se: | |
161 | + | |
162 | + ```yaml | |
163 | + discount: false | |
164 | + ``` | |
165 | + options: | |
166 | + - Opção 0 (certa) | |
167 | + - Opção 1 (certa) | |
168 | + - Opção 2 | |
169 | + - Opção 3 | |
170 | + - Opção 4 | |
171 | + correct: [1, 1, 0, 0, 0] | |
172 | + choose: 3 | |
173 | + solution: | | |
174 | + A solução correcta é a **Opção 0** ou a **Opção 1**. | |
175 | + | |
176 | +# ---------------------------------------------------------------------------- | |
177 | +- type: checkbox | |
178 | + ref: tut-checkbox | |
179 | + title: Escolha múltipla, várias opções correctas | |
180 | + text: | | |
181 | + As perguntas de escolha múltipla permitem apresentar um conjunto de opções | |
182 | + podendo ser seleccionadas várias em simultâneo. | |
183 | + Funcionam como múltiplas perguntas independentes de resposta sim/não. | |
184 | + | |
185 | + As respostas que devem ou não ser seleccionadas são indicadas com `1` e `0` | |
186 | + ou com booleanos `true` e `false`. | |
187 | + Cada resposta errada desconta um valor que é o simétrico da resposta certa. | |
188 | + Se acertar uma opção ganha `+1`, se errar obtém `-1`. | |
189 | + | |
190 | + ```yaml | |
191 | + - type: checkbox | |
192 | + ref: tut-checkbox | |
193 | + title: Escolha múltipla, várias opções correctas | |
194 | + text: | | |
195 | + Bla bla bla. | |
196 | + options: | |
197 | + - Opção 0 (certa) | |
198 | + - Opção 1 | |
199 | + - Opção 2 | |
200 | + - Opção 3 (certa) | |
201 | + - Opção 4 | |
202 | + correct: [1, 0, 0, 1, 0] | |
203 | + ``` | |
204 | + | |
205 | + Neste exemplo, seleccionando as opções 0 e 3 obtém-se cotação `+1` em cada | |
206 | + uma, enquanto que seleccionando erradamente as opções 1, 2 e 4 obtém-se | |
207 | + cotação `-1`. | |
208 | + Do mesmo modo, não seleccionando as opções certas 0 e 3 obtém-se a cotação | |
209 | + `-1` em cada uma, e não seleccionando (correctamente) as 1, 2 e 4 obtém-se | |
210 | + `+1` em cada. | |
211 | + | |
212 | + *(Neste tipo de perguntas não há forma de responder a apenas algumas delas, | |
213 | + são sempre todas corrigidas. Se um aluno só sabe a resposta a algumas das | |
214 | + opções, deve ter cuidado porque as restantes também serão classificadas e | |
215 | + arrisca-se a ter cotação negativa)* | |
216 | + | |
217 | + Cada opção pode opcionalmente ser escrita como uma afirmação e o seu | |
218 | + contrário, de maneira a aumentar a variabilidade dos textos. | |
219 | + Por exemplo: | |
220 | + | |
221 | + ```yaml | |
222 | + options: | |
223 | + - ['O céu é azul', 'O céu não é azul'] | |
224 | + - ['Um triangulo tem 3 lados', 'Um triangulo tem 2 lados'] | |
225 | + - O nosso planeta tem um satélite natural | |
226 | + correct: [1, 1, 1] | |
227 | + ``` | |
228 | + | |
229 | + Assume-se que a primeira alternativa de cada opção tem a cotação indicada | |
230 | + em `correct`, enquanto a segunda alternativa tem a cotação contrária. | |
231 | + | |
232 | + Tal como nas perguntas do tipo `radio`, podem ser usadas as configurações | |
233 | + `shuffle` e `discount` com valor `false` para as desactivar. | |
234 | + Se `discount` é `false` então as respostas erradas têm cotação 0 em vez do | |
235 | + simétrico. | |
236 | + options: | |
237 | + - ['Opção 0 (sim)', 'Opção 0 (não)'] | |
238 | + - ['Opção 1 (não)', 'Opção 1 (sim)'] | |
239 | + - Opção 2 (não) | |
240 | + - Opção 3 (sim) | |
241 | + correct: [1, 0, 0, 1] | |
242 | + shuffle: false | |
243 | + | |
244 | +# ---------------------------------------------------------------------------- | |
245 | +- type: text | |
246 | + ref: tut-text | |
247 | + title: Resposta de texto em linha | |
248 | + text: | | |
249 | + Este tipo de perguntas permite uma resposta numa linha de texto. A resposta | |
250 | + está correcta se coincidir exactamente com alguma das respostas admissíveis. | |
251 | + | |
252 | + ```yaml | |
253 | + - type: text | |
254 | + ref: tut-text | |
255 | + title: Resposta de texto em linha | |
256 | + text: | | |
257 | + De que cor é o céu? | |
258 | + | |
259 | + Escreva a resposta em português. | |
260 | + correct: ['azul', 'Azul', 'AZUL'] | |
261 | + ``` | |
262 | + | |
263 | + Neste caso, as respostas aceites são `azul`, `Azul` ou `AZUL`. | |
264 | + | |
265 | + Em alguns casos pode ser conveniente transformar a resposta antes de a | |
266 | + comparar, por exemplo para remover espaços ou converter para minúsculas. | |
267 | + A opção `transform` permite dar uma sequência de transformações a aplicar à | |
268 | + resposta do aluno, por exemplo: | |
269 | + | |
270 | + ```yaml | |
271 | + transform: ['trim', 'lower'] | |
272 | + correct: ['azul'] | |
273 | + ``` | |
274 | + | |
275 | + Estão disponíveis as seguintes transformações: | |
276 | + | |
277 | + * `trim` remove os espaços do início e fim da resposta, os espaços do meio | |
278 | + mantêm-se inalterados. | |
279 | + * `remove_space` remove todos os espaços (início, meio e fim). | |
280 | + * `normalize_space` remove espaços do início e fim (trim), e substitui | |
281 | + múltiplos espaços por um único espaço (no meio). | |
282 | + * `lower` e `upper` convertem respectivamente para minúsculas e maiúsculas. | |
283 | + transform: ['trim', 'lower'] | |
284 | + correct: ['azul'] | |
285 | + solution: | | |
286 | + O céu é `azul`, pelo menos durante o dia e se estiver bom tempo... | |
287 | + | |
288 | +# --------------------------------------------------------------------------- | |
289 | +- type: text-regex | |
290 | + ref: tut-text-regex | |
291 | + title: Resposta de texto em linha, expressão regular | |
292 | + text: | | |
293 | + Este tipo de pergunta é semelhante à linha de texto da pergunta anterior. | |
294 | + A única diferença é que esta é validada por uma expressão regular. | |
295 | + | |
296 | + ```yaml | |
297 | + - type: text-regex | |
298 | + ref: tut-text-regex | |
299 | + title: Resposta de texto em linha | |
300 | + text: | | |
301 | + Bla bla bla | |
302 | + correct: '(VERDE|[Vv]erde)' | |
303 | + ``` | |
304 | + | |
305 | + Neste exemplo a expressão regular é `(VERDE|[Vv]erde)`. | |
306 | + | |
307 | + Também se pode dar uma lista de expressões regulares. Nesse caso a resposta | |
308 | + é considerada correcta se fizer match com alguma delas. | |
309 | + No exemplo acima, poder-se-ia ter usado uma lista | |
310 | + | |
311 | + ```yaml | |
312 | + correct: | |
313 | + - 'VERDE' | |
314 | + - '[Vv]erde' | |
315 | + ``` | |
316 | + | |
317 | + --- | |
318 | + | |
319 | + **Atenção:** A expressão regular deve seguir as convenções da suportadas em | |
320 | + python (ver | |
321 | + [Regular expression operations](https://docs.python.org/3/library/re.html)). | |
322 | + Em particular, a expressão regular acima também aceita a resposta | |
323 | + `verde, azul`. | |
324 | + Deve marcar-se o início e final `^(VERDE|[Vv]erde)$` para evitar estas | |
325 | + situações. | |
326 | + | |
327 | + correct: '(VERDE|[Vv]erde)' | |
328 | + solution: | | |
329 | + Deveria ter escrito `VERDE` ou `Verde` ou `verde`. | |
330 | + | |
331 | +# --------------------------------------------------------------------------- | |
332 | +- type: numeric-interval | |
333 | + ref: tut-numeric-interval | |
334 | + title: Resposta numérica em linha de texto | |
335 | + text: | | |
336 | + Este tipo de perguntas esperam uma resposta numérica (vírgula flutuante). | |
337 | + O resultado é considerado correcto se estiver dentro do intervalo fechado | |
338 | + indicado. | |
339 | + | |
340 | + ```yaml | |
341 | + - type: numeric-interval | |
342 | + ref: tut-numeric-interval | |
343 | + title: Resposta numérica em linha de texto | |
344 | + text: | | |
345 | + Escreva o número $\pi$ com pelo menos duas casa decimais. | |
346 | + correct: [3.14, 3.15] | |
347 | + ``` | |
348 | + | |
349 | + Neste exemplo o intervalo de respostas correctas é o intervalo fechado | |
350 | + [3.14, 3.15]. | |
351 | + | |
352 | + Se em vez de dar um intervalo, apenas for indicado um valor numérico $n$, | |
353 | + este é automaticamente convertido para para um intervalo $[n,n]$. | |
354 | + | |
355 | + **Atenção:** as respostas têm de usar o ponto como separador decimal. | |
356 | + Em geral são aceites números inteiros, como `123`, | |
357 | + ou em vírgula flutuante, como em `0.23`, `1e-3`. | |
358 | + correct: [3.14, 3.15] | |
359 | + solution: | | |
360 | + Sabemos que $\pi\approx 3.14159265359$. | |
361 | + Portanto, um exemplo de uma resposta correcta é `3.1416`. | |
362 | + | |
363 | +# --------------------------------------------------------------------------- | |
364 | +- type: textarea | |
365 | + ref: tut-textarea | |
366 | + title: Resposta em múltiplas linhas de texto | |
367 | + text: | | |
368 | + Este tipo de perguntas permitem respostas em múltiplas linhas de texto e | |
369 | + são as mais flexíveis. | |
370 | + | |
371 | + A resposta é enviada para um programa externo para ser avaliada. | |
372 | + O programa externo é um programa que tem de ser executável pelo pelo | |
373 | + sistema operativo (pode ser um binário ou script desde que o respectivo | |
374 | + interpretador instalado). | |
375 | + Este programa externo recebe a resposta submetida pelo aluno via `stdin` e | |
376 | + devolve a classificação via `stdout`. | |
377 | + Exemplo: | |
378 | + | |
379 | + ```yaml | |
380 | + - type: textarea | |
381 | + ref: tut-textarea | |
382 | + title: Resposta em múltiplas linhas de texto | |
383 | + text: | | |
384 | + Bla bla bla | |
385 | + correct: correct-question.py # programa a executar | |
386 | + timeout: 5 | |
387 | + ``` | |
388 | + | |
389 | + Neste exemplo, o programa de avaliação é um script python que verifica se a | |
390 | + resposta contém as três palavras red, green e blue, e calcula uma nota no | |
391 | + intervalo 0.0 a 1.0. | |
392 | + O programa externo é executado num processo separado e a interacção faz-se | |
393 | + via stdin/stdout. | |
394 | + | |
395 | + Se o programa externo exceder o `timeout` indicado (em segundos), | |
396 | + este é automaticamente terminado e é atribuída a classificação de 0.0 | |
397 | + valores na pergunta. | |
398 | + | |
399 | + Após terminar a correcção, o programa externo deve enviar a classificação | |
400 | + para o stdout. | |
401 | + Pode simplesmente fazer `print` da classificação como um número em vírgula | |
402 | + flutuante, por exemplo | |
403 | + | |
404 | + ```yaml | |
405 | + 0.75 | |
406 | + ``` | |
407 | + | |
408 | + ou opcionalmente escrever em formato json ou yaml, eventualmente com um | |
409 | + comentário que será arquivado com o teste. | |
410 | + Exemplo: | |
411 | + | |
412 | + ```yaml | |
413 | + grade: 0.5 | |
414 | + comments: | | |
415 | + Esqueceu-se de algumas cores. | |
416 | + A resposta correcta era `red green blue`. | |
417 | + ``` | |
418 | + | |
419 | + O comentário é mostrado na revisão de prova. | |
420 | + answer: | | |
421 | + Aqui o aluno escreve a resposta. | |
422 | + Esta caixa aumenta de tamanho automaticamente e | |
423 | + pode estar previamente preenchida como neste caso (use `answer: texto`). | |
424 | + correct: correct-question.py | |
425 | + timeout: 5 | |
426 | + tests_right: | |
427 | + - 'red green blue' | |
428 | + # tests_wrong: | |
429 | + # - 'blue gray yellow' | |
430 | + | |
431 | +# --------------------------------------------------------------------------- | |
432 | +- type: information | |
433 | + ref: tut-information | |
434 | + title: Texto informativo | |
435 | + text: | | |
436 | + As perguntas deste tipo não contam para avaliação. O objectivo é fornecer | |
437 | + instruções para os alunos, por exemplo tabelas para consulta, fórmulas, etc. | |
438 | + Nesta, tal como em todos os tipos de perguntas podem escrever-se fórmulas | |
439 | + em LaTeX. Exemplo: | |
440 | + | |
441 | + A distribuição gaussiana $\mathcal{N}(x\mid\mu,\sigma^2)$ é | |
442 | + definida pela função densidade de probabilidade | |
443 | + | |
444 | + $$ | |
445 | + p(x) = \frac{1}{\sqrt{2\pi\sigma^2}} | |
446 | + \exp\Big({-\frac{(x-\mu)^2}{2\sigma^2}}\Big). | |
447 | + $$ | |
448 | + | |
449 | + --- | |
450 | + | |
451 | + ```yaml | |
452 | + - type: information | |
453 | + ref: tut-information | |
454 | + title: Texto informativo | |
455 | + text: | | |
456 | + A distribuição gaussiana $\mathcal{N}(x\mid\mu,\sigma^2)$ é | |
457 | + definida pela função densidade de probabilidade | |
458 | + | |
459 | + $$ | |
460 | + p(x) = \frac{1}{\sqrt{2\pi\sigma^2}} | |
461 | + \exp\Big({-\frac{(x-\mu)^2}{2\sigma^2}}\Big). | |
462 | + $$ | |
463 | + ``` | |
464 | + | |
465 | +# --------------------------------------------------------------------------- | |
466 | +- type: success | |
467 | + ref: tut-success | |
468 | + title: Texto informativo (sucesso) | |
469 | + text: | | |
470 | + Não conta para avaliação. É apenas o aspecto gráfico que muda. | |
471 | + | |
472 | + Um pedaço de código em linha, por exemplo `x = sqrt(z)` é marcado com uma | |
473 | + fonte e cor diferente. | |
474 | + Também se podem escrever troços de código coloridos conforme a linguagem: | |
475 | + | |
476 | + ```C | |
477 | + int main() { | |
478 | + printf("Hello world!"); | |
479 | + return 0; // comentario | |
480 | + } | |
481 | + ``` | |
482 | + | |
483 | + --- | |
484 | + | |
485 | + ```yaml | |
486 | + - type: success | |
487 | + ref: tut-success | |
488 | + title: Texto informativo (sucesso) | |
489 | + text: | | |
490 | + Não conta para avaliação. É apenas o aspecto gráfico que muda. | |
491 | + | |
492 | + Um pedaço de código em linha, por exemplo `x = sqrt(z)` é marcado com | |
493 | + uma fonte e cor diferente. | |
494 | + Também se podem escrever troços de código coloridos conforme a | |
495 | + linguagem: | |
496 | + | |
497 | + ```C | |
498 | + int main() { | |
499 | + printf("Hello world!"); | |
500 | + return 0; // comentario | |
501 | + } | |
502 | + ``` | |
503 | + | |
504 | + ``` | |
505 | + | |
506 | +# --------------------------------------------------------------------------- | |
507 | +- type: warning | |
508 | + ref: tut-warning | |
509 | + title: Texto informativo (aviso) | |
510 | + text: | | |
511 | + Não conta para avaliação. | |
512 | + | |
513 | + Neste exemplo mostramos como se pode construir uma tabela como a seguinte: | |
514 | + | |
515 | + Left | Center | Right | |
516 | + -----------------|:----------------:|----------: | |
517 | + *hello* | $\sin(x^2)$ | $1600.00 | |
518 | + **world** | $\frac{1}{2\pi}$ | $12.50 | |
519 | + `code` | $\sqrt{\pi}$ | $1.99 | |
520 | + | |
521 | + As tabelas podem conter Markdown e LaTeX e permitem alinhamento das colunas, | |
522 | + mas o markdown é muito simples e não permite mais funcionalidades. | |
523 | + | |
524 | + --- | |
525 | + | |
526 | + ```yaml | |
527 | + - type: warning | |
528 | + ref: tut-warning | |
529 | + title: Texto informativo (aviso) | |
530 | + text: | | |
531 | + Bla bla bla | |
532 | + | |
533 | + Left | Center | Right | |
534 | + -----------------|:----------------:|----------: | |
535 | + *hello* | $\sin(x^2)$ | $1600.00 | |
536 | + **world** | $\frac{1}{2\pi}$ | $12.50 | |
537 | + `code` | $\sqrt{\pi}$ | $1.99 | |
538 | + ``` | |
539 | + | |
540 | +# ---------------------------------------------------------------------------- | |
541 | +- type: alert | |
542 | + ref: tut-alert1 | |
543 | + title: Texto informativo (perigo) - versão 1 | |
544 | + text: | | |
545 | + Não conta para avaliação. Texto importante. | |
546 | + | |
547 | +  | |
548 | + | |
549 | + As imagens podem ser adicionadas usando a notação standard em markdown. Há | |
550 | + duas possibilidads: | |
551 | + | |
552 | + - Imagens inline: não têm título definido e podem ser incluídas no meio de | |
553 | + uma linha de texto usando``. | |
554 | + - Imagens centradas com título: ``. | |
555 | + O título é colocado por baixo da imagem. Pode ser uma string vazia. | |
556 | + | |
557 | +- type: alert | |
558 | + ref: tut-alert2 | |
559 | + title: Texto informativo (perigo) - versão 2 | |
560 | + text: | | |
561 | + Não conta para avaliação. Texto importante. | |
562 | + | |
563 | +  | |
564 | + | |
565 | + As imagens podem ser adicionadas usando a notação standard em markdown. Há | |
566 | + duas possibilidads: | |
567 | + | |
568 | + - Imagens inline: não têm título definido e podem ser incluídas no meio de | |
569 | + uma linha de texto usando ``. | |
570 | + - Imagens centradas com título: ``. | |
571 | + O título é colocado por baixo da imagem. Pode ser uma string vazia. | |
572 | + | |
573 | +# ---------------------------------------------------------------------------- | |
574 | +- type: information | |
575 | + text: | | |
576 | + This question is not included in the test and will not show up. | |
577 | + It also lacks a "ref" and is automatically named | |
578 | + `questions/questions-tutorial.yaml:0013`. | |
579 | + A warning is shown on the console about this. | |
580 | + The number at the end is the index position of this question. | |
581 | + Indices start at 0. | |
582 | + | |
583 | +# ---------------------------------------------------------------------------- | |
584 | +- type: generator | |
585 | + ref: tut-generator | |
586 | + script: generate-question.py | |
587 | + args: [1, 100] | |
588 | + | |
589 | +# ---------------------------------------------------------------------------- | |
590 | +- type: information | |
591 | + ref: tut-yamllint | |
592 | + title: Sugestões para validar yaml | |
593 | + text: | | |
594 | + Como os testes e perguntas são ficheiros `yaml`, é conveniente validar se | |
595 | + estão correctamente definitos. Um *linter* recomendado é o `yamllint`. Pode | |
596 | + ser instalado com `pip install yamllint` e usado do seguinte modo: | |
597 | + | |
598 | + ```sh | |
599 | + yamllint test.yaml | |
600 | + yamllint questions.yaml | |
601 | + ``` | |
602 | + | |
603 | + No caso de programas geradores de perguntas e programas de correcção de | |
604 | + respostas pode usar-se um *pipe*: | |
605 | + | |
606 | + ```sh | |
607 | + generate-question | yamllint - | |
608 | + correct-answer | yamllint - | |
609 | + ``` | ... | ... |