Bases para Exercícios
Exercício "Exame"
% !TeX program = xelatex
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Objetivos
%
% - Fazer um documento básico, para português;
% - Fazer comandos e ambientes simples;
% - Dimensionar a mancha de texto;
%
% Tarefas
%
% 1. exame com várias perguntas;
% 2. comando para a cotação de uma pergunta;
% 3. ambiente para o texto de uma pergunta;
% 4. cabeçalho que identifique
% - a disciplina
% - o departamento
% - a data
% e com o logótipo da universidade;
% 5. fazer caber numa página;
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% A classe "article" faz parte dos "tipos de documentos" base do LaTeX
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\documentclass[12pt]{article}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Internacional
%
% Definir a linguagem do documento
%
\usepackage{polyglossia}
%
% Infelizmente, as definições para português estão
% num ficheiro com um erro ortográfico (mesmo no NAO!!!) no nome. Que tormento!
%
\setmainlanguage{portuges}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Expressões Matemáticas
%
\usepackage{amsmath}
\usepackage{amssymb}
\usepackage{commath}
%
%
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Comando para fazer o cabeçalho
%
% ilustra:
% - inclusão de gráficos "externos"
% - tabelas
% - e mais alguns "truques"...
%
\newcommand{\CAB}[4]{ % quatro argumentos
%
% Fazer um cabeçalho
%
% tem quatro argumentos:
% - departamento: primeiro argumento
% - disciplina: segundo argumento
% - evento: terceiro argumento
% - data: quarto argumento
%
% e também inclui o logótipo da universidade.
%
% Organizar o cabeçalho:
% - logótipo à esquerda e texto à direita
% - usar uma tabela para posicionar o logótipo e o texto
% - incluir o logótipo a partir de uma imagem
% - separar o texto em linhas
%
\begin{tabular}{cc} % duas colunas, centradas
%
% colocar o logótipo da universidade na coluna da esquerda
%
\includegraphics[width=0.25\textwidth]{imagens/logo_principal.png}
%
% separar as colunas com "&"
%
&
%
% colocar o texto na coluna da direita
%
% fazer um "bloco" de texto com 70% da largura do texto na página
%
\begin{minipage}{0.7\textwidth}
%
% centrar as linhas no bloco de texto
%
\begin{center}
%
% Departamento
%
{\Large\bf #1}\\[1.0em]
%
% Disciplina
%
{\large #2}\\[1.0em]
%
% Evento e data
%
{\bf #3} --- {#4}
\end{center}
%
%
%
\end{minipage}
%
%
%
\end{tabular}
%
% deixar algum espaço abaixo da imagem + texto
%
\\[1.0em]
%
% desenhar uma linha separadora
%
\hrule
%
% forçar um espaço abaixo da linha, com "~", para "contar" como um parágrafo
%
~
}
%
%
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Comando para colocar a cotação de cada pergunta
%
% **TAREFA** mostrar a cotação de uma pergunta
%
% Por exemplo, com
%
% \cotacao{3,2}
%
% o resultado deve ser
%
% [Cotação 3,2 valor(es)]
%
\newcommand{\cotacao}[1]{ % um argumento: o número de valores
BLÁ-BLÁ
}
%
%
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Ambiente para conter os exercícios
%
% O ambiente "exerc" é enumerado automaticamente ...
%
\newtheorem{exerc}{**Exercício**}
%
% O resultado de
%
% blá blá
% \begin{exerc}
% Quantos planetas tem o sistema solar?
% \end{exerc}
% blá blá
%
% é
%
% blá blá
%
% **Exercício** 1. Quantos planetas tem o sistema solar?
%
% blá blá
%
% ... mas o texto "Quantos planetas tem o sistema solar?" fica em itálico.
%
% Para ficar "direito" fazemos outro ambiente:
%
\newenvironment{exercicio} % nome do novo ambiente
{\begin{exerc}\normalfont} % início: corrigir a fonte
{\end{exerc}} % fim
%
% Agora o resultado de
%
% blá blá
% \begin{exercicio}
% Quantos planetas tem o sistema solar?
% \end{exercicio}
% blá blá
%
% é
%
% blá blá
%
% **Exercício** 1. Quantos planetas tem o sistema solar?
%
% blá blá
%
% ... com o texto "Quantos planetas tem o sistema solar?" direito.
%
%
% **TAREFA** Remover os "**" que rodeiam "Exercício"
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Mancha de texto na página
%
\usepackage{geometry}
%
% **TAREFA** fazer caber numa página
%
% Alterar os valores de forma ao texto caber todo numa única página
%
\geometry{top=3cm, bottom=3cm, left=3cm, right=2cm}
%
%
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% DOCUMENTO
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
%
%
\begin{document}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% "Preâmbulo"
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Páginas sem numeração e sem cabeçalhos automáticos
%
\pagestyle{empty}
%
% Identificação do documento
%
% **TAREFA** Corrigir a informação do cabeçalho ao seu gosto
%
%
\CAB{Departamento de Informática}%
{Linguagens Formais e Autómatos}%
{Exame (normal)}%
{\today}%
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Introdução
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\begin{enumerate}
\item Resolva cada um dos exercícios propostos abaixo;
\item Repare que os exercícios são numerados \emph{automaticamente}. O que acontece se trocar a ordem dos exercícios?
\end{enumerate}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
% Exercícios
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\begin{exercicio}
Corrija a informação do cabeçalho ao seu gosto.
\end{exercicio}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\begin{exercicio}\cotacao{4}
Defina o texto que mostra a cotação de cada pergunta. Aquele ``BLÁ-BLÁ'' deve ser substituído por\ldots
\end{exercicio}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\begin{exercicio}~ % o "~" força um parágrafo. O que acontece se for retirado?
Remover os ``**'' que rodeiam ``Exercício''
\end{exercicio}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\begin{exercicio}
Porque é que os três exercícios anteriores não têm cotação?
\end{exercicio}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\begin{exercicio}
Acrescente mais perguntas a este ``exame''.
\begin{enumerate}
\item \cotacao{1,5} use o ambiente \texttt{enumerate} para acrescentar alguns exercícios com alíneas;
\item \cotacao{2} certifique-se que todos os exercícios ou alíneas têm cotações;
\end{enumerate}
\end{exercicio}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\begin{exercicio}
Use as opções do \emph{package} \texttt{geometry} para fazer caber todo o exame numa única página (\textbf{Sugestão:} Aumente a mancha de texto fazendo as quatro margens mais pequenas).
\end{exercicio}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\begin{exercicio} \cotacao{1,5}~
Porque é que o texto deste exercício não está alinhado como os outros?
\end{exercicio}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\begin{exercicio}
\cotacao{1,5} Já fez todas as tarefas anteriores? Aproveite para "bisbilhotar" os comandos que foram usados aqui e ainda não foram falados no \emph{workshop}.
Note que, no parágrafo anterior, as aspas à volta de ``bisbilhotar'' estão erradas. Como foram feitas nos outros casos?
\end{exercicio}
%
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
%
\end{document}