alt.tex
20.2 KB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
101
102
103
104
105
106
107
108
109
110
111
112
113
114
115
116
117
118
119
120
121
122
123
124
125
126
127
128
129
130
131
132
133
134
135
136
137
138
139
140
141
142
143
144
145
146
147
148
149
150
151
152
153
154
155
156
157
158
159
160
161
162
163
164
165
166
167
168
169
170
171
172
173
174
175
176
177
178
179
180
181
182
183
184
185
186
187
188
189
190
191
192
193
194
195
196
197
198
199
200
201
202
203
204
205
206
207
208
209
210
211
212
213
214
215
216
217
218
219
220
221
222
223
224
225
226
227
228
229
230
231
232
233
234
235
236
237
238
239
240
241
242
243
244
245
246
247
248
249
250
251
252
253
254
255
256
257
258
259
260
261
262
263
264
265
266
267
268
269
270
271
272
273
274
275
276
277
278
279
280
281
282
283
284
285
286
287
288
289
290
291
292
293
294
295
296
297
298
299
300
301
302
303
304
305
306
307
308
309
310
311
312
313
314
315
316
317
318
319
320
321
322
323
324
325
326
327
328
329
330
331
332
333
334
335
336
337
338
339
340
341
342
343
344
345
346
347
348
349
350
351
352
353
354
355
356
357
358
359
360
361
362
363
364
365
366
367
368
369
370
371
372
373
374
375
376
377
378
379
380
381
382
383
384
385
386
387
388
389
390
391
392
393
394
395
396
397
398
399
400
401
402
403
404
405
406
407
408
409
410
411
412
413
414
415
416
417
418
419
420
421
422
423
424
425
426
427
428
429
430
431
432
433
434
435
436
437
438
439
440
441
442
443
444
445
446
447
448
449
450
451
452
453
454
455
456
457
458
459
460
461
462
463
464
465
466
467
468
469
470
471
472
473
474
475
476
477
478
479
480
481
482
483
484
485
486
487
488
489
490
491
492
493
494
495
496
497
498
499
500
501
502
503
504
505
506
507
508
509
510
511
512
513
514
515
516
517
518
519
520
521
522
523
524
525
526
527
528
529
530
531
532
533
534
535
536
537
538
539
540
541
542
543
544
545
546
547
548
549
550
551
552
553
554
555
556
557
558
559
560
561
562
563
564
565
566
567
568
569
570
571
572
573
574
575
576
577
578
579
580
581
582
583
584
585
586
587
588
589
590
591
592
593
594
595
596
597
598
599
600
601
602
603
604
605
606
607
608
609
610
611
612
613
614
615
616
617
618
619
620
621
622
623
624
625
626
627
628
629
630
631
632
633
634
635
636
637
638
639
640
641
642
643
644
645
646
647
648
649
650
651
652
653
654
655
656
657
658
659
660
661
662
663
664
665
666
667
668
669
670
671
672
673
674
675
676
677
678
679
680
681
682
683
684
685
686
687
688
689
690
691
692
693
694
695
696
697
698
699
700
701
702
703
704
705
706
707
708
709
710
711
712
713
714
715
716
717
718
719
720
721
722
723
724
725
726
727
728
729
730
731
732
733
734
735
736
737
738
739
740
741
742
743
744
745
746
747
748
749
750
751
752
753
754
755
756
757
758
759
760
761
762
763
764
765
766
767
768
769
770
771
772
773
774
775
776
777
778
779
780
781
782
783
784
785
786
787
788
789
790
791
792
793
794
795
796
797
798
799
800
801
802
803
804
805
806
807
808
809
810
811
812
813
814
815
816
817
818
819
820
821
822
823
824
825
826
827
828
829
830
831
832
833
834
835
836
837
838
839
840
841
842
843
844
845
846
847
848
849
850
851
852
853
854
855
856
857
858
859
860
861
862
863
864
865
866
867
868
869
870
871
872
873
874
875
876
877
878
%!TEX program = xelatex
%
\documentclass{beamer}
%
\usetheme{Giraldo}
%
\usepackage[T1]{fontenc}
%
%\usepackage[utf8]{inputenc}
%
\usepackage[portuges]{babel}
%
\usepackage{tikz}
%
\usepackage{graphicx}
%
\usepackage{hyperref}
%
\newcommand{\URL}[2]{\href{#1}{\color{blue}\underline{#2}}}
%
\usepackage{ragged2e}
%
\usepackage{listings}
\lstset{
language=[LaTeX]{TeX},
basicstyle=\ttfamily\scriptsize,
keywordstyle=\bfseries,
commentstyle=\color{gray},
identifierstyle=,
% stringstyle=\ttfamily,
morekeywords={section, subsection},
%morekeywords={},
otherkeywords={$, \{ ,\} , [ , ] },
tabsize=2,
escapeinside=||
}
%
\newcommand{\code}[1]{\texttt{\textup{#1}}}
%
%
%
\title{Mini-curso \LaTeX}
\subtitle{De Principiante a Produtivo em Quatro Aulas}
\author{Francisco Coelho}
\date{22 e 29 de novembro, 6 e 13 de dezembro de
2016\\\url{http://evunix.uevora.pt/~fc/latex/minicurso.pdf}}
\institute[\texttt{fc@uevora.pt}]{
Departamento de Informática\\
Escola de Ciências e Tecnologia\\
Universidade de Évora
}
%
%
%
\begin{document}
%
%
%
\begin{frame}[plain]
\titlepage
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{A Função do \LaTeX}
\begin{quote}\huge
Os autores não devem preocupar-se com (nem sequer têm de saber) as inúmeras
\alert{regras tipográficas} que produzem um documento bem apresentado.
\end{quote}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Programa}
\tableofcontents
\end{frame}
%
%
%
\section{Primeiros Passos}
%
%
%
\begin{frame}{Objetivos Desta Aula}
\Large
\begin{itemize}
\item Fazer o primeiro documento \LaTeX.
\item Organizar um documento por secções, \emph{etc}.
\item Fazer listas (numeradas, de itens e de termos).
\item Fazer comandos e ambientes simples.
\item Encontrar documentação, exemplos, ajuda, \emph{etc}.
\end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\subsection{Preparação}
%
%
%
\begin{frame}{Instalação do \LaTeX: Distribuições}
\begin{quote}
O \LaTeX\ consiste num conjunto de vários programas. Uma
\alert{distribuição} é uma determinada seleção de programas, que pode
incluir editores, estilos, classes, \emph{etc}.
\end{quote}
As distribuições mais comuns são:
\begin{itemize}
\item \URL{http://www.tug.org/texlive/}{TeX Live} para qualquer sistema
operativo.
\item \URL{http://www.tug.org/mactex/}{MacTeX} variante do \emph{TeX Live}
para \emph{macOS}.
\item \URL{http://www.miktex.org/}{MiKTeX} para \emph{Windows}.
% \item \href{http://www.tug.org/interest.html#free}{outras}.
\end{itemize}
Para escrever documentos podem ser usados vários editores:
\begin{itemize}
\item \URL{http://texstudio.sourceforge.net/}{TeXStudio} para qualquer
sistema operativo.
\item \URL{http://www.lyx.org/}{LyX} para principiantes inseguros.
\end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Screenshot do TexStudio}
\includegraphics[width=0.98\textwidth]{images/texstudio.png}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Serviços Online}
\begin{quote}
Também pode usar o \LaTeX\ sem o instalar no seu computador, usando um
editor \alert{\emph{online}}. Uma vantagem desta opção é a facilidade de
colaboração entre vários autores. Por outro lado terá de criar uma conta
pessoal, o que implica partilhar o seu \emph{email}\ldots
\end{quote}
Os serviços de edição \LaTeX mais comuns são:
\begin{itemize}
\item O \URL{https://pt.sharelatex.com}{ShareLaTeX}, traduzido para (mau)
português, é, talvez, o serviço mais completo. Oferece a possibilidade
(paga) de sincronizar com o \emph{Dropbox} e com o \emph{Google Drive}.
\item O \URL{https://www.overleaf.com}{Overleaf} é semelhante ao
\emph{ShareLaTeX}.
\end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Screenshot do ShareLaTeX}
\includegraphics[width=0.98\textwidth]{images/sharelatex.png}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Informação online}
\begin{itemize}
\item Entrada: \URL{http://www.latex-project.org/}{LaTeX Project}.
\item Perguntas/Respostas:
\URL{http://tex.stackexchange.com/}{TeX@stackexchange}.
\item Comunidade: \URL{http://latex-community.org/}{LaTeX Community},
\URL{https://www.tug.org/}{TUG} e
\URL{http://gentzen.mat.uc.pt/~gutpt/index.php}{GUTpt}.
\item Exemplos: \URL{http://www.texample.net/}{TeXample.net}.
\item Modelos: \URL{http://www.latextemplates.com/}{LaTeX Templates}.
\end{itemize}
Além destes endereços, \emph{google is your friend.}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Screenshot da pesquisa ``latex'' no Google}
\includegraphics[width=0.98\textwidth]{images/google-latex.png}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{Exercício 01, Teste de Integridade}
\begin{exampleblock}{Primeiro Documento}
\begin{lstlisting}
\documentclass{article}
\begin{document}
Primeiro documento.
\end{document}
\end{lstlisting}
\end{exampleblock}
\begin{enumerate}
\item \emph{Se optou por usar uma instalação do \LaTeX\ no seu computador},
abra seu o editor preferido (por exemplo, o TeXStudio); \emph{Se optou por
usar um serviço \emph{online}} (por exemplo, o ShareLaTeX), abra o
\emph{browser} na página da sua conta.
\item Copie o texto do exemplo acima.
\item \alert{Compile} (\emph{typeset}) o documento.
\end{enumerate}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 01 (Resultado)}
\includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-01.png}
\end{frame}
%
%
%
\subsection{Conteúdo, Primeira Parte: Organização do Documento}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{Classe, Preâmbulo e Conteúdo}
\begin{exampleblock}{Classe, Preâmbulo e Texto}
\begin{lstlisting}
\documentclass{article} % Classe do documento
% Preâmbulo
\begin{document}
% Conteúdo
\end{document}
\end{lstlisting}
\end{exampleblock}
\begin{itemize}
\item A \alert{classe} define o tipo de documento: um livro
(\lstinline|book|), um artigo (\lstinline|article|), uma apresentação
(\lstinline|beamer|), \emph{etc}.
\item No \alert{preâmbulo} são ``importados'' comandos que podemos querer
usar. Por exemplo, para incluir figuras, fazer diagramas, mudar a lingua,
\emph{etc}.
\item O \alert{conteúdo} é introduzido entre \lstinline|\begin{document}|
e \lstinline|\end{document}|. É este texto que definir o resultado final.
\end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{Opções Comuns no Preâmbulo}
\begin{exampleblock}{Opções Comuns no Preâmbulo}
\begin{lstlisting}
\documentclass{article}
% Fontes internacionais de melhor qualidade.
\usepackage[T1]{fontenc}
% Carateres internacionais.
\usepackage[utf8]{inputenc}
% Traduções para Português.
\usepackage[portuges]{babel} % "portuges"!!!
% Incluir imagens
\usepackage{graphicx}
\begin{document}
% Conteúdo
\end{document}
\end{lstlisting}
\end{exampleblock}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Divisões de um Documento}
\begin{itemize}
\item Secções e Subsecções em todos os tipos de documentos.
\item Capítulos e Partes em livros (ou monografias).
\item Divisões Não Numeradas.
\end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]
\frametitle{Secções e Subsecções}
\begin{exampleblock}{Secções e Subsecções}%Exemplo: }
\begin{lstlisting}
\section{Aula 1}
%
% Resumir o que vai ser apresentado hoje.
%
Nesta aula ...
\subsection{Preparação}
%
% 1. Instalar o tex
% 2. Escolher um editor
% ...
%
Para instalar o \LaTeX ...
\end{lstlisting}
\end{exampleblock}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 02, Secções e Subsecções}
Faça um pequeno documento com secções e sub-secções. Por exemplo, o esboço do
programa de uma disciplina.
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 02 (Resultado)}
\includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-02.png}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{Partes e Capítulos}
\begin{quote}
\emph{Em documentos mais extensos}, como livros ou monografias, além das
secções e subsecções, também é comum usarem-se \alert{partes} e
\alert{capítulos}.
\end{quote}
\begin{block}{Exercício 03, Partes e Capítulos}
Os comandos para partes e capítulos são, respetivamente,
\lstinline|\part{...}| e \lstinline|\chapter{...}|.
\bigskip
Modifique o documento do Exercício 02 de forma a ter partes e
capítulos, além das secções e subsecções.
\bigskip
Por exemplo, sendo uma secção uma ``disciplina'', contemple vários anos
(os ``capítulos'') e vários cursos (as ``partes'').
\end{block}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 03 (Mau Resultado)}
\includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-03-1.png}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{Exercício 03 (Resultado)}
Corrigindo a classe de \lstinline|article| para \lstinline|book|:
\includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-03-2.png}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Divisões Não Numeradas}
\begin{itemize}
\item Certos comandos têm um comportamento padrão. Por exemplo
\code{\textbackslash section\{...\}} inicia uma secção automaticamente numerada.
\item Porém, frequentemente estamos interessados num \alert{comportamento
alternativo}. Por exemplo, iniciar uma secção não numerada.
\item O comportamento alternativo (em alguns casos) é ativado acrescentado um
\code{*} ao nome do comando: \code{\textbackslash section*\{...\}}.
\item Para as divisões dos documentos (partes, capítulos, secções e subsecções)
o comportamento alternativo consiste em \alert{não numerar} a respetiva divisão.
\end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 04, Divisões Não Numeradas}
Com base no documento do Exercício 02 faça um documento em que as subsecções
não são numeradas.
Use os comandos \code{\textbackslash section\{...\}} (para as secções
numeradas) e \code{\textbackslash subsection*\{...\}} (para as subsecções não
numeradas).
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 04 (Resultado)}
\includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-04.png}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Listas}
\begin{itemize}
\item Listas Não Ordenadas.
\item Listas Ordenadas.
\item Listas de Termos.
\end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]
\frametitle{Listas Não Ordenadas}
\begin{exampleblock}{Listas Não Ordenadas}
\begin{lstlisting}
\begin{itemize}
\item Meia dúzia de ovos.
\item 100g de açúcar.
\item 500g de farinha.
\item 0,5L de leite.
\end{itemize}
\end{lstlisting}
\alert{Produz}
\begin{itemize}
\item Meia dúzia de ovos.
\item 100g de açúcar.
\item 500g de farinha.
\item 0,5L de leite.
\end{itemize}
\end{exampleblock}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]
\frametitle{Listas Ordenadas}
\begin{exampleblock}{Listas Ordenadas}
\begin{lstlisting}
\begin{enumerate}
\item Separar as claras das gemas.
\item Bater as claras em castelo.
\item Misturar bem o leite com as gemas.
\item ...
\end{enumerate}
\end{lstlisting}
\alert{Produz}
\begin{enumerate}
\item Separar as claras das gemas.
\item Bater as claras em castelo.
\item Misturar bem o leite com as gemas.
\item ...
\end{enumerate}
\end{exampleblock}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]
\frametitle{Listas de Termos}
\begin{exampleblock}{Listas de Termos}
\begin{lstlisting}
\begin{description}
\item[Energia] 1870kJ.
\item[Lípidos] 16,0g.
\item[Hid. Carb.] 68,6g.
\end{description}
\end{lstlisting}
\alert{Produz}
\begin{description}
\item[Energia] 1870kJ.
\item[Lípidos] 16,0g.
\item[Hid. Carb.] 68,6g.
\end{description}
\end{exampleblock}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 05, Listas}
Procure na \emph{internet} uma receita culinária simples. Use uma \alert{lista
não ordenada} para indicar os ingredientes, uma \alert{lista numerada} para os
passos da receita e uma \alert{lista de termos} para a declaração nutricional.
\bigskip
Coloque os ingredientes, passos da confecção e a declaração nutricional em
subsecções não numeradas e a receita numa secção numerada, com o nome da
receita.
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 05 (Resultado)}
\includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-05.png}
\end{frame}
%
%
%
\subsection{Comandos Simples}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{Comandos e Ambientes}
\begin{itemize}
\item Nos exercícios anteriores encontrámos vários comandos:
\begin{enumerate}
\item \lstinline|\section{...}|.
\item \lstinline|\item ...|.
\item \lstinline|\emph{...}|. \alert{Teste rápido:} O que faz este comando?
\item \emph{etc}.
\end{enumerate}
\item E também encontrámos ambientes:
\begin{enumerate}
\item \lstinline|\begin{document} ... \end{document}|.
\item \lstinline|\begin{itemize} ... \end{itemize}|.
\item \emph{etc}.
\end{enumerate}
\item A diferença essencial entre um comando e um ambiente é:
\begin{description}
\item[comando] ``Faz isto \alert{aqui}''.
\item[ambiente] ``Funciona desta forma \alert{daqui} até \alert{ali}''.
\end{description}
\end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Definir Comandos e Ambientes}
\begin{quote}
Embora o \LaTeX\ defina imensos comandos e ambientes, e os
\emph{packages} aumentem esta lista, por vezes (de facto, quase sempre)
põe-se a necessidade de definirmos os nossos próximos comandos ou
ambientes.
\end{quote}
\begin{itemize}
\item Repetições frequentes (``por exemplo, '').
\item Consistência (``por exemplo, '', ``\emph{e.g.} '')
\item Controlo (substituir os ``\emph{e.g.} '' por ``por exemplo, '')
\end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\newcommand{\eg}[1]{(por exemplo, #1)}
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{Definir um Comando}
\begin{block}{Sintaxe para definir comandos}
\begin{lstlisting}
\newcommand{\COMANDO}[NÚM.ARGUMENTOS]{ ... }
\end{lstlisting}
\end{block}
Por exemplo
\begin{exampleblock}{``por exemplo''}
\begin{lstlisting}
\newcommand{\eg}[1]{(por exemplo, #1)}
...
e temos \eg{com os comandos} melhor desempenho.
\end{lstlisting}
\end{exampleblock}
produz ``e temos \eg{com os comandos} melhor desempenho.'' no documento.
\end{frame}
%
%
%
\newenvironment{ac}[1]
{\begin{flushright}\textbf{A/C #1}\\}
{\end{flushright}}
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{Definir um Ambiente}
\begin{block}{Sintaxe para definir um ambiente}
\begin{lstlisting}
\newenvironment{AMB}[NÚM.ARGUMENTOS]{INÍCIO}{FIM}
\end{lstlisting}
\end{block}
Por exemplo
\begin{exampleblock}{``Ao Cuidado de...''}
\begin{lstlisting}
\newenvironment{ac}[1]
{\begin{flushright}\textbf{A/C #1}\\}
{\end{flushright}}
...
\begin{ac}{Dona Ingrácia}
Seguem os documentos anexos.
\end{ac}
\end{lstlisting}
\end{exampleblock}
produz um parágrafo com o texto
\begin{ac}{Dona Ingrácia}
Seguem os documentos anexos.
\end{ac}
\end{frame}
%
%
%
\newcommand{\cotacao}[1]{\textbf{Cotação #1 valores.}}
\newenvironment{exercicio}[1]{\\ \textbf{Exercício #1}: }{\\}
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{Exercício 06, Comandos e Ambientes}
Definir comandos e ambientes para testes, exames, \emph{etc}:
\begin{enumerate}
\item Defina um comando para mostrar, \textbf{a negrito} a cotação de uma
pergunta. Por exemplo, \lstinline|\cotacao{2}| produz ``\cotacao{2}''.
\item Defina um ambiente para ``embrulhar cada exercício''. Por exemplo
\begin{lstlisting}
\begin{exercicio}{3}
Quem foi o primeiro rei de Portugal?
\end{exercicio}
\end{lstlisting}
deve produzir o seguinte:
\begin{exercicio}{3}
Quem foi o primeiro rei de Portugal?
\end{exercicio}
\end{enumerate}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 06 (Resolução)}
\includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-06.png}
\end{frame}
%
%
%
\section{Documentos Comuns}
%
%
%
\begin{frame}{Objetivos Desta Aula}
\Large
\begin{itemize}
\item Usar o \LaTeX\ para fazer uma apresentação.
\item Definir tabelas.
\item Importar imagens.
\item Posicionar elementos flutuantes.
\item Usar os comandos mais comuns em publicações académicas.
\end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\subsection{Apresentações}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{A Classe beamer}
\begin{quote}
As apresentações (como esta) são documentos da classe
\lstinline|beamer|, que proporciona várias opções para definir o
\alert{aspeto} e a \alert{navegação}.
\end{quote}
\begin{exampleblock}{Apresentação Base}
\begin{lstlisting}
\documentclass{beamer}
\usepackage[T1]{fontenc}
\usepackage[utf8]{inputenc}
\usepackage[portuges]{babel}
\begin{document}
\begin{frame}{Título da Página}
% Conteúdo da primeira página
\end{frame}
\end{document}
\end{lstlisting}
\end{exampleblock}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{O Aspeto das Apresentações}
\begin{quote}
O \alert{aspeto} de uma apresentação tem duas componentes:
\begin{itemize}
\item O conjunto de cores.
\item A forma e presença de elementos como rodapés, cabeçalhos, barras
laterais, caixas, \emph{etc}.
\end{itemize}
\end{quote}
\begin{exampleblock}{Elementos e Cores numa Apresentação}
\begin{lstlisting}
\documentclass{beamer}
\usetheme{boxes} % Elementos
\usecolortheme{dolphin} % Cores
...
\end{lstlisting}
\end{exampleblock}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 07, Aspeto das Apresentações}
\large
\begin{enumerate}
\item Vá à
\URL{http://deic.uab.es/~iblanes/beamer_gallery/individual/default-default-default.html}{Galeria
de temas Beamer} ver as opções de elementos e de cores disponíveis.
\item Experimente várias combinações de elementos e cores.
\end{enumerate}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 07 (Resultado)}
\includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-07.png}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Navegação nas Apresentações}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{Página de Rosto}
\begin{exampleblock}{Informação na Página de Rosto}
\begin{lstlisting}
% Preâmbulo
\title{Titulo}
\subtitle{Subtitulo}
\author{Nomes}
\date{Data}
\institute{Instituição}
% ...
\begin{document}
\begin{frame}[plain]
\titlepage
\end{frame}
\end{document}
\end{lstlisting}
\end{exampleblock}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Screenshot de Página de Rosto}
\includegraphics[width=\textwidth]{images/beamer-rosto.png}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Página de Conteúdos}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Progresso Passo-a-passo}
\end{frame}
%
%
%
\subsection{Conteúdo, Segunda Parte: Tabelas e Figuras}
%
%
%
\begin{frame}{Tabelas}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Figuras}
\end{frame}
%
%
%
\subsection{Publicações Académicas}
%
%
%
\begin{frame}{Posicionar Tabelas e Figuras}
Elementos Flutuantes
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Etiquetas e Referências}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Bibliografia}
\end{frame}
%
%
%
\section{Monografias e Livros}
%
%
%
\begin{frame}{Objetivos Desta Aula}
\Large
\begin{itemize}
\item Usar o \LaTeX\ para fazer um documento ``grande''.
\item Separar um documento por vários ficheiros.
\item Usar as listas de conteúdos, figuras, \emph{etc}.
\item Usar fontes não \emph{standard}.
\end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\subsection{Documentos ``Grandes''}
%
%
%
\begin{frame}{A Classe book}
frontmatter, mainmatter, backmatter
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Separar um Documento}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Tabela de Conteúdos, Índice de Figuras, etc}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Índice Remissivo}
\end{frame}
%
%
%
\subsection{Extensões}
%
%
%
\begin{frame}{Fontes e XeLaTeX}
\end{frame}
%
%
%
\section{Usos Especiais}
%
%
%
\begin{frame}{Objetivos Desta Aula}
\Large
\begin{itemize}
\item Escrever expressões matemáticas.
\item Colocar dados externos em tabelas.
\item Formatar tabelas ``grandes''.
\item Usar hiperligações.
\item Definir figuras de alta qualidade.
\item Dimensionar as páginas e a mancha de texto.
\end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\subsection{Conteúdo, Terceira Parte: Textos Especiais}
%
%
%
\begin{frame}{Expressões Matemáticas}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Tabelas e Dados Externos}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Hiperligações}
\end{frame}
%
%
%
\subsection{Figuras de Alta Qualidade}
%
%
%
\begin{frame}{Gráficos de Funções}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Diagramas}
\end{frame}
%
%
%
\end{document}