modelos.md
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Modelos LaTeX
[TOC]
Base
\documentclass[12pt,a4paper]{article}
%
% carateres específicos (ç,ã, etc)
%
\usepackage[T1]{fontenc}
\usepackage[utf8]{inputenc}
%
\begin{document}
texto
\end{document}
Exame
% !TeX program = xelatex
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Modelo para um exame com
% 1. comando para a cotação de uma pergunta;
% 2. ambiente para o texto de uma pergunta;
% 3. cabeçalho que identifica
% - a disciplina
% - o departamento
% - a data
% e com o logótipo da universidade;
% 4. margens curtas;
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% A classe "article" faz parte dos "tipos de documentos" base do LaTeX
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\documentclass[12pt]{article}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Internacional
%
% Definir a linguagem do documento
%
\usepackage{polyglossia}
%
% Infelizmente, as definições para português estão
% num ficheiro com um erro ortográfico (mesmo no NAO!!!) no nome. Que tormento!
%
\setmainlanguage{portuges}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Expressões Matemáticas
%
\usepackage{amsmath}
\usepackage{amssymb}
\usepackage{commath}
%
%
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Mancha de texto na página
%
\usepackage{geometry}
%
% Alterar os valores de forma ao texto caber todo numa única página
%
\geometry{top=2cm, bottom=1cm, left=1cm, right=1cm}
%
%
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Comando para colocar a cotação de cada pergunta
%
\newcommand{\cotacao}[1]{ % um argumento: o número de valores
\textup{ % texto "direito"
\textbf{ % texto "negrito"
%
% a seguir...
% - #1 identifica o primeiro argumento do comando
% - ~ força um espaço que não translineia
%
[Cotação~#1~valor(es)]
%
%
%
}}}
%
%
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Ambiente para conter os exercícios
%
\newtheorem{exerc}{Exercício}
\newenvironment{exercicio}
{\begin{exerc}\normalfont}
{\end{exerc}}
%
%
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Comando para fazer o cabeçalho
%
\newcommand{\CAB}[4]{ % quatro argumentos
%
% Fazer um cabeçalho
%
% tem quatro argumentos:
% - departamento: primeiro argumento
% - disciplina: segundo argumento
% - evento: terceiro argumento
% - data: quarto argumento
%
% e também inclui o logótipo da universidade.
%
% Organizar o cabeçalho:
% - logótipo à esquerda e texto à direita
% - usar uma tabela para posicionar o logótipo e o texto
% - incluir o logótipo a partir de uma imagem
% - separar o texto em linhas
%
\begin{tabular}{cc} % duas colunas, centradas
%
% colocar o logótipo da universidade na coluna da esquerda
%
% **
% pressupõe que existe o ficheiro "imagens/logo_principal.png"
% **
%
\includegraphics[width=0.25\textwidth]{imagens/logo_principal.png}
%
% separar as colunas com "&"
%
&
%
% colocar o texto na coluna da direita
%
% fazer um "bloco" de texto com 70% da largura do texto na página
%
\begin{minipage}{0.7\textwidth}
%
% centrar as linhas no bloco de texto
%
\begin{center}
%
% Departamento
%
{\Large\bf #1}\\[1.0em]
%
% Disciplina
%
{\large #2}\\[1.0em]
%
% Evento e data
%
{\bf #3} --- {#4}
\end{center}
%
%
%
\end{minipage}
%
%
%
\end{tabular}
%
% deixar algum espaço abaixo da imagem + texto
%
\\[1.0em]
%
% desenhar uma linha separadora
%
\hrule
%
% forçar um espaço abaixo da linha, com "~", para "contar" como um parágrafo
%
~
}
%
%
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% DOCUMENTO
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
%
%
\begin{document}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% "Preâmbulo"
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Páginas sem numeração e sem cabeçalhos automáticos
%
\pagestyle{empty}
%
% Identificação do documento
%
\CAB{SUBSTITUIR PELO NOME DO DEPARTAMENTO}%
{SUBSTITUIR PELO NOME DA DISCIPLINA}%
{SUBSTITUIR PELO NOME DO EVENTO}%
{SUBSTITUIR PELA DATA DO EVENTO}%
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Exercícios
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\begin{exercicio}\cotacao{SUBSTITUIR PELA COTAÇÃO DESTE EXERCÍCIO}
SUBSTITUIR PELO TEXTO DESTE ENUNCIADO
\end{exercicio}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\begin{exercicio}~ % o "~" força um parágrafo. O que acontece se for retirado?
SUBSTITUIR PELO TEXTO DESTE ENUNCIADO
\begin{enumerate}
\item \cotacao{SUBSTITUIR PELA COTAÇÃO DESTA ALÍNEA} SUBSTITUIR PELO TEXTO DESTE ENUNCIADO
\item \cotacao{SUBSTITUIR PELA COTAÇÃO DESTA ALÍNEA} SUBSTITUIR PELO TEXTO DESTE ENUNCIADO
\end{enumerate}
\end{exercicio}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\end{document}
Aula
\documentclass{beamer}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Aspeto
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Conjunto de cores e outros elementos visuais
%
% Há imensas variantes, incluindo uma para as aulas da universidade de évora
% que está disponível em
% https://git.xdi.uevora.pt/fc/giraldo
%
% Ver também a galeria de temas em
% http://deic.uab.es/~iblanes/beamer_gallery/index_by_theme.html
%
\usetheme{default} % Boadilla, Rochester, etc...
\usecolortheme{orchid}
%
% Navegação
%
\setbeamertemplate{navigation symbols}{}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Internacionalização
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\usepackage[T1]{fontenc}
\usepackage[utf8]{inputenc}
\usepackage[portuges]{babel}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Informação para o rosto
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\title{Aula (ou disciplina)}
\subtitle{Disciplina (ou aula)}
\author[Autor (Nome Curto)]{Nome Completo do Autor}
\institute[Inst. Nome Curto]{
Departamento de ---\\
Escola ---\\
Universidade ---
}
\date{data (ou \texttt{\tbs date})}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Documento
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\newcommand{\tbs}{\textbackslash}
\begin{document}
%
% Rosto
%
\begin{frame}[plain]
\titlepage
\end{frame}
%
%
%
\begin{frame}{Título da página}
%
% Este modelo de página ilustra várias técnicas:
%
% - construção sucessiva do conteúdo da página, com o comando \pause
% - destaque pontual, com o comando \alert
% - destaque "em bloco"
% - divisão da página (ou parte) em colunas
%
%==========================================
%
% A construção sucessiva é controlada pelo comando \pause
%
\pause
Texto na página.
%
%==========================================
%
% Os destaques são definidos pelo comando \alert
%
\pause
Texto \alert{destacado} com o comando \texttt{\tbs alert}.
%
%==========================================
%
% Os blocos são um ambiente
%
\pause
\begin{block}{Título do bloco}
\pause
Texto do bloco
\end{block}
%
%==========================================
%
% O texto pode ser organizado em colunas
%
%
\pause
%
% Alinhamento das colunas:
% [t] topo
% [c] centro
% [b] base
%
\begin{columns}[t]
%
% Largura da coluna definida em relação à largura de uma letra.
%
\column{5em}
Uma coluna ``apertadinha'' com o ambiente \texttt{columns} e o comando \texttt{\tbs column}.
\pause
%
% Largura da coluna definida em relação à largura da página.
%
\column{0.5\textwidth}
Uma coluna ``folgada''.
A largura das colunas pode ser definida\ldots
\begin{itemize}
\item em relação à largura da ``página'' usando \texttt{\tbs textwidth};
\item em relação à largura de um ``\texttt{M}`` usando \texttt{em};
\end{itemize}
\end{columns}
\pause
\alert{N.B.} que também é possível alinhar verticalmente as colunas\ldots \emph{Como?}
\end{frame}
%
%
%
\end{document}
Artigo
Este modelo é acompanhado por uma bibliografia externa, mais abaixo.
% !TeX program = xelatex
\documentclass[a4paper]{article}
%
% O package graphicx é necessário para o comando \includegraphics
%
\usepackage{graphicx}
%
%
%
\title{A Sample Article%
\thanks{P.K.D., for raising questions.}\\
\emph{With a Fancy Subtitle}
}
\author{%
Francisco Coelho\\
Departamento de Inform\'{a}tica\\
\texttt{fc@di.uevora.pt}
\and
Manuel Gon\c{c}alves\\
Laboratory of Informatics, Systems and Parallelism (LISP)\\
\texttt{mangon@gmail.com}
}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\begin{document}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\maketitle
%
%
%
\begin{abstract}
The problem and the conclusions should be clearly stated here and understood by those working in the general area of this work.
\end{abstract}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
The first sentence of the article should be assertive and engaging.
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\section{Introduction}
%
%
%
Text of the introduction. Outline this work.
%
%
%
\subsection{Motivation}
%
%
%
Informal problem identification, opportunities \cite{maxwell1881treatise} and difficulties \cite{einstein1905elektrodynamik, bohr1948penetration}. Ground your text on solid \cite{hawking1975particle} previous work. It might be nice to include a picture (see Figure \ref{fig:ovo-estrelado}).
%
%---------------------------------------------------------------------------------
% Ambiente figure
%
% Posiciona automaticamente o conteúdo (normalmente uma figura com uma legenda) na posição mais adequada.
%
\begin{figure}
\centering
\includegraphics[width=0.5\textwidth]{imagens/ovo-estrelado.jpg}
\caption{Caption of the figure.}
\label{fig:ovo-estrelado}
\end{figure}
%
%---------------------------------------------------------------------------------
%
\subsection{State of the Art}
%
%
%
Report of the state of the art and related \cite{shannon2001mathematical} work. Make lots of references \cite{turing1952chemical}.
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\section{Development}
%
%
%
Formal development.
%
%
%
\subsection{Problem Statement}
%
%
%
Formal problem statement.
%
%
%
\subsection{Problem Resolution}
%
%
%
Formal problem resolution.
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\section{Conclusion}
%
%
%
Critical analysis and synthesis of the work. A table might help in highlighting the conclusions (see Table \ref{tab:relative-performance}).
%
%---------------------------------------------------------------------------------
% Ambiente table
%
% Posiciona automaticamente o conteúdo (normalmente uma tabela com uma legenda) na posição mais adequada.
%
\begin{table}
\centering
\caption{Caption of the table. (data source: wikipedia)}
\begin{tabular}{r|cc}
\textbf{Method} & \textbf{Best} & \textbf{Worst} \\
\hline
Quick Sort & \(n \log n\) & \(n^2\)\\
Merge Sort & \(n \log n\) & \(n \log n\)\\
\textbf{Our's Sort} & \(\log n\) & \(n\)\\
\end{tabular}
\label{tab:relative-performance}
\end{table}
%
%---------------------------------------------------------------------------------
%
\subsection{Unsolved Problems}
%
%
%
Limitations of the proposed resolution.
%
%
%
\subsection{Future Work}
%
%
%
Further development outlook.
%
%
%
\bibliographystyle{plain}
\bibliography{references}
\end{document}
Bibliografia
%% Saved with string encoding Unicode (UTF-8)
@article{hawking1975particle,
Author = {Hawking, Stephen W},
Date-Added = {2015-11-13 10:29:59 +0000},
Date-Modified = {2015-11-13 10:29:59 +0000},
Journal = {Communications in mathematical physics},
Number = {3},
Pages = {199--220},
Publisher = {Springer},
Title = {Particle creation by black holes},
Volume = {43},
Year = {1975}}
@book{bohr1948penetration,
Author = {Bohr, Niels},
Date-Added = {2015-11-13 10:29:17 +0000},
Date-Modified = {2015-11-13 10:29:17 +0000},
Publisher = {I kommission hos E. Munksgaard},
Title = {The penetration of atomic particles through matter},
Volume = {18},
Year = {1948}}
@book{maxwell1881treatise,
Author = {Maxwell, James Clerk},
Date-Added = {2015-11-13 10:28:27 +0000},
Date-Modified = {2015-11-13 10:28:27 +0000},
Publisher = {Clarendon press},
Title = {A treatise on electricity and magnetism},
Volume = {1},
Year = {1881}}
@article{einstein1905elektrodynamik,
Author = {Einstein, Albert},
Date-Added = {2015-11-13 10:27:55 +0000},
Date-Modified = {2015-11-13 10:27:55 +0000},
Journal = {Annalen der physik},
Number = {10},
Pages = {891--921},
Publisher = {Wiley Online Library},
Title = {Zur elektrodynamik bewegter k{\"o}rper},
Volume = {322},
Year = {1905}}
@article{shannon2001mathematical,
Author = {Shannon, Claude Elwood},
Date-Added = {2015-11-13 10:26:17 +0000},
Date-Modified = {2015-11-13 10:26:17 +0000},
Journal = {ACM SIGMOBILE Mobile Computing and Communications Review},
Number = {1},
Pages = {3--55},
Publisher = {ACM},
Title = {A mathematical theory of communication},
Volume = {5},
Year = {2001}}
@article{turing1952chemical,
Author = {Turing, Alan Mathison},
Date-Added = {2015-11-13 10:25:12 +0000},
Date-Modified = {2015-11-13 10:25:12 +0000},
Journal = {Philosophical Transactions of the Royal Society of London B: Biological Sciences},
Number = {641},
Pages = {37--72},
Publisher = {The Royal Society},
Title = {The chemical basis of morphogenesis},
Volume = {237},
Year = {1952}}