alt.tex 20.2 KB
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 247 248 249 250 251 252 253 254 255 256 257 258 259 260 261 262 263 264 265 266 267 268 269 270 271 272 273 274 275 276 277 278 279 280 281 282 283 284 285 286 287 288 289 290 291 292 293 294 295 296 297 298 299 300 301 302 303 304 305 306 307 308 309 310 311 312 313 314 315 316 317 318 319 320 321 322 323 324 325 326 327 328 329 330 331 332 333 334 335 336 337 338 339 340 341 342 343 344 345 346 347 348 349 350 351 352 353 354 355 356 357 358 359 360 361 362 363 364 365 366 367 368 369 370 371 372 373 374 375 376 377 378 379 380 381 382 383 384 385 386 387 388 389 390 391 392 393 394 395 396 397 398 399 400 401 402 403 404 405 406 407 408 409 410 411 412 413 414 415 416 417 418 419 420 421 422 423 424 425 426 427 428 429 430 431 432 433 434 435 436 437 438 439 440 441 442 443 444 445 446 447 448 449 450 451 452 453 454 455 456 457 458 459 460 461 462 463 464 465 466 467 468 469 470 471 472 473 474 475 476 477 478 479 480 481 482 483 484 485 486 487 488 489 490 491 492 493 494 495 496 497 498 499 500 501 502 503 504 505 506 507 508 509 510 511 512 513 514 515 516 517 518 519 520 521 522 523 524 525 526 527 528 529 530 531 532 533 534 535 536 537 538 539 540 541 542 543 544 545 546 547 548 549 550 551 552 553 554 555 556 557 558 559 560 561 562 563 564 565 566 567 568 569 570 571 572 573 574 575 576 577 578 579 580 581 582 583 584 585 586 587 588 589 590 591 592 593 594 595 596 597 598 599 600 601 602 603 604 605 606 607 608 609 610 611 612 613 614 615 616 617 618 619 620 621 622 623 624 625 626 627 628 629 630 631 632 633 634 635 636 637 638 639 640 641 642 643 644 645 646 647 648 649 650 651 652 653 654 655 656 657 658 659 660 661 662 663 664 665 666 667 668 669 670 671 672 673 674 675 676 677 678 679 680 681 682 683 684 685 686 687 688 689 690 691 692 693 694 695 696 697 698 699 700 701 702 703 704 705 706 707 708 709 710 711 712 713 714 715 716 717 718 719 720 721 722 723 724 725 726 727 728 729 730 731 732 733 734 735 736 737 738 739 740 741 742 743 744 745 746 747 748 749 750 751 752 753 754 755 756 757 758 759 760 761 762 763 764 765 766 767 768 769 770 771 772 773 774 775 776 777 778 779 780 781 782 783 784 785 786 787 788 789 790 791 792 793 794 795 796 797 798 799 800 801 802 803 804 805 806 807 808 809 810 811 812 813 814 815 816 817 818 819 820 821 822 823 824 825 826 827 828 829 830 831 832 833 834 835 836 837 838 839 840 841 842 843 844 845 846 847 848 849 850 851 852 853 854 855 856 857 858 859 860 861 862 863 864 865 866 867 868 869 870 871 872 873 874 875 876 877 878
%!TEX program = xelatex
%
\documentclass{beamer}
%
\usetheme{Giraldo}
%
\usepackage[T1]{fontenc}
%
%\usepackage[utf8]{inputenc}
%
\usepackage[portuges]{babel}
%
\usepackage{tikz}
%
\usepackage{graphicx}
%
\usepackage{hyperref}
%
\newcommand{\URL}[2]{\href{#1}{\color{blue}\underline{#2}}}
%
\usepackage{ragged2e}
%
\usepackage{listings}
\lstset{
    language=[LaTeX]{TeX},
    basicstyle=\ttfamily\scriptsize,
    keywordstyle=\bfseries,
    commentstyle=\color{gray},
    identifierstyle=,
    % stringstyle=\ttfamily,
    morekeywords={section, subsection},
    %morekeywords={},
    otherkeywords={$, \{ ,\} , [ , ] },
    tabsize=2,
    escapeinside=||
}
%
\newcommand{\code}[1]{\texttt{\textup{#1}}}
%
%
%
\title{Mini-curso \LaTeX}
\subtitle{De Principiante a Produtivo em Quatro Aulas}
\author{Francisco Coelho}
\date{22 e 29 de novembro, 6 e 13 de dezembro de 
2016\\\url{http://evunix.uevora.pt/~fc/latex/minicurso.pdf}}
\institute[\texttt{fc@uevora.pt}]{
    Departamento de Informática\\
    Escola de Ciências e Tecnologia\\
    Universidade de Évora
}
%
%
%
\begin{document}
%
%
%
\begin{frame}[plain]
    \titlepage
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{A Função do \LaTeX}
    \begin{quote}\huge
    Os autores não devem preocupar-se com (nem sequer têm de saber) as inúmeras 
    \alert{regras tipográficas} que produzem um documento bem apresentado. 
    \end{quote}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Programa}
    \tableofcontents
\end{frame}
%
%
%
\section{Primeiros Passos}
%
%
%
\begin{frame}{Objetivos Desta Aula}
    \Large
    \begin{itemize}
    \item Fazer o primeiro documento \LaTeX.
    \item Organizar um documento por secções, \emph{etc}.
    \item Fazer listas (numeradas, de itens e de termos).
    \item Fazer comandos e ambientes simples.
    \item Encontrar documentação, exemplos, ajuda, \emph{etc}.
    \end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\subsection{Preparação}
%
%
%
\begin{frame}{Instalação do \LaTeX: Distribuições}
    \begin{quote}
    O \LaTeX\ consiste num conjunto de vários programas. Uma 
    \alert{distribuição} é uma determinada seleção de programas, que pode 
    incluir editores, estilos, classes, \emph{etc}.
    \end{quote}

    As distribuições mais comuns são:
    \begin{itemize}
    \item \URL{http://www.tug.org/texlive/}{TeX Live} para qualquer sistema 
    operativo.
    \item \URL{http://www.tug.org/mactex/}{MacTeX} variante do \emph{TeX Live} 
    para \emph{macOS}.
    \item \URL{http://www.miktex.org/}{MiKTeX} para \emph{Windows}.
    % \item \href{http://www.tug.org/interest.html#free}{outras}.
    \end{itemize}

    Para escrever documentos podem ser usados vários editores:
    \begin{itemize}
    \item \URL{http://texstudio.sourceforge.net/}{TeXStudio} para qualquer 
    sistema operativo.
    \item \URL{http://www.lyx.org/}{LyX} para principiantes inseguros.
    \end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Screenshot do TexStudio}
    \includegraphics[width=0.98\textwidth]{images/texstudio.png}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Serviços Online}
    \begin{quote}
    Também pode usar o \LaTeX\ sem o instalar no seu computador, usando um 
    editor \alert{\emph{online}}. Uma vantagem desta opção é a facilidade de 
    colaboração entre vários autores. Por outro lado terá de criar uma conta 
    pessoal, o que implica partilhar o seu \emph{email}\ldots
    \end{quote}

    Os serviços de edição \LaTeX mais comuns são:
    \begin{itemize}
    \item O \URL{https://pt.sharelatex.com}{ShareLaTeX}, traduzido para (mau) 
    português, é, talvez, o serviço mais completo. Oferece a possibilidade 
    (paga) de sincronizar com o \emph{Dropbox} e com o \emph{Google Drive}.
    \item O \URL{https://www.overleaf.com}{Overleaf} é semelhante ao 
    \emph{ShareLaTeX}.
    \end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Screenshot do ShareLaTeX}
    \includegraphics[width=0.98\textwidth]{images/sharelatex.png}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Informação online}
    \begin{itemize}
    \item Entrada: \URL{http://www.latex-project.org/}{LaTeX Project}.
    \item Perguntas/Respostas: 
    \URL{http://tex.stackexchange.com/}{TeX@stackexchange}.
    \item Comunidade: \URL{http://latex-community.org/}{LaTeX Community}, 
    \URL{https://www.tug.org/}{TUG} e 
    \URL{http://gentzen.mat.uc.pt/~gutpt/index.php}{GUTpt}.
    \item Exemplos: \URL{http://www.texample.net/}{TeXample.net}.
    \item Modelos: \URL{http://www.latextemplates.com/}{LaTeX Templates}.
    \end{itemize}

    Além destes endereços, \emph{google is your friend.}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Screenshot da pesquisa ``latex'' no Google}
    \includegraphics[width=0.98\textwidth]{images/google-latex.png}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{Exercício 01, Teste de Integridade}
    \begin{exampleblock}{Primeiro Documento}
\begin{lstlisting}
\documentclass{article}
\begin{document}
Primeiro documento.
\end{document}
\end{lstlisting}
    \end{exampleblock}
    \begin{enumerate}
    \item \emph{Se optou por usar uma instalação do \LaTeX\ no seu computador}, 
    abra seu o editor preferido (por exemplo, o TeXStudio); \emph{Se optou por 
    usar um serviço \emph{online}} (por exemplo, o ShareLaTeX), abra o 
    \emph{browser} na página da sua conta.
    \item Copie o texto do exemplo acima.
    \item \alert{Compile} (\emph{typeset}) o documento.
    \end{enumerate}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 01 (Resultado)}
    \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-01.png}
\end{frame}
%
%
%
\subsection{Conteúdo, Primeira Parte: Organização do Documento}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{Classe, Preâmbulo e Conteúdo}
\begin{exampleblock}{Classe, Preâmbulo e Texto}
\begin{lstlisting}
\documentclass{article} % Classe do documento
% Preâmbulo
\begin{document}
% Conteúdo
\end{document}
\end{lstlisting}
\end{exampleblock}
    \begin{itemize}
    \item A \alert{classe} define o tipo de documento: um livro 
    (\lstinline|book|), um artigo (\lstinline|article|), uma apresentação 
    (\lstinline|beamer|), \emph{etc}.
    \item No \alert{preâmbulo} são ``importados'' comandos que podemos querer 
    usar. Por exemplo, para incluir figuras, fazer diagramas, mudar a lingua, 
    \emph{etc}.
    \item O \alert{conteúdo} é introduzido entre \lstinline|\begin{document}| 
    e  \lstinline|\end{document}|. É este texto que definir o resultado final.
    \end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{Opções Comuns no Preâmbulo}
\begin{exampleblock}{Opções Comuns no Preâmbulo}
\begin{lstlisting}
\documentclass{article}
% Fontes internacionais de melhor qualidade.
\usepackage[T1]{fontenc}
% Carateres internacionais.
\usepackage[utf8]{inputenc}
% Traduções para Português.
\usepackage[portuges]{babel} % "portuges"!!!
% Incluir imagens
\usepackage{graphicx} 
\begin{document}
% Conteúdo
\end{document}
\end{lstlisting}
\end{exampleblock}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Divisões de um Documento}
    \begin{itemize}
        \item Secções e Subsecções em todos os tipos de documentos.
        \item Capítulos e Partes em livros (ou monografias).
        \item Divisões Não Numeradas.
    \end{itemize}           
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]
    \frametitle{Secções e Subsecções}
    \begin{exampleblock}{Secções e Subsecções}%Exemplo: }
\begin{lstlisting}
\section{Aula 1} 
%
% Resumir o que vai ser apresentado hoje.
%
Nesta aula ...

\subsection{Preparação}
%
%   1. Instalar o tex
%   2. Escolher um editor
%   ...
%
Para instalar o \LaTeX ...
\end{lstlisting}
    \end{exampleblock}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 02, Secções e Subsecções}
Faça um pequeno documento com secções e sub-secções. Por exemplo, o esboço do 
programa de uma disciplina.
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 02 (Resultado)}
    \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-02.png}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{Partes e Capítulos}
    \begin{quote}
    \emph{Em documentos mais extensos}, como livros ou monografias, além das 
    secções e subsecções, também é comum usarem-se \alert{partes} e 
    \alert{capítulos}.
    \end{quote}
    \begin{block}{Exercício 03, Partes e Capítulos}
        Os comandos para partes e capítulos são, respetivamente, 
        \lstinline|\part{...}| e \lstinline|\chapter{...}|.

        \bigskip
        Modifique o documento do Exercício 02 de forma a ter partes e 
        capítulos, além das secções e subsecções. 

        \bigskip
        Por exemplo, sendo uma secção uma ``disciplina'', contemple vários anos 
        (os ``capítulos'') e vários cursos (as ``partes'').
    \end{block}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 03 (Mau Resultado)}
    \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-03-1.png}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{Exercício 03 (Resultado)}
    Corrigindo a classe de \lstinline|article| para \lstinline|book|: 
    \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-03-2.png}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Divisões Não Numeradas}
\begin{itemize}
\item Certos comandos têm um comportamento padrão. Por exemplo 
\code{\textbackslash section\{...\}} inicia uma secção automaticamente numerada.

\item Porém, frequentemente estamos interessados num \alert{comportamento 
alternativo}. Por exemplo, iniciar uma secção não numerada.

\item O comportamento alternativo (em alguns casos) é ativado acrescentado um 
\code{*} ao nome do comando: \code{\textbackslash section*\{...\}}.

\item Para as divisões dos documentos (partes, capítulos, secções e subsecções) 
o comportamento alternativo consiste em \alert{não numerar} a respetiva divisão.
\end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 04, Divisões Não Numeradas}
Com base no documento do Exercício 02 faça um documento em que as subsecções 
não são numeradas.

Use os comandos \code{\textbackslash section\{...\}} (para as secções 
numeradas) e \code{\textbackslash subsection*\{...\}} (para as subsecções não 
numeradas).
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 04 (Resultado)}
    \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-04.png}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Listas}
    \begin{itemize}
    \item Listas Não Ordenadas.
    \item Listas Ordenadas.
    \item Listas de Termos.
    \end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]
    \frametitle{Listas Não Ordenadas}
    \begin{exampleblock}{Listas Não Ordenadas}
\begin{lstlisting}
\begin{itemize}
    \item Meia dúzia de ovos.
    \item 100g de açúcar.
    \item 500g de farinha.
    \item 0,5L de leite.
\end{itemize}
\end{lstlisting}
\alert{Produz}
\begin{itemize}
    \item Meia dúzia de ovos.
    \item 100g de açúcar.
    \item 500g de farinha.
    \item 0,5L de leite.
\end{itemize}
    \end{exampleblock}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]
    \frametitle{Listas Ordenadas}
    \begin{exampleblock}{Listas Ordenadas}
\begin{lstlisting}
\begin{enumerate}
    \item Separar as claras das gemas.
    \item Bater as claras em castelo.
    \item Misturar bem o leite com as gemas.
    \item ...
\end{enumerate}
\end{lstlisting}
\alert{Produz}
\begin{enumerate}
    \item Separar as claras das gemas.
    \item Bater as claras em castelo.
    \item Misturar bem o leite com as gemas.
    \item ...
\end{enumerate}
    \end{exampleblock}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]
    \frametitle{Listas de Termos}
    \begin{exampleblock}{Listas  de Termos}
\begin{lstlisting}
\begin{description}
    \item[Energia] 1870kJ.
    \item[Lípidos] 16,0g.
    \item[Hid. Carb.] 68,6g.
\end{description}
\end{lstlisting}
\alert{Produz}
\begin{description}
    \item[Energia] 1870kJ.
    \item[Lípidos] 16,0g.
    \item[Hid. Carb.] 68,6g.
\end{description}
    \end{exampleblock}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 05, Listas}
Procure na \emph{internet} uma receita culinária simples. Use uma \alert{lista 
não ordenada} para indicar os ingredientes, uma \alert{lista numerada} para os 
passos da receita e uma \alert{lista de termos} para a declaração nutricional.

\bigskip
Coloque os ingredientes, passos da confecção e a declaração nutricional em 
subsecções não numeradas e a receita numa secção numerada, com o nome da 
receita.
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 05 (Resultado)}
    \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-05.png}
\end{frame}
%
%
%
\subsection{Comandos Simples}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{Comandos e Ambientes}

\begin{itemize}
\item Nos exercícios anteriores encontrámos vários comandos:
\begin{enumerate}
    \item \lstinline|\section{...}|. 
    \item \lstinline|\item ...|.  
    \item \lstinline|\emph{...}|. \alert{Teste rápido:} O que faz este comando?
    \item \emph{etc}. 
\end{enumerate}
\item E também encontrámos ambientes:
\begin{enumerate}
    \item \lstinline|\begin{document} ... \end{document}|. 
    \item \lstinline|\begin{itemize} ... \end{itemize}|.  
    \item \emph{etc}. 
\end{enumerate}

\item A diferença essencial entre um comando e um ambiente é:
\begin{description}
\item[comando] ``Faz isto \alert{aqui}''.
\item[ambiente] ``Funciona desta forma \alert{daqui} até \alert{ali}''.
\end{description}
\end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Definir Comandos e Ambientes}
    \begin{quote}
        Embora o \LaTeX\ defina imensos comandos e ambientes, e os 
        \emph{packages} aumentem esta lista, por vezes (de facto, quase sempre) 
        põe-se a necessidade de definirmos os nossos próximos comandos ou 
        ambientes.
    \end{quote}
    \begin{itemize}
    \item Repetições frequentes (``por exemplo, '').
    \item Consistência (``por exemplo, '', ``\emph{e.g.} '')
    \item Controlo (substituir os ``\emph{e.g.} '' por ``por exemplo, '')
    \end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\newcommand{\eg}[1]{(por exemplo, #1)}
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{Definir um Comando}
\begin{block}{Sintaxe para definir comandos}
\begin{lstlisting}
\newcommand{\COMANDO}[NÚM.ARGUMENTOS]{ ... }
\end{lstlisting}
\end{block}
        
Por exemplo

\begin{exampleblock}{``por exemplo''}
\begin{lstlisting}
\newcommand{\eg}[1]{(por exemplo, #1)}
...
e temos \eg{com os comandos} melhor desempenho.
\end{lstlisting}
\end{exampleblock}

produz ``e temos \eg{com os comandos} melhor desempenho.'' no documento.
\end{frame}
%
%
%
\newenvironment{ac}[1]
{\begin{flushright}\textbf{A/C #1}\\}
{\end{flushright}}
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{Definir um Ambiente}
\begin{block}{Sintaxe para definir um ambiente}
\begin{lstlisting}
\newenvironment{AMB}[NÚM.ARGUMENTOS]{INÍCIO}{FIM}
\end{lstlisting}
\end{block}
Por exemplo
\begin{exampleblock}{``Ao Cuidado de...''}
\begin{lstlisting}
\newenvironment{ac}[1]
{\begin{flushright}\textbf{A/C #1}\\}
{\end{flushright}}
...
\begin{ac}{Dona Ingrácia}
    Seguem os documentos anexos.
\end{ac}
\end{lstlisting}
\end{exampleblock}
produz um parágrafo com o texto
\begin{ac}{Dona Ingrácia}
    Seguem os documentos anexos.
\end{ac}
\end{frame}
%
%
%
\newcommand{\cotacao}[1]{\textbf{Cotação #1 valores.}}
\newenvironment{exercicio}[1]{\\ \textbf{Exercício #1}: }{\\}
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{Exercício 06, Comandos e Ambientes}
    Definir comandos e ambientes para testes, exames, \emph{etc}:
    \begin{enumerate}
    \item Defina um comando para mostrar, \textbf{a negrito} a cotação de uma 
    pergunta. Por exemplo, \lstinline|\cotacao{2}| produz ``\cotacao{2}''.
    \item Defina um ambiente para ``embrulhar cada exercício''. Por exemplo
    \begin{lstlisting}
\begin{exercicio}{3}
Quem foi o primeiro rei de Portugal?
\end{exercicio}
    \end{lstlisting}
deve produzir o seguinte:
\begin{exercicio}{3}
Quem foi o primeiro rei de Portugal?
\end{exercicio}    
    \end{enumerate}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 06 (Resolução)}
    \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-06.png}
\end{frame}
%
%
%
\section{Documentos Comuns}
%
%
%
\begin{frame}{Objetivos Desta Aula}
    \Large
    \begin{itemize}
    \item Usar o \LaTeX\ para fazer uma apresentação.
    \item Definir tabelas.
    \item Importar imagens.
    \item Posicionar elementos flutuantes.
    \item Usar os comandos mais comuns em publicações académicas.
    \end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\subsection{Apresentações}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{A Classe beamer}
    \begin{quote}    
        As apresentações (como esta) são documentos da classe 
        \lstinline|beamer|, que proporciona várias opções para definir o 
        \alert{aspeto} e a \alert{navegação}.
    \end{quote}

    \begin{exampleblock}{Apresentação Base}
\begin{lstlisting}
\documentclass{beamer}
\usepackage[T1]{fontenc}
\usepackage[utf8]{inputenc}
\usepackage[portuges]{babel}
\begin{document}
    \begin{frame}{Título da Página}
        % Conteúdo da primeira página
    \end{frame}
\end{document}
\end{lstlisting}    
    \end{exampleblock}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{O Aspeto das Apresentações}
    \begin{quote}
    O \alert{aspeto} de uma apresentação tem duas componentes:
    \begin{itemize}
    \item O conjunto de cores.
    \item A forma e presença de elementos como rodapés, cabeçalhos, barras 
    laterais, caixas, \emph{etc}.
    \end{itemize}
    \end{quote}
    \begin{exampleblock}{Elementos e Cores numa Apresentação}
\begin{lstlisting}
\documentclass{beamer}
\usetheme{boxes} % Elementos
\usecolortheme{dolphin} % Cores
...
\end{lstlisting}    
    \end{exampleblock}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 07, Aspeto das Apresentações}
    \large
    \begin{enumerate}
    \item Vá à 
    \URL{http://deic.uab.es/~iblanes/beamer_gallery/individual/default-default-default.html}{Galeria
     de temas Beamer} ver as opções de elementos e de cores disponíveis.
    \item Experimente várias combinações de elementos e cores. 
    \end{enumerate}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Exercício 07 (Resultado)}
    \includegraphics[width=\textwidth]{images/exercicio-07.png}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Navegação nas Apresentações}

\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}[fragile]\frametitle{Página de Rosto}
\begin{exampleblock}{Informação na Página de Rosto}
\begin{lstlisting}
% Preâmbulo
\title{Titulo}
\subtitle{Subtitulo}
\author{Nomes}
\date{Data}
\institute{Instituição}
% ...
\begin{document}
    \begin{frame}[plain]
        \titlepage
    \end{frame}
\end{document}
\end{lstlisting}
\end{exampleblock}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Screenshot de Página de Rosto}
    \includegraphics[width=\textwidth]{images/beamer-rosto.png}
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Página de Conteúdos}

\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Progresso Passo-a-passo}

\end{frame}
%
%
%
\subsection{Conteúdo, Segunda Parte: Tabelas e Figuras}
%
%
%
\begin{frame}{Tabelas}

\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Figuras}

\end{frame}
%
%
%
\subsection{Publicações Académicas}
%
%
%
\begin{frame}{Posicionar Tabelas e Figuras}
    Elementos Flutuantes
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Etiquetas e Referências}

\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Bibliografia}

\end{frame}
%
%
%
\section{Monografias e Livros}
%
%
%
\begin{frame}{Objetivos Desta Aula}
    \Large
    \begin{itemize}
    \item Usar o \LaTeX\ para fazer um documento ``grande''.
    \item Separar um documento por vários ficheiros.
    \item Usar as listas de conteúdos, figuras, \emph{etc}.
    \item Usar fontes não \emph{standard}.
    \end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\subsection{Documentos ``Grandes''}
%
%
%
\begin{frame}{A Classe book}
    frontmatter, mainmatter, backmatter
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Separar um Documento}

\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Tabela de Conteúdos, Índice de Figuras, etc}

\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Índice Remissivo}

\end{frame}
%
%
%
\subsection{Extensões}
%
%
%
\begin{frame}{Fontes e XeLaTeX}

\end{frame}
%
%
%
\section{Usos Especiais}
%
%
%
\begin{frame}{Objetivos Desta Aula}
    \Large
    \begin{itemize}
    \item Escrever expressões matemáticas.
    \item Colocar dados externos em tabelas.
    \item Formatar tabelas ``grandes''.
    \item Usar hiperligações.
    \item Definir figuras de alta qualidade.
    \item Dimensionar as páginas e a mancha de texto.
    \end{itemize}
\end{frame}
%
%
%
\subsection{Conteúdo, Terceira Parte: Textos Especiais}
%
%
%
\begin{frame}{Expressões Matemáticas}

\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Tabelas e Dados Externos}

\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Hiperligações}

\end{frame}
%
%
%
\subsection{Figuras de Alta Qualidade}
%
%
%
\begin{frame}{Gráficos de Funções}

\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Diagramas}

\end{frame}
%
%
%
\end{document}